Whatsapp Business: como o app pode ajudar a assessoria

Se você ainda não está familiarizado com o termo Whatsapp Business, saiba que é hora de mudar esse cenário. A nova versão do app de mensagens instantâneas é capaz de ajudar na rotina de pequenas e médias empresas, bem como é uma forma de aprimorar o Atendimento ao Cliente.

O Whatsapp Business foi lançado para sistema Android em 2018. A ferramenta é uma aposta para legitimar o app como canal de comunicação entre empresas e consumidores, algo que já fazia parte da rotina de diversas pequenas organizações.

Se você ficou curioso com o fato de que o app pode ser inserido na rotina da assessoria de imprensa, saiba que pensamos em você. Selecionamos 5 ótimos motivos para o Whatsapp Business ser uma boa estratégia para o planejamento do cliente.

5 motivos para o Whatsapp Business ser uma carta na manga para assessores de imprensa

Confira os benefícios que selecionamos sobre a ferramenta de mensagens para negócios. Esperamos que as dicas sejam úteis para sua rotina e ajudem seu cliente que atua em pequena ou média empresa.

1. Facilita o Atendimento ao Cliente

O primeiro motivo para assessores de imprensa aproveitarem a ferramenta Whatsapp Business é a facilidade que o app vai trazer para a estratégia de Atendimento ao Cliente.

A interação entre empresas e consumidores é algo que faz parte da rotina da gestão de comunicação externa na era digital. Você sabe disso.

O Facebook, por exemplo, é muito utilizado como canal de comunicação para fazer Atendimento. No entanto, contar apenas com essa ferramenta pode diminuir os resultados de seu cliente, ainda mais quando falamos de serviços locais.

O Whatsapp, como é uma ferramenta de mensagens instantâneas, é mais utilizado para fazer essa interação com o consumidor, principalmente quando os assuntos estão relacionados aos horários de consultas médicas ou de entregas de produtos, por exemplo.

A versão para negócios é uma ótima forma de aproveitar o potencial das mensagens instantâneas para manter um canal de comunicação direto e ágil com o consumidor, que nem sempre pode utilizar o Messenger do Facebook ou fazer ligações no momento, por exemplo.

Não esqueça que o Atendimento ao Cliente é estratégia essencial para a reputação das marcas. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes – e desejam solução rápida de problemas.

2. Otimiza o envio de mensagens

O segundo motivo para incluir o Whatsapp para negócios em seu planejamento de assessoria é que a ferramenta permite a otimização do envio de mensagens para os consumidores.

A partir de um banco de respostas, você consegue cadastrar mensagens automáticas, que vão ser disparadas para os clientes, evitando que eles fiquem sem resposta e insatisfeitos com o serviço.

A importância da automatização de mensagens é simplesmente o fator satisfação do consumidor. Não esqueça que isso é essencial para evitar prejuízos na saúde do negócio assessorado.

Além disso, essas respostas automatizadas vão evitar gargalos em sua rotina. Afinal, responder “Obrigado pelo contato”, por exemplo, para todos que enviarem mensagem demanda tempo do profissional da comunicação.

3. Permite a criação de perfil empresarial

O Whatsapp Business permite outra coisa muito interessante para a assessoria de imprensa: é possível criar um perfil para a empresa do cliente no aplicativo.

Nesse perfil, é possível incluir informações como site, endereço, horário de funcionamento, e-mail, entre outras coisas.

Isso é interessante porque oficializa esse canal de comunicação para a marca, que não vai mais ser apenas uma ferramenta informal para troca de mensagens.

Além disso, é uma ótima maneira para deixar o consumidor informado de maneira completa e atualizado sobre as informações da empresa, evitando ruídos e pessoas insatisfeitas.

4. Permite categorização de mensagens

Outro ponto que favorece a adesão do Whatsapp para negócios à assessoria de imprensa é a possibilidade de categorizar as mensagens. A partir de etiquetas, é possível agrupar as conversas em “novos clientes”, “agendados” e “possíveis clientes”, por exemplo.

Por que isso facilita a rotina de Atendimento ao Cliente? Pelo simples fato de que categorização significa otimização de tempo, já que você vai saber qual assunto deve ser tratado em determinada mensagem.

Além disso, categorização a partir de etiquetas significa organização. E isso é palavra-chave na rotina de qualquer assessor de imprensa eficiente.

5. Entrega de métricas

Por fim, o quinto motivo para inserir o Whatsapp para negócios no planejamento de seu cliente tem a ver com a mensuração de resultados.

Clientes desejam ver resultados das estratégias do investimento em assessoria de imprensa. No entanto, querem algo palpável.

As ferramentas digitais são ótimas formas de mensurar resultados palpáveis e justificar o investimento em assessoria de imprensa. O Whatsapp para pequenas e médias empresas possibilita analisar o retorno das mensagens enviadas.

É possível analisar a taxa de entrega, de abertura, quais mensagens a pessoa viu e recebeu, entre outras coisas.

Além de ajudar na mensuração de resultados da assessoria de imprensa, essa é uma ótima maneira de analisar se a estratégia de Atendimento ao Cliente está sendo efetiva, solucionando os problemas dos consumidores, ou se é necessário mudar de caminho e escolher uma abordagem diferente.

Qual a sua opinião sobre o Whatsapp para negócios? Compartilha com a gente aqui nos comentários!