ferramentas de monitoramento

Por que valorizamos ferramentas de monitoramento (e você também deveria)

As ferramentas de monitoramento são plataformas que otimizam a rotina de profissionais de diversas áreas. Agências de comunicação, órgãos governamentais, startups e grandes corporações se beneficiam dessas interfaces.

No entanto, por mais que essas ferramentas sejam grandes aliadas das empresas, muitos profissionais ainda ficam em cima do muro quando falamos sobre elas. E é por isso que decidimos criar este post.

Existem bons motivos que fazem as ferramentas de monitoramento de notícias e de redes sociais serem tão importantes na rotina da assessoria de imprensa.

E são esses motivos que queremos compartilhar com você.

5 motivos para valorizar as ferramentas de monitoramento

Otimização é algo bom e (quase) todo mundo gosta, certo? E é por isso que precisamos falar sobre as ferramentas de monitoramento, alternativas que são um respiro na vida de muitos profissionais.

Aqui no blog AI, a gente convive com ferramenta de monitoramento diariamente. Afinal, somos uma iniciativa da Knewin, uma empresa com soluções que otimizam o clipping de notícias e as redes sociais.

Então, a gente entende a real importância dessas plataformas na rotina de empresas de variados segmentos.

E foi pensando nisso que decidimos selecionar os 5 melhores motivos para valorizar a tecnologia em sua rotina de assessoria de imprensa.

Então, continue com a gente e entenda por que falamos tanto sobre plataforma para clipping e para monitoramento de redes sociais aqui no blog!

1. Menos esforço manual

Trabalho manual demora. É cansativo. É desgastante. E é passivo de erros.

Se você já precisou fazer clipping manual ou monitorar comentários nas redes sociais dessa forma, sabe disso, não é mesmo?

Afinal, uma demanda que precisa ser executada manualmente exige que os profissionais parem tudo o que estão fazendo e foquem somente em uma determinada atividade.

E isso acaba prejudicando outras tarefas que temos para cumprir em nossa rotina profissional.

Em um cenário de crise, por exemplo, isso se torna uma bola de neve.

Afinal, temos que colocar muitas coisas em nosso radar: notícias negativas, consumidores insatisfeitos, compartilhamentos de publicações, entre outras coisas. Fazer isso manualmente é desgastante. Não se iluda.

Então, é nesse cenário de tempo precioso perdido em atividades manuais que surgem as ferramentas de monitoramento, o nosso respiro na rotina profissional.

As plataformas fazem com que todo o trabalho manual seja automatizado. E isso evita que você perca tempo com algo que não precisa ser complicado, desgastante e cheio de furos.

Entendeu por que falamos tanto sobre ferramenta de clipping aqui no blog?

2. Mais tempo para ser estratégico

O segundo motivo para valorizar as ferramentas de monitoramento (de clipping de notícias e de redes sociais) tem tudo a ver com não perder tempo com tarefas manuais.

Se você não precisa executar o clipping de notícias ou o monitoramento de redes sociais de forma manual, supostamente tem mais tempo para ser estratégico.

E ser estratégico na assessoria digital é um dos requisitos para a conquista de resultados.

Ou seja, você deixa a ferramenta automatizar as buscas e consegue ser mais analítico e estratégico com a marca de seu cliente.

Em outras palavras, menos tempo fazendo clipping e mais tempo para entender o impacto das notícias na imagem do cliente.

Menos tempo monitorando redes sociais e mais tempo construindo estratégias para melhorar o engajamento entre marca e cliente.

Menos tempo se desesperando em crises de imagem, para monitorar notícias, e mais tempo para colocar um plano de contingência em ação.

3. Diminuição de custos

O terceiro motivo que faz as ferramentas de monitoramento serem estratégicas para agências de comunicação é a diminuição de custos.

Como assim, blog AI? Ferramenta de monitoramento é paga. Então, como ela diminui os custos das agências de comunicação?

Respire fundo. Você vai compreender essa ideia.

Um dos argumentos para ficar em cima do muro em relação à ferramenta de clipping, por exemplo, é que os profissionais podem fazer monitoramento de notícias com o Google. E o Google é gratuito.

Por ser gratuito, muitos profissionais acreditam que isso diminui custos. Mas não é bem assim. E a gente tem um post explicando isso.

No Google, por exemplo, você precisa selecionar os conteúdos de forma manual para fazer relatórios. Além disso, você nem sempre tem acesso a todos os conteúdos jornalísticos relevantes para seu cliente.

Afinal, não esqueça que precisamos monitorar matérias impressas, radiofônicas e televisivas também. Os conteúdos digitais não são os únicos importantes.

Além disso, muitas agências assinam revistas e jornais e esperam o envio de PDF pelos jornalistas.

Coloque tudo isso na ponta do lápis, inclusive os furos que você teve nos últimos meses no clipping de seu cliente.

Ao usar uma ferramenta de clipping, você vai ter todos os conteúdos jornalísticos em uma única plataforma.

Além disso, os relatórios são construídos de forma automatizada, com dados importantes para o seu trabalho, como audiência e centimetragem.

