gestão de mídias sociais

6 dicas para assessores criarem anúncios na gestão de mídias sociais

Gestão de mídias sociais é algo que faz parte da atual realidade do assessor de imprensa. Essa tarefa não é um “bicho de sete cabeças” e proporciona novas oportunidades para o cliente.

Uma das estratégias nas mídias sociais é a criação e a divulgação de anúncios nos canais digitais. Aprender a executar essa tática é um diferencial na rotina profissional.

Antes de continuar a leitura deste post, saiba que organizamos todas as dicas presentes neste artigo em formato de infográfico. Faça o download do material 6 dicas para assessores criarem anúncios no Facebook.

Investir em anúncios na gestão de mídias sociais traz resultados para as empresas

A era digital modificou muito a forma como a assessoria de imprensa lida com o negócio do cliente. Hoje, releases não são mais a única fonte de divulgação de uma empresa. Aliás, essa estratégia, sozinha, acaba limitando a conquista de resultados.

O constante uso de redes como Facebook possibilitou um olhar mais abrangente e estratégico para os profissionais. A gestão de mídias sociais proporciona a criação de conteúdos de qualidade e um alcance muito mais poderoso para as empresas.

Além disso, a gestão de mídias sociais trouxe outro aspecto importante para a assessoria de imprensa: a possibilidade de criação e divulgação de anúncios no meio digital.

Os anúncios nas mídias sociais são capazes de potencializar a conquista de resultados por motivos simples: o custo é relativamente baixo, o alcance é muito maior do que formatos tradicionais e é possível segmentar de forma estratégica.

Então, se você ainda reluta em criar anúncios nas mídias sociais para seu cliente, mude de ideia. Essa estratégia só vai trazer coisas boas para sua rotina em assessoria de imprensa (se executada de forma estratégica).

6 dicas para criar anúncios na gestão de mídias sociais

Se o seu problema em criar anúncios nas mídias sociais é porque não sabe como deixar essa tarefa estratégica, saiba que pensamos em você.

Na gestão de mídias sociais, anúncios não são um “bicho de sete cabeças”. Apenas é preciso manter o olhar aguçado para enxergar detalhes importantes para uma campanha de sucesso.

Selecionamos 6 dicas para potencializar a criação de campanhas nas mídias sociais. Elas vão facilitar a rotina da assessoria de imprensa e garantir um cliente satisfeito.

1. Especifique objetivos

O primeiro passo para criar uma campanha de sucesso na gestão de mídias sociais do cliente é estabelecer objetivos. O que a empresa deseja ao investir financeiramente nesta estratégia?

É fundamental ter isso em mente para que o anúncio criado entregue os resultados mais completos. Além disso, traçar objetivos é importante para o último passo do desenvolvimento das campanhas: a mensuração de resultados.

Portanto, não esqueça que os objetivos devem ser mensuráveis. Mantenha os pés no chão para conseguir executar a estratégia com sucesso.

2. Estabeleça o orçamento

Quando falamos em criação de campanhas nas mídias sociais, abordamos um ponto delicado para muitas empresas: investimento financeiro.

Pequenas empresas ou startups, por exemplo, nem sempre podem reservar uma grande quantia de dinheiro para investir em anúncios de mídias sociais.

Por isso, é importante, antes de criar a campanha, conversar com seu cliente e verificar qual a verba disponível para os anúncios.

Isso vai ser essencial para você calcular o tempo que a campanha vai ficar no ar. Por mais que anúncios em mídias sociais sejam considerados de baixo custo, é importante ter noção de quanto você pode gastar.

Isso é essencial até mesmo para analisar se é melhor investir o dinheiro em um dia ou por um período mais longo.

3. Tome cuidado com a quantidade de palavras

Quando você elaborar a campanha do cliente para as mídias sociais, tenha cuidado com a quantidade de palavras que vai utilizar no card com o conteúdo.

Existe uma regra no Facebook, por exemplo, que só permite uma proporção de 20% de palavras na publicação. Isso para evitar que a experiência do usuário seja afetada pelo anúncio no feed de notícias.

Portanto, use os 20% permitidos de texto de forma sábia. Seja estratégico para produzir um anúncio de qualidade que consiga atrair o olhar de novos possíveis consumidores.

4. Segmente o alcance do anúncio

Uma das coisas mais interessantes da criação de anúncios nas mídias sociais é a possibilidade de segmentação. Isso proporciona olhar estratégico para obter os melhores resultados.

É possível segmentar o público de interesse por localidade, idade, gênero, assuntos, entre outras coisas.

De forma rápida  e poderosa, o assessor de imprensa consegue divulgar a empresa do cliente no meio digital e atingir pessoas que não entrariam em contato com a marca no mundo offline por diversos motivos.

5. Faça testes

Outra dica que selecionamos para este artigo é a criação de mais de um tipo de anúncio.

Sabemos que isso nem sempre é possível, pois depende da verba disponibilizada para a campanha. No entanto, se você tiver como investir em testes, aproveite a oportunidade.

A criação de mais de uma campanha permite que você analise se determinado layout é mais eficaz do que outro. Entenda que cores, tipografia e disposição de elementos no card fazem toda a diferença para atrair o olhar do usuário.

Portanto, elabore dois anúncios, por exemplo, e os deixe rodando por um tempo. Analise a performance das peças em um período estipulado previamente e cancele o card que não atraiu o público de interesse.

6. Mensure resultados

Depois que a campanha de mídias sociais do cliente for executada e concluída, é hora de fazer algo muito importante para a assessoria de imprensa: mensurar resultados.

É aqui que você vai perceber se os objetivos estipulados no início da campanha foram atingidos, se o público de interesse foi alcançado e se o investimento financeiro valeu a pena.

Entenda que essa etapa é fundamental para manter o bom relacionamento com o cliente. Afinal, ele comprometeu uma parte do orçamento da empresa para investir em assessoria de imprensa digital. Não esqueça disso.

Por fim, saiba que o gerenciamento de mídias sociais é somente uma das estratégias que os profissionais da comunicação podem usufruir no meio digital. Para conhecer outras táticas, sugerimos o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *