sistema de clipagem

Conheça as facilidades de um sistema de clipagem

Um sistema de clipagem tem o objetivo de otimizar a tarefa de monitorar notícias. Então, se o clipping é um problema em sua rotina profissional, talvez seja a hora de considerar o investimento em uma plataforma desse tipo.

Esse tipo de ferramenta otimiza a rotina das agências de comunicação e ainda garante um olhar mais estratégico e mais competitivo para as empresas na era digital.

Mas se você está na dúvida se investe em um sistema de clipagem ou se continua com uma alternativa gratuita, este post vai te ajudar!

Para que serve um sistema de clipagem na era digital?

Quem trabalha em agência de comunicação ou de assessoria sabe que, hoje, a quantidade de informações que temos para monitorar é abundante.

E cada informação que perdemos no clipping de notícias significa prejuízo financeiro para empresas e abalos na reputação das marcas.

Ou seja, não podemos nos dar ao luxo de clipar notícias de forma manual. Afinal, pense em quantas fontes noticiosas você precisa ficar de olho no dia a dia.

Faça uma contagem mental com a gente: são jornais impressos, televisivos, radiofônicos, artigos em blogs, vídeos e centenas de matérias em portais de notícia.

Em resumo, não há como monitorar tudo isso de forma manual.

Se para clipar notícias manualmente para um cliente já é uma tarefa difícil, imagine para agências que atendem a múltiplos clientes e para empresas de grande porte.

E é nesse cenário de gargalo no monitoramento de mídias que surge o sistema de clipagem.

Essas plataformas surgiram para facilitar a rotina de quem precisa fazer clipping.

O sistema de clipagem tem o objetivo de unir tudo o que menciona seu cliente, desde os conteúdos mais aprofundados às simples citações, em um só local.

Dessa forma, sua rotina profissional se torna muito mais estratégica e mais alinhada à instantaneidade da era digital.

Um clipping automatizado e de qualidade permite não só que você capture as matérias que mencionam seu cliente, mas proporciona prevenção e gestão de crise de imagem com efetividade.

A gente tem e-book sobre isso, sabia? Clique aqui para fazer o download!

No entanto, temos noção de que sistema de clipagem envolve investimento financeiro. E é aqui que as pessoas começam a ficar em cima do muro.

Então, resolvemos trazer, neste post, 4 benefícios de uma plataforma para monitoramento de notícias para rotinas de comunicação!

4 vantagens de um sistema de clipagem para a comunicação digital

Se você detectou a necessidade de investir em ferramenta de clipping para otimizar a sua rotina profissional, mas está em dúvida, nossas dicas vão facilitar a sua tomada de decisão.

Selecionamos 4 benefícios de um sistema de clipagem para quem precisa monitorar notícias com agilidade no dia a dia.

 

1. Abrangência de fontes noticiosas

O primeiro diferencial de uma ferramenta de clipping de notícias é a abrangência de fontes jornalísticas.

Para muitos profissionais, clipping ainda é sinônimo de envio de PDF pelos jornalistas e de monitoramento de conteúdos no Google (ou com o auxílio do Google Alertas).

O problema disso é que, em muitos casos, você tem a necessidade de monitorar diversas fontes noticiosas ao mesmo tempo.

Afinal, matérias de Tv são importantes, mas uma notícia radiofônica ou de um portal digital também é relevante.

E esperar pelo PDF ou monitorar de forma manual significa ter de perder tempo para unificar todo o clipping de seu cliente.

O sistema de clipagem permite que você tenha todos os tipos de mídia agrupados em um só local. E isso significa estar passos à frente dos concorrentes de seu cliente e de outras agências de comunicação.

Uma ferramenta de clipping como o Knewin News proporciona uma busca com resultados completos para facilitar o seu trabalho com comunicação.

Em outras palavras, a plataforma entrega mídias impressas, digitais, televisivas e radiofônicas em um só local. Isso otimiza o seu dia a dia e evita furos!

 

2. Filtros de pesquisa

Para o nosso segundo tópico, entenda uma coisa: clipping não precisa ser complicado.

Ou seja, você não precisa ficar “quebrando a cabeça” para monitorar notícias para seus clientes.

Você não precisa ficar com 20 abas abertas no navegador para pesquisar um tipo de mídia jornalística em cada aba.

Tudo pode ser simplificado. E é isso que o sistema de clipagem faz por você.

A partir de um sistema organizado por filtros, você consegue decidir que tipo de fonte noticiosa deseja monitorar.

Vamos exemplificar melhor:

Quer monitorar apenas veículos do estado do Rio Grande do Sul? É possível?

Quer monitorar matérias de um jornalista específico? É possível?

Quer ficar de olho em um jornal sobre economia que é importante para seu cliente? Também é possível.

Quer monitorar apenas matérias em inglês? O sistema de clipagem também permite isso.

Ou seja, dinamicidade e otimização na medida certa para sua rotina.

3. Criação de relatórios com dados analíticos

O clipping, para ser valioso, não pode ser apenas um compilado de matérias jornalísticas.

Para que ele seja fonte de informação relevante para seu cliente, é imprescindível que você crie relatórios e lance mão de métricas qualitativas e quantitativas.

Métricas como centimetragem, análise de sentimento e audiência permitem que o seu cliente de comunicação consiga enxergar o real valor do trabalho da assessoria de imprensa.

No entanto, a gente sabe que comunicadores sociais têm medo de dados e são muito atarefados.

Isso significa que muitos profissionais, inclusive você, vão fugir ao máximo da criação de relatórios, principalmente se tiverem de executar a tarefa manualmente.

E é aqui que surge outro benefício do sistema de clipagem.

A ferramenta automatiza o processo de criação de relatórios relacionados ao clipping de seus clientes. Ou seja, menos tempo criando relatório e mais tempo aproveitando as informações de forma estratégica.

Ponto para sua rotina.

 

4. Envio de Smart-Newsletter e de Smart-Report

Na mesma linha de pensamento da criação de relatórios, a ferramenta de clipping Knewin News, por exemplo, oferece 2 outros documentos essenciais para conseguirmos comprovar o valor do trabalho de comunicação.

A Smart-Newsletter e o Smart-Report funcionam como uma dupla de funcionalidades imprescindíveis para construirmos uma base sólida na assessoria de imprensa.

A Smart-Newsletter nada mais é do que um documento enviado diariamente com dados analíticos sobre o clipping de seu cliente.

Ou seja, você recebe diretamente em seu e-mail uma news com informações detalhadas sobre as notícias mais novas que mencionam a marca assessorada. Isso com dados como centimetragem e audiência, por exemplo.

Por sua vez, o Smart-Report nada mais é do que um relatório inteligente. Esse documento é uma ótima forma de traçar um termômetro sobre o seu trabalho com comunicação. Afinal, contém dados analíticos sobre o clipping de um determinado período.

O Smart-Report é construído automaticamente a partir do período que você estipula dentro da plataforma. Por exemplo, quer um relatório de clipping dos últimos 30 dias? A plataforma cria para você.

Além desses benefícios, um sistema de clipagem também se destaca pelo armazenamento de dados na nuvem e pela equipe de suporte, que sempre vai estar disponível para te ajudar a construir buscas noticiosas realmente efetivas.

E aí, ficou com vontade de conhecer uma ferramenta de clipping? Então, temos uma sugestão. Por que você não solicita um teste GRATUITO em nossa plataforma completa para monitoramento de notícias Knewin News? É só clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *