Comunicação assertiva entre jornalistas e assessores: 6 boas práticas

Quando falamos do relacionamento e da comunicação assertiva entre assessores digitais e jornalistas, entramos em um cenário no qual é necessário se colocar no lugar do outro e ser cuidadoso.

Além disso, temos de prestar atenção a detalhes sutis e não ultrapassar a linha tênue do profissionalismo.

Afinal, com as redações cada vez mais enxutas, os jornalistas estão mais sobrecarregados e encontram as caixas de e-mails lotadas de releases e de sugestões de pauta que nem sempre são interessantes.

Portanto, para evitar que você cruze a linha tênue da ética na assessoria de imprensa, resolvemos elaborar um post com 6 boas práticas que vão abrir os seus olhos para o relacionamento com os jornalistas.

E isso vai te ajudar a manter uma comunicação assertiva, evitando que sua reputação como assessor digital fique desgastada dentro das redações jornalísticas.

6 boas maneiras para manter uma comunicação assertiva com jornalistas 

Para este post, selecionamos 6 boas práticas para te ajudar a ser um assessor mais assertivo no relacionamento com jornalistas.

Utilize nossas dicas como um guia de boas maneiras para manter um relacionamento harmonioso com outros profissionais de comunicação.

Além disso, não esqueça que o bom relacionamento é a base de qualquer nicho de atuação na Comunicação Social.

Assim, emplacar pautas, aprimorar a imagem de seu cliente e fazer com que o assessorado seja lembrado como opção de fonte para matérias jornalísticas são consequências da nutrição constante de laços com outros profissionais.  

1. Construa relacionamentos duradouros

A primeira dica de boas maneira para manter a comunicação assertiva com jornalistas é lembrar que relacionamento é palavra-chave na rotina da assessoria de imprensa.

Aliás, relacionamento é a base para qualquer campo profissional da Comunicação Social.

Sem a nutrição de laços com outros comunicadores, fica complicado executarmos estratégias assertivas para nossos clientes.

Portanto, é hora de você mudar a sua maneira de lidar com os jornalistas e se preocupar em nutrir bons relacionamentos.

Quantos colegas seus de faculdade, por exemplo, trabalham em redações jornalísticas? Pense nisso.

Além disso, quantos jornalistas ou assessores de imprensa você já ajudou ou indicou em sua carreira profissional?

Estamos falando isso porque comunicadores precisam se enxergar menos como concorrência e mais como base para estruturar parcerias.

Ajudar um colega de profissão e indicar outros bons assessores não é gerar concorrência, e sim admiração.

2. Elabore releases completos e relevantes

O segundo passo que vai te ajudar a manter uma comunicação assertiva com os jornalistas está inserido na hora da elaboração de releases ou de sugestões de pauta.

Nesse momento, é importante entender que, como as redações estão enxutas, é fundamental elaborar conteúdos completos, objetivos, interessantes e que estejam estruturados de forma organizada.

Essa é uma ótima maneira de manter uma relação harmoniosa com outros profissionais da comunicação e de aprimorar suas habilidades como assessor de imprensa.

Afinal, com estratégia e olhar aguçado, perceber o que pode ser release ou não se torna uma tarefa mais tranquila.

Além disso, é importante pensar em estrutura jornalística. Ela vai ser essencial para destacar seu release em meio a tantos outros textos.

Para te ajudar nesse passo, não deixe de fazer o download do nosso e-book Como emplacar releases com mais facilidade. É só clicar aqui.

3. Use as mídias sociais a seu favor

O terceiro ponto deste post está relacionado ao bom relacionamento com jornalistas nas redes sociais.

Afinal, se nutrir laços com outros profissionais é importante, precisamos pensar em formas de concretizar isso.

Na assessoria de imprensa tradicional, tínhamos apenas os laços que conquistamos a partir do meio offline.

Hoje, com o uso massivo das mídias sociais, as coisas se tornaram mais dinâmicas, flexíveis e instantâneas.

Grupos no Facebook, Twitter, fóruns e blogs são ótimos canais para encontrar jornalistas que estão à procura de pauta.

Além disso, nesses canais é possível encontrar assessores que estão à procura de jornalistas que pautam determinado assunto ou segmento.

Em outras palavras, os canais digitais permitiram aos assessores e aos jornalistas mais oportunidades para divulgar o próprio trabalho e para enriquecer o debate sobre determinada temática.

Além disso, participar de grupos nas redes sociais permite que você analise quais assuntos determinados profissionais pautam.

Dessa forma, fica mais fácil saber para quem disparar um release, por exemplo. E isso aprimora, e muito, a comunicação assertiva com os jornalistas.

4. Fique atento ao timing

Para manter a comunicação assertiva e estratégica com os jornalistas, há um ponto vital que você precisa prestar atenção: o timing.

Por timing, queremos que você entenda o seguinte:

    • Se o seu release estiver relacionado a algum evento pontual, não envie com muito tempo de antecedência.
    • No entanto, não deixe para enviar muito em cima da hora, pois os jornalistas têm diversas pautas para cobrir.
      • Além disso, entenda que as pautas jornalísticas podem cair por causa de fatos que aconteceram de forma inesperada.
    • Por último, mas não menos importante, fique de olho no horário de fechamento da edição ou de escolha das pautas do dia. Leve esse ponto como mantra.

Compreenda que todos esses lembretes vão te ajudar a manter a harmonia no relacionamento com jornalistas.

Além disso, esse cuidado com o timing vai evitar que você seja conhecido como “o assessor inconveniente e que dispara releases em cima da hora” dentro das redações.

5. Personalize os e-mails

O quinto passo para manter uma relação mais harmoniosa com jornalistas é lembrar de personalização e segmentação de e-mails.

Por que fazer isso? Bem, pelo simples motivo de que é possível perceber que você disparou um e-mail para uma lista grande de jornalistas.

E isso é pode prejudicar seu trabalho e diminuir as chances de seu release alcançar os profissionais mais assertivos e estratégicos para seu cliente.

Quando for enviar um e-mail, personalize o conteúdo para mostrar que você se preocupou com esse detalhe.

Essa é uma maneira de deixar claro que você sabe para qual profissional está disparando o release ou a sugestão de pauta.

Outro ponto que precisamos ressaltar para que você mantenha a comunicação assertiva no seu dia a dia é sobre segmentação.

Será que um mailing grande é mais efetivo do que uma lista com profissionais escolhidos de forma estratégica?

Entenda que, em muitos casos, um mailing construído de forma segmentada é mais eficaz e assertivo do que uma lista com incontáveis e-mails de jornalistas.

Afinal, não adianta você disparar uma sugestão de pauta de um determinado assunto para um profissional que não cobre essa temática.

Isso significa desperdiçar uma chance de melhorar a saúde do negócio do cliente.

Portanto, seja estratégico e dispare suas sugestões de pauta apenas para os profissionais que vão ter interesse pelo assunto. As chances de seu release emplacar aumentam de forma significativa.

Aliás, a gente tem um e-book sobre esse assunto. Clique aqui para fazer o download.

6. Faça follow-up com moderação

O último passo do nosso guia de boas maneiras para manter um bom relacionamento entre assessores de imprensa e jornalistas tem relação com um ponto cheio de controvérsias: o follow-up.

Essa ferramenta funciona como uma forma de obter feedback dos jornalistas em relação ao release que foi disparado.

O problema é que muitos assessores extrapolam e ultrapassam a linha tênue entre demanda profissional e insistência desnecessária.

É por isso que colocamos o follow-up neste post sobre boas maneiras para lidar com jornalistas no contexto da assessoria de imprensa.

Seja ponderado, observe o horário de fechamento das redações e evite ligar diversas vezes para os jornalistas, a fim de não ficar conhecido como o “assessor inconveniente”.

Além disso, não esqueça das boas maneiras de um bom follow: tenha empatia, saiba ouvir, apresente-se, contextualize a pauta e aproveite o momento para ir além do texto que você já disparou para o jornalista.

Por fim, para melhorar o relacionamento com jornalistas, faça o download do nosso e-book 5 dicas para emplacar releases com mais facilidade.