Isso sem falar na equipe de suporte que sempre está disponível para te ajudar a solucionar problemas e dúvidas.

Então, aqui fica a nossa reflexão: será que as ferramentas de monitoramento são tão caras assim? Pense sobre isso.

4. Resultados mais precisos

Motivo 4 para valorizar ferramentas de monitoramento: precisão nos resultados.

Afinal, profissionais de comunicação sabem o quanto é importante evitar furos no relatório de clipping e na análise das redes sociais dos clientes.

Um simples detalhe que passa despercebido faz toda a diferença nos resultados que apresentamos para os clientes.

E cliente quer ver resultado. Você sabe disso.

Além disso, com o meio digital, vivemos a era da abundância de informações. São muitos conteúdos para monitorar e para analisar em pouco tempo.

Se não contarmos com a ajuda de uma ferramenta de clipping e uma plataforma para redes sociais, o processo fica complicado e cheio de furos.

Quanto mais nos preocuparmos com a precisão dos nossos resultados profissionais, mais vamos conseguir dar passos estratégicos para nossos clientes.

Então, se você ainda não pensava na assertividade dos resultados que você mostra aos clientes, é hora de ligar o alerta vermelho.

Você vai ver que o retorno das suas estratégias de assessoria vai ser impulsionado com o uso de ferramentas de monitoramento de clipping e de redes sociais.

5. Valorização do seu trabalho

Último ponto sobre plataforma de monitoramento: valorização do seu trabalho como assessor de imprensa. Interessante, não?

E essa valorização não é à toa. Afinal, a ferramenta te proporciona os seguintes pontos:

  • Precisão no monitoramento de notícias.
  • Prontidão no monitoramento de redes sociais.
  • Identificação de conteúdos negativos.
  • Automação de relatórios de clipping e de redes sociais.
  • Identificação de matérias relevantes para seu cliente.
  • Compreensão do cenário de atuação da marca, incluindo a concorrência.
  • Facilidade na tomada de decisões empresariais.
  • Olhar analítico sobre a marca do cliente.

Ou seja, você consegue ser um profissional mais completo e mais estratégico ao lançar mão do uso de ferramentas para clipping de notícias e para monitoramento de redes sociais.

Dessa forma, a comunicação com o seu cliente fica mais fluida, mais completa e com menos ruídos.

Com isso, o assessorado começa a enxergar a real importância do trabalho da assessoria de imprensa para a melhora da reputação da marca.

E isso significa pontos positivos para a sua rotina profissional.

Ferramentas de monitoramento que você deveria conhecer

Esperamos que você tenha compreendido por que nós, do blog AI e da Knewin, valorizamos as ferramentas de monitoramento.

Afinal, elas instrumentos que trazem sucesso para empresas de diversos segmentos.

Agora que você entende isso, é hora de conhecer 2 plataformas de monitoramento que vão impulsionar os seus resultados de assessoria de imprensa.

Knewin News

O Knewin News é uma ferramenta completa para monitoramento de notícias. Essa plataforma proporciona liberdade e autonomia para assessorias de imprensa.

Em resumo, ela entrega mais de 1 milhão de fontes noticiosas e em diversos tipos de formatos. Com a plataforma da Knewin, você consegue monitorar notícias impressas, televisivas, digitais e radiofônicas em apenas um só local.

Além disso, a plataforma permite que você utilize filtros para configurar as buscas de forma personalizada para seus clientes.

E essas buscas se tornam automatizadas, para facilitar a sua rotina profissional.

Na mesma linha dessa otimização, o Knewin News ainda proporciona o envio de relatórios e de newsletters inteligentes diretamente em seu e-mail. Esses documentos contêm informações analíticas relevantes sobre o clipping de seu cliente.

A plataforma ainda conta com informações na nuvem, garantindo liberdade para fazer clipping onde e quando você quiser.

Se você quiser conhecer o Knewin News, é só clicar aqui para solicitar um TESTE GRATUITO em nossa ferramenta digital.

Knewin Social

O Knewin Social é uma ferramenta para monitoramento de redes sociais. Esse tipo de plataforma é essencial no cenário em que estar presente nos canais sociais é fator fundamental para as empresas.

Afinal, saber o que as pessoas falam sobre as marcas é um dos critérios para dar passos mais precisos no mundo corporativo. E o Knewin Social garante esse olhar estratégico para você.

A ferramenta oferece automação do monitoramento de diversos canais sociais, além da categorização de sentimento das menções feitas ao seu cliente.

Para completar, você ainda consegue extrair informações preciosas dos canais sociais de forma fácil e rápida.

E isso pode ser visualizado em relatórios automatizados sobre impacto da marca, geolocalização e repercussão das menções.

Se você ficou com vontade de conhecer o Knewin Social, é só clicar aqui e solicitar um teste gratuito em nossa ferramenta.

Por fim, esperamos que nosso post tenha te ajudado a entender por que falamos tanto sobre a importância das ferramentas de monitoramento na rotina das agências de comunicação.

Quem sabe não é isso que faltava para alavancar seus resultados profissionais, não é mesmo? Conta pra gente (aqui nos comentários) qual é a sua opinião sobre ferramenta de monitoramento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *