tarefas diárias de assessoria

5 tarefas diárias de assessoria que afetam os resultados de agências

Das tarefas diárias de assessoria de imprensa, reflita sobre aquelas que parecem pouco efetivas, trabalhosas e estressantes.

Isso vai te ajudar a identificar se há algum gargalo em sua rotina profissional e se existem pontos fracos no dia a dia da agência de comunicação.

Para isso, pense nestas três palavras: retrabalho, atraso e falta de tempo.

Se você identifica essas características como parte da rotina da sua agência de comunicação, ligue o alerta vermelho. Existe uma grande chance de algo estar errado.

O erro mais comum tem a ver com a falta de eficiência de algumas tarefas diárias de assessoria.

E, neste post, vamos trazer as tarefas com maiores chances de comprometer a sua rotina. Além disso, vamos te ajudar a solucioná-las.

Principais tarefas diárias de assessoria que podem afetar os seus resultados

Para te ajudar a conquistar tarefas diárias de assessoria digital mais efetivas, mapeamos as demandas imprescindíveis de um bom serviço de comunicação.

Essas estratégias são básicas na rotina das agências de comunicação.

No entanto, por causa da rotina multitarefas, pode ser que você esteja dando um passo em falso durante o processo de execução das demandas.

E isso pode custar o desempenho dos profissionais da agência e a reputação da marca de seu cliente.

Então, fique muito atento à execução dessas demandas e saiba que estamos aqui para te ajudar a solucionar os problemas de sua rotina profissional.

1. Cipping de notícias manual

O monitoramento de notícias é uma das tarefas diárias de assessoria de imprensa que são consideradas uma faca de dois gumes.

Afinal, ela é uma demanda-chave da rotina das agências de comunicação, mas, ao mesmo tempo, pode representar comprometimento de resultados.

O motivo para essa estratégia afetar negativamente o desempenho da agência de comunicação é a execução manual do clipping.

Clipping manual é um hábito que vem da comunicação tradicional.

Nessa época, tínhamos apenas os veículos jornalísticos tradicionais para monitorar. Ou seja, jornais impressos, TV, rádio e revistas, por exemplo.

Hoje a realidade é bem diferente. Temos muito mais fontes noticiosas para ficar de olho, inclusive as digitais.

E tudo isso precisa ser feito com rapidez e precisão, senão afetamos o desempenho dos profissionais de comunicação.

Então, se o monitoramento de notícias manual faz parte do seu dia a dia, é hora de mudar a execução dessa estratégia.

  • Como melhorar o desempenho do clipping de notícias

Para melhorar a eficiência do clipping de notícias e aproveitar todo o potencial dessa demanda de assessoria de imprensa, existem duas alternativas.

As duas formas de melhorar os resultados da sua rotina são a ferramenta de clipping e a clipadora. E a escolha depende do tamanho da sua agência, das demandas profissionais e do tipo de cliente que você atende.

Clipadoras, como o Knewin Monitoring, são ótimas alternativas para assessores de imprensa que atendem clientes de grande porte.

Esses clientes necessitam de um clipping mais voltado para a análise de métricas, por exemplo. E a equipe da clipadora tem esse olhar analítico para os conteúdos noticiosos.

Por sua vez, a ferramenta de clipping, como o Knewin News, é uma ótima opção para agências de comunicação e assessores que desejam liberdade e autonomia para fazer clipping.

As duas opções representam agilidade e eficiência em uma das tarefas diárias de assessoria de imprensa mais importantes na hora de cuidar da reputação de marcas.

Para se aprofundar no assunto, não deixe de ler o nosso e-book Clipadoras x ferramentas de clipping: 2 lados da mesma moeda.

2. Pesquisa de referências

Outro exemplo das tarefas diárias de assessoria é a produção de uma boa sugestão de pauta ou release.

E isso tem relação com as fontes que você utiliza para enriquecer o seu conteúdo e da contextualização criada no texto (alinhamento com notícias quentes do momento, por exemplo).

Então, para concluir essa demanda com sucesso, é preciso pesquisar por referências.

No entanto, aí é que se encontra a casca de banana. Encontrar informações seguras indo de site em site pode ser como procurar uma agulha no palheiro.

Ou seja, muito tempo gasto em uma só pesquisa.

Se isso acontece em sua rotina, ligue o alerta vermelho e saiba que há solução.

Você pode procurar por referências para enriquecer pautas em grupos de assessoria de imprensa nas redes sociais.

Nesses canais, diversos profissionais compartilham informações, procuram fontes e indicam referências.

Quando todo mundo se ajuda, as coisas ficam mais fáceis.

Além dos grupos de redes sociais, você também pode agilizar a busca por referências com a ajuda de uma ferramenta como o Knewin News.

A ferramenta de clipping vai muito além da busca por conteúdos que mencionam seu cliente. Se você inserir um olhar estratégico no processo, pode extrair informações valiosas para o seu trabalho de comunicação.

Na plataforma, você consegue pesquisar por palavras-chave específicas, de forma simples e rápida. E isso facilita a criação de pautas e de releases em sua rotina profissional.

Em outras palavras: você conclui duas tarefas diárias de assessoria com uma só ferramenta.

3. Monitoramento manual de redes sociais

O monitoramento de redes sociais é outro exemplo das tarefas diárias de assessoria de imprensa que afetam o desempenho das agências, se não prestarmos atenção na execução da demanda.

Como monitorar canais sociais é algo relativamente novo no dia a dia de muitos profissionais de assessoria, a tendência é fazer a análise de forma manual.

Afinal, é só ficar de olho nos comentários do Facebook, certo? Errado.

Monitoramento de redes sociais é uma estratégia completa para analisar aspectos como:

  • Menções sobre seu cliente.
  • Menções sobre a concorrência.
  • Notícias compartilhadas nos canais sociais.
  • Movimentações do mercado.
  • Consumidores insatisfeitos.
  • Influenciadores de opinião.
  • Taxas de engajamento e de alcance da marca.

Essas são apenas algumas das coisas que fazem parte do monitoramento dos canais sociais.

E para conseguir ter esse olhar completo e macro, não dá para contar com o trabalho manual.

O trabalho manual, no cenário das redes sociais, representa furos significativos para a imagem de uma marca.

Então, a melhor forma de evitar o comprometimento dessa tarefa diária de assessoria de imprensa é aceitar o auxílio da tecnologia.

  • Como otimizar o monitoramento de redes sociais

Ferramentas como o Knewin Social automatizam o processo de captura de informações das redes sociais. Ou seja, menos furos em sua rotina e mais tempo para dar passos certeiros.

Além de automatizar a captura de informações, o Knewin Social permite que você selecione termos específicos para monitorar nas plataformas sociais, além de identificar seguidores que não estão satisfeitos com a marca de seu cliente.

Tudo isso otimiza a sua rotina e permite que você crie um planejamento para redes sociais mais assertivo para seu cliente de comunicação.

Aliás, não esqueça que agências de comunicação atendem mais de um cliente. Então, contar com uma plataforma que permita a construção de múltiplas buscas faz toda a diferença.

Para conhecer o Knewin Social, é só clicar aqui e solicitar um teste gratuito em nossa plataforma.

4. Disparo manual de e-mail

Ninguém mais tem tempo de disparar e-mails um por um, centenas de vezes, para a divulgação de um único conteúdo.

O disparo manual de e-mails é uma das tarefas diárias de assessoria que mais demanda tempo, justamente por ser tão rotineira.

Pense em quanto tempo você passa por semana disparando e-mails. Será que não seria mais fácil contar com a ajuda de um serviço que automatize esse processo?

Para tornar essa tarefa mais eficiente, a contratação de um serviço de automação de disparo de e-mails é a melhor opção.

  • Ferramentas para otimizar o disparo de e-mails

Existem diversas opções para a sua rotina, desde as ferramentas com versões alternativas até as que possuem versão premium.

Mailchimp, RD, Leadlovers, Nitronews, Hubspot, entre outros. Tudo depende da sua estratégia de envio de e-mails.

Além disso, é importante refletir se você apenas deseja disparar releases ou se tem em mente a construção de uma estratégia de comunicação digital em sua agência.

No entanto, o essencial é encontrar uma alternativa que otimize a sua rotina e que evite tarefas diárias de assessoria ineficientes e comprometedoras do seu tempo.

5. Orientação sobre entrevista

Neste tópico, não estamos falando de uma simples marcação de entrevista entre jornalista e cliente.

Estamos falando sobre as situações em que é necessário:

  • Repassar mais de uma vez o tema da entrevista com o jornalista.
  • Confirmar horário.
  • Localizar o cliente que não atende o telefone.
  • Ou todos os outros problemas que ocorrem mais frequentemente do que deveriam.
  • Como otimizar a organização de entrevistas

Para evitar essa correria e estresse em situações de entrevista, saiba que você pode:

  • Registrar tudo por e-mail para facilitar a comunicação com o jornalista.
  • Orientar o seu cliente com antecedência, para evitar problemas.

Dessa forma, você terá tempo para se dedicar a outras tarefas, e não precisará ficar mediando esse tipo de contratempo.

Além disso, você também vai ter tempo para lidar com possíveis imprevistos. Afinal, sua rotina vai estar organizada.

Com um pouquinho de tempo aqui e um pouquinho ali, as tarefas diárias de assessoria apresentadas neste post podem acabar consumindo horas da sua jornada profissional.

E isso impacta o crescimento da agência de comunicação, bem como os resultados conquistados para seus clientes.

Por isso, procure alternativas que otimizem o trabalho da agência de comunicação.

Se você quiser ajuda nesse processo, conte com o auxílio do nosso e-book 14 ferramentas para otimizar a assessoria de imprensa. O download é gratuito.

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