Como manter clientes de assessoria de imprensa?

Manter clientes de assessoria de imprensa pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, por mais que o serviço de comunicação seja visto como algo importante, ele ainda não é encarado como aspecto essencial dentro de empresas.

É comum que assessorados questionem o trabalho da comunicação e, inclusive, considerem o cancelamento ou a não renovação do contrato, por exemplo. Você já deve ter passado por isso, certo?

Por isso, decidimos criar um post para te ajudar a manter clientes de assessoria de imprensa, a cativá-los e a mostrar que o trabalho de comunicação é, sim, essencial.

6 dicas para manter clientes de assessoria de imprensa

Para este post, selecionamos 6 dicas para te ajudar a melhorar o relacionamento com seus clientes.

Espero que nossas dicam sejam úteis para você!

1. Entenda que cada cliente é único

Pode parecer bobo, mas não é. Entender que cada assessorado é único é um aspecto que faz toda a diferença na hora de manter clientes de assessoria de imprensa felizes e empolgados com o trabalho de comunicação.

O olhar personalizado faz com que todos os clientes sejam analisados de forma cuidadosa.

Além disso, entender que cada cliente é único evita que você dê mais atenção às empresas grandes, deixando as pequenas organizações de lado, por exemplo.

Afinal, cada empresa tem suas peculiaridades. E se o cliente contratou o seu serviço é por que ele acredita no seu trabalho e enxerga a importância da assessoria de imprensa.

Então, não desperdice o bom relacionamento com os seus clientes.

Além de tudo isso, lembre-se que o relacionamento com cada cliente precisa ser claro, fluido e ágil.

Isso vai te ajudar a encontrar pautas que possam interessar repórteres e, até mesmo, a descartar aqueles assuntos que não vão trazer resultados relevantes ao cliente.

2. Tenha um bom relacionamento com jornalistas

Nutrir um bom relacionamento com jornalistas é outro aspecto importante para manter clientes de assessoria de imprensa.

Afinal, isso vai impactar nos resultados do seu planejamento de comunicação.

O bom relacionamento com jornalistas facilita o disparo de pautas para a imprensa, por exemplo. Além disso, aumenta as chances do seu cliente ser lembrado como fonte para entrevistas, por exemplo.

Então, lembre-se de nutrir uma relação harmoniosa com os profissionais de comunicação.

Em outras palavras, seja cordial, empático e paciente. Sempre se coloque no lugar do outro na hora de fazer follow-up, por exemplo, e entenda que as redações estão cada vez mais enxutas.

Por isso, sempre facilite a vida do jornalista. Você vai ver que isso faz toda a diferença nos seus resultados de assessoria de imprensa.

3. Esteja preparado para lidar com crises

Terceira dica para manter clientes de assessoria de imprensa: esteja preparado para lidar com crises de forma habilidosa.

Afinal, em muitas situações, é comum que os clientes realmente enxerguem o valor da assessoria de imprensa quando enfrentam crises.

E isso não é para menos, certo? Uma crise de imagem pode colocar a reputação da empresa por água abaixo.

Então, a nossa dica para te ajudar a conquistar clientes felizes é contar com a ajuda de um planejamento para crises de imagem.

Nesse planejamento, você esquematiza ações para conter a crise e para lidar, de forma efetiva, com públicos e com a imprensa. E isso ajuda a proteger a reputação da empresa nesses momentos delicados.

Para te ajudar, saiba que temos um e-book sobre planejamento para crises de imagem. O material conta com 8 passos para você manter clientes de assessoria de imprensa calmos nesses momentos de turbulência.

4. Conte com a ajuda de um bom planejamento de assessoria

Quarto lembrete para manter clientes de assessoria de imprensa: construa um planejamento de comunicação personalizado para cada empresa, com objetivos bem definidos para cada caso.

Isso vai te dar uma base para construir ações que sejam realmente assertivas para a imagem e para a reputação da empresa assessorada.

Afinal, cada caso é um caso. E não podemos replicar as ações de um cliente de tecnologia para um cliente de nicho alimentício, por exemplo.

Tudo precisa ser elaborado com olhar cuidadoso, analisando forças e fraquezas da empresa e criando ações que realmente tragam resultado e engajamento para a marca.

Por isso, sempre reserve um tempo para entender a marca de seu cliente de forma individual e para pensar em ações de comunicação alinhadas com os objetivos de cada assessorado.

5. Valorize o aprendizado contínuo

Quer manter clientes de assessoria de imprensa sempre perto de você? Então, esteja disposto a aprender de forma contínua.

Afinal, a assessoria de imprensa é um nicho que passou por muitas transformações com as mudanças do meio digital.

E isso permitiu que pudéssemos ter um olhar mais analítico e mais estratégico para divulgar a imagem das marcas.

No entanto, para conquistar clientes realmente satisfeitos com o nosso serviço de comunicação, precisamos entender que não somos os detentores do conhecimento.

Sempre é possível aprender algo novo.

Então, leia muito sobre assessoria e comunicação digital. Além disso, faça cursos.

Cursos online e presenciais. Pós-graduações. Cursos de férias. Palestras. Eventos. Congressos. Webinários. Podcasts. E-books (como os que temos aqui no blog).

Tudo isso é fonte de conhecimento.

E conhecimento é essencial na hora de prospectar novos clientes e de manter os atuais assessorados felizes.

Afinal, quando aprimoramos o nosso conhecimento, podemos oferecer um serviço de comunicação mais completo e muito mais efetivo.

6. Apresente resultados com periodicidade

Nossa última dica para manter clientes de assessoria de imprensa tem a ver com mensuração de resultados.

Clientes querem resultados. Compreenda essa informação de uma vez por todas.

Afinal, no fim do dia, o cliente quer saber quantas vezes a imprensa mencionou a marca dele, como o público percebe a empresa e se o trabalho de comunicação impactou em vendas, por exemplo.

No entanto, você só vai poder mostrar essas informações para seus clientes se medir resultados e criar relatórios.

Sem mensuração de resultados, você não consegue mostrar por A + B que a assessoria de imprensa é essencial para a melhora na reputação das marcas.

Então, perca o medo de relatórios e conquiste clientes mais satisfeitos com o seu trabalho. Se quiser uma ajuda, temos um e-book sobre isso. É só clicar aqui para acessá-lo.

Por fim, se você quiser manter clientes de assessoria de imprensa sempre felizes com o serviço de comunicação, não deixe de fazer o download do nosso e-book com 7 formas de melhorar o relacionamento com o assessorado. É só clicar no banner aqui embaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *