Matriz swot: estratégia fundamental para assessores de imprensa

Estratégia importante para o crescimento das empresas, a matriz SWOT deveria ser mais explorada pela assessoria de imprensa. Muitas vezes, ela é deixada de lado, prejudicando a execução do planejamento de comunicação.

Para isso não acontecer em sua rotina, resolvemos elaborar este artigo para te mostrar que vale muito a pena investir na análise SWOT.

Matriz swot garante olhar estratégico para a assessoria de imprensa

Se você não tem o costume de inserir a análise SWOT em sua rotina de assessoria de imprensa, saiba que a saúde da empresa do cliente pode estar em risco. É hora de ligar o sinal de alerta.

Essa simples (e poderosa) análise proporciona um olhar muito estratégico ao assessor de imprensa. Com ela, o profissional vai conseguir saber quais os pontos devem ser priorizados na elaboração do plano de comunicação.

Para você ter noção, a análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças permite que existam percepções internas e externas sobre a empresa. Isso evita crises e proporciona crescimento do negócio.

Como queremos simplificar sua vida, separamos as vantagens  de inserir a matriz SWOT em sua rotina profissional. Confira:

  • ajuda na elaboração do planejamento de assessoria de imprensa;
  • permite entendimento sobre a situação da empresa no mercado;
  • facilita o processo de decisão sobre estratégias;
  • proporciona um novo olhar sobre soluções para problemas;
  • ajuda na identificação de oportunidades,
  • proporciona organização na rotina.

Depois de entender a importância de incorporar a matriz SWOT à sua rotina, é hora de fazer um questionamento. Você sabe como estruturar essa estratégia de forma poderosa?

Aprenda a estruturar a matriz swot na assessoria de imprensa

Se você não sabe como fazer a análise SWOT, mantenha a calma. Pensamos em você e separamos as 4 etapas essenciais dessa tática, dividindo em ambientes interno e externo.

1. Ambiente interno

Dentro da estruturação da matriz SWOT, temos duas categorias no ambiente interno: Forças e Fraquezas da empresa.

As “Forças” se referem às vantagens que a empresa tem. Podemos destacar as atividades desempenhadas pelo negócio, o relacionamento com o público e as características de vantagem competitiva.

Sente com o cliente e questione: “o que sua empresa faz bem?”. A resposta para essa categoria está nesta pergunta. Além disso, leve em conta o fator relacionamento entre a equipe. Isso é fundamental para o crescimento do negócio.

Na outra ponta do ambiente interno, temos as “Fraquezas”. É aqui que o cliente precisa ser honesto para identificar possíveis problemas. Explique que esses empecilhos podem limitar a conquista de resultados.

Preocupe-se com aspectos relacionados ao relacionamento entre equipe, por exemplo. Outro fator que o assessor de imprensa deve prestar atenção é em relação à tecnologia utilizada pela empresa. Ela é capaz de ajudar na competição com a concorrência? Se a resposta for negativa, ligue o alerta.

2. Ambiente externo

No ambiente externo, temos mais duas características da matriz SWOT: Oportunidades e Ameaças.

Em “Oportunidades”, o assessor precisa sentar com o cliente e discutir sobre fatores que são desejos da gestão, mas estão fora do controle da empresa.

Entender que não há controle sobre esses fatores é fundamental para fazer a análise SWOT. Pode ser uma mudança no mercado nacional ou internacional. Pode ser uma tendência nova no nicho da empresa. Pode até mesmo ser uma inovação tecnológica.

As oportunidades estão relacionadas a um bom timing. O assessor de imprensa e o cliente precisam ter um olhar perspicaz para perceber como está o clima do nicho de mercado.

Também encontramos a categoria “Ameaças” no ambiente externo. Ela é fundamental para a assessoria de imprensa. Afinal, é a característica que pode afetar a reputação da empresa, causando crises de imagem.

Nesta categoria, encontramos tanto as ações da concorrência como o que a empresa vem executando. O que importa é entender onde está a falha. Ao fazer isso, você evita que possíveis deslizes de imagem aconteçam.

A análise SWOT é apenas uma das etapas do planejamento estratégico. Para se aprofundar nessa tática fundamental da comunicação, faça o download do nosso e-book Planejamento de assessoria de imprensa: 8 passos para uma estratégia imbatível.

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