Bom atendimento ao cliente é fator essencial na assessoria de imprensa

Em meio a diversas estratégias para o meio digital, o atendimento ao cliente da assessoria de imprensa acaba sendo deixado de lado. Isso é algo que prejudica as táticas exploradas pelo profissional, a reputação da agência e faz com que a concorrência fique passos à frente.

Entenda por que se preocupar com atendimento ao cliente

Sabemos que a relação entre assessor de imprensa e cliente nem sempre é algo fácil, principalmente se você atende múltiplas contas. No entanto, é atitude fundamental para o sucesso de qualquer planejamento de assessoria de imprensa.

Às vezes, por causa do dia a dia corrido, deixamos de nutrir o bom relacionamento com o cliente. Isso fragiliza o laço que precisa existir entre assessor e empresa. Laços fracos limitam a conquista de resultados, prejudicando até mesmo a sua imagem profissional.

Não adianta você oferecer um serviço completo, com softwares capazes de otimizar a rotina, se existem falhas no atendimento ao cliente. Relações humanas são essenciais para a conquista de resultados positivos para uma empresa.

Portanto, entenda que é preciso trabalhar a relação assessor-cliente. Valorize o vínculo afetivo, não descarte clientes por falta de paciência e busque o equilíbrio para se relacionar com todos da melhor forma possível. Sua rotina profissional só tem a ganhar com isso.

3 formas de melhorar o atendimento ao cliente da assessoria de imprensa

Antes que você complique sua reputação profissional por causa de falhas no atendimento ao cliente em assessoria, vamos te mostrar que não é difícil cultivar bons laços.

Pensamos em você e selecionamos 3 atitudes simples para manter um bom relacionamento com o assessorado. São detalhes sutis, mas que fazem toda a diferença no processo de conquista de bons resultados com o planejamento de assessoria de imprensa.

1. Mantenha o canal de comunicação aberto

Muitos assessores de imprensa acreditam que a única pessoa que tem poder de voz na elaboração de estratégias são eles mesmos. Afinal, são os profissionais formados na área de comunicação.

Se você age assim, mude sua atitude neste momento. Por mais que você conheça as estratégias eficazes para a conquista de bons resultados, o cliente está imerso no universo da empresa.

Isso quer dizer que ele tem noção de quais são os objetivos que deseja atingir, os pontos fracos que deseja melhorar e também pode ter bons insights para ações.

Diversas vezes falamos aqui no blog sobre a importância de ouvir os consumidores nas mídias sociais ou o que a imprensa fala sobre uma marca. No entanto, mais importante do que isso é saber ouvir o cliente da assessoria de imprensa.

Isso é fundamental para manter um atendimento ao cliente proveitoso para todas as partes envolvidas. Cliente satisfeito significa planejamento de comunicação sem impedimentos também.

Aprenda a ouvir e a considerar o que o cliente tem a dizer. Quem sabe ele não tem uma visão diferente da sua sobre determinada ação que vai ser executada no mês que vem?

2. Tenha paciência

Nossa segunda dica relacionada ao atendimento ao cliente precisa ser um mantra em seu dia a dia ou na rotina da agência de assessoria de imprensa. Ter paciência é fundamental para cultivar um relacionamento satisfatório com o cliente.

Como você é um profissional da comunicação, tem conhecimento aprofundado sobre estratégias e terminologias específicas da área. Seu cliente nem sempre vai saber qual a importância dessas táticas para o crescimento da empresa.

Portanto, tenha paciência e explique de forma didática o que está sendo desenvolvido. Se quiser ajuda da tecnologia, utilize o Mindmeister para criar mapas mentais. Eles são alternativas interessantes para abordar assuntos mais técnicos para pessoas leigas no assunto.

Além disso, provavelmente seu cliente vai querer aparecer em um jornal específico. Se isso não for construtivo para os objetivos estabelecidos, tenha paciência e explique isso. Às vezes, as pessoas acham que aparecer em determinado veículo noticioso é imprescindível, mas nem sempre essa é a realidade.

3. Compartilhe os resultados

Por último, não esqueça de algo fundamental para o atendimento ao cliente: compartilhe resultados. Pode parecer uma dica simples, mas ela é fundamental para qualquer serviço de assessoria de sucesso.

Afinal, o cliente está investindo financeiramente em assessoria de imprensa. O que ele espera são os resultados de acordo com os objetivos estipulados.

Deixe o cliente sempre informado em relação ao andamento das estratégias elaboradas para a empresa dele. Dessa forma, você vai evitar falhas e vai manter um atendimento personalizado e alinhado com o assessorado.

Como sabemos que relacionamento com o cliente não é a tarefa mais fácil na assessoria de imprensa, sugerimos o download do nosso e-book 10 dicas imprescindíveis para vender serviços em assessoria de imprensa.

10 dicas imprescindíveis para vender serviços em assessoria de imprensa