Como deixar a sugestão de pauta mais atrativa na hora de enviar um briefing?

A sugestão de pauta faz parte da rotina de quem trabalha dos jornalistas, independente se eles trabalham em redações, assessorias de imprensa ou no departamento de comunicação de alguma empresa. Com tantos e-mails e ideias pingando o tempo todo na cabeça do repórter ou editor, como garantir que a sua sugestão de pauta se sobressaia? É sobre isso que falaremos a seguir.

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Afinal, o que é uma sugestão de pauta?

Sugestões de pauta são propostas relevantes para convencer o profissional que atua em um veículo de comunicação que a sua ideia é muito boa e poderia ser publicada em determinada editoria do jornal, revista, blog, portal, além dos programas de TV ou rádio. 

Quando você trabalha em uma assessoria de imprensa, a sugestão de pauta é uma importante ferramenta para aumentar o reconhecimento da marca, atrair o público, encontrar oportunidades, gerenciar crises, ganhar autoridade, impulsionar a imagem de clientes e reputação às marcas.

Como fazer uma boa sugestão de pauta?

Por ser um dos mais poderosos artifícios de comunicação entre empresas e jornalistas, a sugestão de pauta jamais pode ficar em segundo plano. Uma boa pauta é capaz de melhorar a percepção da marca junto ao público e atrair mais clientes.

Sabemos que nos últimos anos a comunicação passou por uma tremenda transformação. Os impressos perderam espaço. Diversas revistas e jornais encerraram suas atividades ou tiveram a tiragem diminuída bruscamente. 

Só no ano passado a queda foi de 13%, de acordo com os dados divulgados em novembro pelo Instituto Verificador de Comunicação. Com a diminuição das grandes redações e o surgimento de diversos pequenos – e nichados – canais de comunicação, a vida do jornalista ficou mais corrida. 

Com as redações mais vazias e a exigência do imediatismo em meio ao fluxo intenso de informações está sobrecarregando o profissional de comunicação. De acordo com a pesquisa “O Raio X do Mercado de Jornalismo no Brasil”, mais de 40% dos jornalistas trabalham entre 8 e 10 horas por dia. 13% de 10 a 12 horas diárias. Então, como administrar e filtrar tanto conteúdo recebido? 

Difícil, né? Então o diferencial tem que ser você. A seguir nós separamos algumas dicas importantes para a sua sugestão de pauta se sobressair em relação às outras. São elas:

1- Fique atento ao Calendário

Datas comemorativas sempre estão e estarão em pauta dos veículos de comunicação. Empresas que fazem chocolates têm boas oportunidades na Páscoa, por exemplo. 

Os modelos de negócios que criam campanhas como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras contra também podem compartilhar o seu posicionamento por meio de veículos de comunicação. 

O mais importante para acompanhar essas datas é caprichar no planejamento. 

Busque sempre o diferencial em uma época que você tem certeza que a pauta vai ao ar. Essa iniciativa de oferecer algo fora do comum é que pode fazer a diferença na hora de escolher entre um ou outro. Só não vai se perder na linha editorial, hein?

2- Faça a conexão entre segmento e editoria

Em qual mercado o seu cliente atua? Finanças, artes, varejo? Procure veículos de comunicação e editorias que correspondam ao segmento do negócio e atinja o público-alvo previamente definido no início da estratégia. 

Por exemplo, se a empresa atua no ramo automotivo, procure focar em um diferencial de seu produto e não essencialmente nele. Anuncie um lançamento do carro, no entanto, destaque a função que outro carro não tenha e que seja de interesse público. 

Com tantas sugestões de pautas chegando ao e-mail do jornalista, essa será a primeira pergunta que ele vai fazer: “legal, mas o que tem de diferente?”. Se o assessor ou o analista de comunicação interna tiver a resposta na ponta da língua, acaba ganhando vantagem sobre os outros.

3- Seja direto e responda com agilidade

Citamos algumas vezes durante o texto que o fluxo de informação é gigantesco, né? Então, não faça um texto muito comercial. Não é publicidade, é informação. Se puder, traga dados, números de fácil entendimento, linguagem simples e a sugestão de um ou mais especialistas sobre o tema.

É sempre bom evitar expressões em outras línguas e abreviações. Você tem a expertise do seu negócio, o jornalista pode ter, mas nem sempre o público tem. A falta de clareza é uma dificuldade entre a ótima ideia inicial e a entrega para o consumidor final. 

Procure sempre uma linguagem direta, sem usar e abusar de palavras que não dizem nada. Isso é ser prolixo e qualquer desinformação por falta de entendimento pode derrubar uma pauta.

4- Pautas frias e oportunidades sazonais. Jornalistas sempre lembram

Uma pauta fria é aquela que não tem a urgência de ser publicada naquele momento, mas é sempre uma forma de cobrir alguma informação que acabou ficando para trás. O lado positivo de uma matéria desse formato é que se tem mais tempo para elaborá-la. 

Por ser atemporal, o jornalista pode contar essa história com mais calma e desenvolvê-la com mais qualidade para o veículo de comunicação. No entanto, ela não será publicada assim que sugerida e pode levar mais tempo para ganhar o seu espaço em um veículo de comunicação.

Mesmo assim, usar essa estratégia paralelamente às chamadas pautas quentes é importante para ampliar as diretrizes do trabalho de comunicação e de assessoria de imprensa. Quando é feito de forma objetiva, essa mecânica de contato com o jornalista pode fazer com que ele veja em você uma boa fonte de informação.

5- Pense como um jornalista de redação. Exerça a empatia. 

Na maioria das vezes, somos todos jornalistas. Mas nem todos sabemos como funciona o dia a dia de uma redação.

Ter essa percepção sobre que horas começa o expediente, o que é um pescoção, como funciona a reunião de pauta, onde está o jornalista naquele momento, etc., faz toda diferença, pois você dificilmente estará tentando falar com a outra pessoa em momento inoportunos.

Do outro lado, mostre que você está disponível, mas não seja inconveniente. O bom relacionamento coloca os assessores e analistas de comunicação alguns degraus acima. Assim como o impessoal e automático também fecha portas. 

Na sugestão de pauta, detalhes como nome, mais de um meio de contato e o reforço por disponibilidade é um diferencial para criar um elo de confiança entre os profissionais que são fonte e aqueles que atuam no veículo de comunicação.

Ser fonte também é importante

A sugestão de pauta também passa por oferecer fonte. A exposição em veículos, principalmente de vídeo, reforça imagem e credibilidade da pessoa/empresa. Percebe-se que os entrevistados possuem as mesmas características. Linguagem fácil, está sempre acessível e tem relevância no meio. 

No caso da sugestão de pauta, sempre ofereça dados relevantes para o momento. No release, além de dados, mostre disponibilidade para mais esclarecimentos caso necessário. Não caia também na armadilha de um texto comercial. A ideia é auxiliar o jornalista e não vender um produto.

Qual o melhor caminho a seguir 

Ainda tem dúvidas de qual o melhor mailing para enviar a sua sugestão de pauta? Analise os dados. As informações de interesses de seus consumidores são o melhor caminho. Busque por onde eles acessam a informação. Portais, jornais, revistas eletrônicas, redes sociais. Isso é um ótimo direcionamento para criar uma sugestão de pauta mais eficiente, direta e efetiva.