monitoramento de redes sociais (1)

Monitoramento de redes sociais: por que valorizar a estratégia

O monitoramento de redes sociais é importante para quem trabalha com assessoria digital. Afinal, a estratégia permite um olhar analítico sobre a imagem do cliente nos canais sociais. E isso significa melhora nos resultados de comunicação.

No entanto, o monitoramento ainda é muito confundido com a gestão de mídias sociais. E isso acaba comprometendo o desempenho das ações de assessoria de imprensa.

Como sabemos que a melhor forma de aproveitar todo o potencial de estratégias é contar com as ferramentas certas, resolvemos criar um post para mostrar 3 coisas:

    • Monitoramento de redes sociais e gestão de redes sociais são estratégias diferentes e, ao mesmo tempo, complementares.

Monitoramento de redes sociais e gestão de mídias sociais: qual a diferença

Como as estratégias digitais são aspectos novos para muitos profissionais da comunicação, é comum surgir o seguinte questionamento: qual a diferença entre monitoramento de redes sociais e gestão de mídias sociais?

Antes de qualquer coisa, é essencial explicar que gestão e monitoramento são estratégias complementares.

Sem monitoramento de redes sociais, não há gestão efetiva. Sem gestão de mídias sociais, não há monitoramento.

Para uma estratégia de mídias sociais efetiva na assessoria de imprensa, temos de ter em mente que gestão e monitoramento andam de mãos dadas. Só assim entregaremos resultados precisos para nossos clientes.

  • Gestão de redes sociais

Quando falamos em gestão de redes sociais na assessoria de imprensa, abordamos o campo das ações elaboradas para os canais sociais do cliente. Nesse cenário, encontramos:

  • produção de conteúdo para as redes sociais.
  • As parcerias com influenciadores digitais.
  • A divulgação do cliente.
  • As estratégias de engajamento com o público de interesse.
  • O SAC 2.0.
  • Os Stories e o IGTV.
  • As enquetes no Instagram.
  • O planejamento de vídeos para Youtube.

Gestão nada mais é do que “colocar a mão na massa” para garantir que seu cliente conquiste visibilidade no meio digital.

É aqui que vamos planejar e pesquisar conteúdos interessantes para nosso cliente. Além de criar cards, escrever textos, entrar em contato com influenciadores e interagir com o público. Afinal, sem interação não há rede social.

Mas depois de “colocar a mão na massa”, vem a parte que muitos assessores confundem, ou apenas deixam de lado: o monitoramento de redes sociais.

  • Monitoramento de mídias sociais

Mensurar resultados, acompanhar o que falam sobre o cliente e ficar de olho na concorrência são aspectos que fazem parte do monitoramento de redes sociais.

É nesse processo que vamos criar um relatório ou um diagnóstico sobre a gestão de redes sociais. Isso vai ser importante para comprovar ao cliente que assessoria de imprensa é um serviço que ajuda na manutenção da saúde das empresas.

Monitoramento de mídias sociais também tem muito a ver com análise de comentários, identificação da eficácia das estratégias, mapeamento do público de interesses e detecção de fake news.

Sem fazer esse monitoramento, deixamos nossos clientes expostos e vulneráveis a deslizes nas redes sociais. E não podemos esquecer que qualquer passo em falso no Facebook, por exemplo, representa um risco para a saúde das marcas.

Monitoramento também tem relação com métricas. Afinal, para que consigamos mensurar resultados com efetividade, precisamos selecionar métricas que nos ajudem a traduzir o trabalho da assessoria de imprensa.

No entanto, como dissemos no início do post, sem gestão de redes sociais, não há monitoramento. Afinal, como você vai mensurar resultados sem ter uma estratégia executada?

Dessa forma, compreenda que as estratégias são diferentes, mas são complementares. Essa diferenciação vai ser essencial para que você estruture um planejamento preciso para seu cliente. Além disso, vai ser importante para procurar uma ferramenta que otimize esses processos.

4 benefícios de fazer monitoramento de redes sociais

Agora que você já entende a diferença entre monitoramento de redes sociais e gestão de canais sociais, é hora de pensar: qual a vantagem de incluir a estratégia na minha rotina?

Pensando nesse questionamento, selecionamos 4 benefícios de monitorar redes sociais. Seu cliente só tem a agradecer por isso.

1. Análise de sentimento

A primeira coisa que devemos lembrar quando falamos de monitoramento de mídias sociais é que esse processo nos ajuda a detectar como o público enxerga o nosso cliente.

Você pode fazer isso a partir da estratégia análise de sentimento. Essa ferramenta nada mais é do que monitorar comentários que mencionam seu cliente e categorizá-los em neutro, negativo e positivo.

A partir dessa categorização, o assessor de imprensa consegue inserir um olhar qualitativo sobre os comentários.

Isso é essencial para identificarmos consumidores insatisfeitos e pessoas que são influenciadores de opinião. E não podemos esquecer daquela parcela do público que está em cima do muro.

Por que fazer isso? A análise de sentimento nos ajuda a elaborar planos de ação mais alinhados com o que o público pensa da marca.

E isso é extremamente importante para conquistar resultados positivos para o cliente. Além disso, também há a elaboração de conteúdos mais atraentes e a solução de situações negativas para a marca.

2. Detecção de fake news

A detecção de fake news é o segundo benefício de monitorar redes sociais. Não podemos ignorar o cenário alarmante que temos vivido, no qual notícias falsas têm sido compartilhadas com muita facilidade no meio digital.

Por mais que o Facebook, por exemplo, esteja em um processo de eliminação das fake news da plataforma, precisamos ter noção de que o monitoramento de redes sociais é vital nesse cenário.

Só com um olhar estratégico sobre as notícias que são compartilhadas nas redes sociais conseguiremos evitar a disseminação de boatos sobre nossos clientes.

Imagine que uma notícia falsa é compartilhada nas redes sociais, mas você deixa o monitoramento de lado. O resultado desse cenário, provavelmente, é o compartilhamento de boatos, o desgaste no laço de confiança com os consumidores e abalos na reputação da marca.

Portanto, compreenda que monitoramento dos canais sociais é essencial para que as assessorias de imprensa consigam combater o cenário alarmante das fake news. E se isso é crucial para empresas privadas, imagine para quem atua no cenário político.

3. Acompanhamento da concorrência

Monitoramento da concorrência tem tudo a ver com monitoramento de redes sociais. E esse passo não pode ser deixado de lado pelas assessorias de imprensa.

Acompanhar as ações da concorrência do assessorado nas redes sociais é um passo estratégico para entender fraquezas e forças do cliente. Também não podemos esquecer do mapeamento das ações elaboradas pelas outras marcas e da identificação do que você pode fazer de diferente para o seu cliente.

A partir do monitoramento dos concorrentes nas redes sociais, também podemos mapear como o público enxerga as outras marcas. E, nisso, estão inseridas as necessidades que não estão sendo supridas. Além de como funciona o engajamento com o público e que tipos de conteúdos são elaboradas para cada canal social.

Ficar de olho no que as outras empresas fazem é um passo estratégico para garantir competitividade no meio digital. Afinal, é importante manter seus aliados por perto, mas também é essencial manter a concorrência mais perto ainda.

4. Prevenção e gestão de crises

Além dos pontos que já abordamos aqui no post, outra vantagem de fazer monitoramento de redes sociais é prevenir e gerenciar crises de imagem com rapidez.

Acompanhar tudo o que falam sobre o assessorado nos canais sociais é uma forma estratégica de detectar, com antecedência, comentários negativos sobre seu cliente.

Pode ser um consumidor insatisfeito ou uma fake news. Mas esses aspectos podem desestabilizar a reputação de uma marca. E você precisa monitorar os canais sociais para mapear esse tipo de situação.

Mas se a crise se instalou, o monitoramento de redes sociais surge como uma alternativa estratégica para mapear o que estão falando de negativo sobre seu cliente. Além disso, não podemos esquecer das notícias publicadas e compartilhadas nesses canais.

O Monitoramento de mídias sociais, da mesma forma que o clipping, dá uma base sólida para o assessor de imprensa construir planos de contingência que sejam efetivos para evitar danos à reputação da marca.

No entanto, para fazer um monitoramento de canais sociais efetivo, não podemos contar apenas com o esforço manual. Isso só criaria gargalos na rotina. A solução para evitar complicações na assessoria é contar com a ajuda da tecnologia.

Como fazer monitoramento de redes sociais otimizado

Monitorar redes sociais é importante para garantir uma assessoria de imprensa de resultados. No entanto, temos muitos canais para monitorar – e nem sempre atendemos apenas um cliente.

Então, para evitar complicações em sua rotina, entenda que apenas o olhar humano não basta. Da mesma forma que o monitoramento é complemento da gestão (e vice-versa), o olhar humano é complemento da tecnologia.

O Knewin Social é uma ferramenta tecnológica desenvolvida para facilitar o processo de monitoramento de redes sociais. O que você levaria horas para monitorar, com a plataforma isso é reduzido em segundos.

A ferramenta ajuda a monitorar comentários, a ficar de olho na concorrência, a estruturar relatórios e a mensurar os resultados da gestão de redes sociais.

O objetivo do Knewin Social é garantir um monitoramento completo e otimizado para as agências de comunicação. Afinal, fazer tudo de forma manual significa comprometimento de outras estratégias.

  • Knewin Social como complemento da assessoria de imprensa

No entanto, é essencial lembrar que a ferramenta é um complemento do trabalho da assessoria de imprensa. A plataforma não está aí para substituir o olhar do assessor de imprensa. E sim para otimizar e evitar furos que podem ser causados por cansaço e rotina corrida.

O Knewin Social facilita o trabalho da assessoria de imprensa. Mas a atuação do comunicador social ainda é muito relevante.

Afinal, precisamos de um olhar humano para analisar as informações obtidas com a ferramenta. A plataforma facilita a captura de dados e te dá mais tempo para colocar energias em coisas essenciais, como mapeamento de resultados alinhados com os objetivos do cliente.

A união das habilidades da assessoria de imprensa com a otimização do monitoramento de redes sociais do Knewin Social funciona como um combo para as agências de comunicação.

Afinal, para entregarmos os melhores resultados para nossos clientes, temos de contar com as ferramentas certas.

Por fim, se ficou com vontade de conhecer o Knewin Social, por que não solicita um teste em nossa ferramenta? O trial é gratuito e você vai poder aproveitar todo o potencial de uma ferramenta desenvolvida para otimizar a rotina das agências de comunicação. Nossa equipe está esperando o seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *