carreira profissional

Carreira profissional de assessoria de imprensa: 6 formas de se destacar

Aqui no blog AI, sempre abordamos assuntos para quem já faz parte da carreira profissional de assessoria de imprensa. No entanto, é sempre importante voltar alguns passos e lembrar dos comunicadores que desejam entrar no desafiador mundo do relacionamento com a imprensa e com os demais públicos.

Considerando isso, resolvemos pensar na assessoria de imprensa digital e selecionar 6 características essenciais para se destacar nessa carreira profissional e garantir bons resultados para seu cliente.

Conheça 6 coisas para se destacar na carreira profissional de assessor

Os 6 fatores que ajudam a se destacar na assessoria de imprensa digital são apenas algumas das características necessárias à profissão.

É importante lembrar que, para serem efetivas, essas habilidades precisam ser utilizadas no dia a dia de forma conjunta. Assessoria de imprensa digital significa dinamicidade, instantaneidade e jogo de cintura para enfrentar os diversos desafios que podem aparecer no meio do caminho.

1. Capacite-se

O primeiro passo para ter sucesso na carreira profissional da assessoria de imprensa é ter noção de que o meio digital está em constante mudança. A cada dia, novas estratégias e ferramentas são descobertas para potencializar os resultados para o cliente.

Portanto, nossa primeira dica é: capacite-se. Sempre. Estar atento ao que há de novidade é essencial para oferecer um ótimo serviço de assessoria de imprensa.

Para investir em capacitação, fique atento aos cursos voltados para a área da comunicação digital, aos cursos de pós-graduação e aos eventos que abordam estratégias para aprimorar sua carreira profissional.

Você vai ver que estar aberto a aprender coisas novas é um passo importante para entregar melhores resultados para os clientes, bem como vai te ajudar a criar laços com outros profissionais da comunicação.

2. Seja multitarefa

Se você deseja investir no caminho da assessoria de imprensa digital, não pense que só vai elaborar releases e se relacionar com a imprensa. Esse é um pensamento da profissão tradicional.

Hoje, para se destacar no mercado e competir com os outros profissionais da comunicação, o assessor de imprensa precisa valorizar o termo multitarefa.

Das coisas essenciais para o sucesso da profissão, confira o que é imprescindível para um bom assessor de imprensa:

  • Elaboração de releases dinâmicos;
  • Conhecimento de SEO;
  • Elaboração de conteúdo para mídias sociais;
  • Parceria com influenciadores digitais;
  • Conhecimento em marketing digital;
  • Noção de design,
  • Conhecimento de ferramentas para otimização da rotina.

Esses são apenas alguns dos requisitos para se destacar no mercado da assessoria de imprensa. Valorizá-los é essencial para entender a nova realidade da profissão.

3. Valorize a responsabilidade

O assessor de imprensa é o profissional capacitado para decidir quais estratégias são mais eficientes para o crescimento de uma empresa, para o relacionamento com a imprensa e para atingir o público de interesse.

Para que isso seja concluído, é preciso decidir quais estratégias são mais interessantes para o assessorado. No entanto, isso é uma faca de dois gumes.

Se por um lado o assessor de imprensa tem o conhecimento profissional para dizer o que é bom para o cliente, por outro precisa ter noção de que se algo der errado, é fundamental lembrar da palavra “responsabilidade”.

Quando uma crise ocorre, não adianta o assessor de imprensa fugir do problema. É preciso ser responsável e encontrar a melhor forma para contornar a tempestade.

E isso vale para qualquer coisa na profissão. Desde o relacionamento com jornalistas até as respostas que vão ser publicadas nas mídias sociais. Seja sempre responsável por seus atos, independente do retorno que eles tiverem.

4. Preze por organização

Organização é palavra-chave na carreira profissional da assessoria de imprensa. Sem ela, é possível que você perca prazos, esqueça de disparar o release e deixe estratégias importantes de lado, além de comprometer o rendimento no dia a dia.

Para evitar que a desorganização reine em sua rotina, invista no uso de ferramentas digitais. Quer exemplos? Trello, Canva, Mindmeister e IFTTT são ótimas opções.

Além dessas ferramentas, saiba que existem outras plataformas que podem te ajudar na otimização e na organização da rotina. Aqui no blog, temos um ebook sobre o assunto, é só clicar no banner para acessar o material.

5. Tenha olhar estratégico

Se você deseja investir na carreira profissional da assessoria de imprensa, saiba que um dos requisitos é ter um olhar aguçado para perceber quais as estratégias que podem ajudar o cliente, bem como o que pode ser uma boa pauta para a imprensa e quais as redes sociais são vantajosas para a empresa.

Muitas vezes, essas informações podem passar despercebidas se o profissional não tiver pensamento estratégico e se não se basear em um bom planejamento de comunicação.

Para que você não esqueça, a elaboração de um plano de assessoria de imprensa é essencial para enxergar um caminho estratégico para o cliente, que engloba fatores como timing, público de interesse, metas estipuladas, entre outras coisas.

Valorize o olhar estratégico. Ele vai ser importante para toda a sua carreira profissional, independente da área da comunicação que você escolher.

6. Comunique-se

Por fim, nossa última dica envolve algo essencial para qualquer carreira profissional: comunicação. O canal de diálogo aberto é algo que todos deveriam valorizar no dia a dia.

Seja com o cliente, com os jornalistas ou com o público externo, o assessor de imprensa precisa aprender a conversar e a ouvir a opinião de outras pessoas.

Isso é importante para crescer profissionalmente. Às vezes, ficamos cegos com as ideias que tivemos. Portanto, ouvir outras opiniões é uma forma de se destacar na assessoria de imprensa.

Aqui no blog, já postamos alguns textos sobre esse assunto tão importante para os profissionais da comunicação. Clique aqui para conferir o post “Bom atendimento ao cliente é fator essencial na assessoria de imprensa”.

Além disso, saiba que networking é uma ótima maneira de aprimorar o canal de comunicação. Eventos da área da comunicação, cursos e grupos nas redes sociais são opções para você treinar o diálogo com outros profissionais.

Nossas 6 dicas são apenas algumas das características essenciais para a realidade da profissão. Para conhecer outros detalhes e se aprofundar no assunto, faça o download do nosso ebook Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *