centimetragem

Por que centimetragem ainda faz parte dos relatórios de clipping?

A centimetragem é um indicador de desempenho que nos ajuda a mensurar os resultados das ações de assessoria de imprensa desde a época da comunicação tradicional. No entanto, não é o único caminho para comprovarmos o valor de nosso trabalho. Então, por que esse indicador ainda é tão utilizado por assessorias e clipadoras se temos […]

por que automatizar

Por que automatizar o monitoramento de notícias?

Por que automatizar o clipping de notícias? Esse é um questionamento feito por muitos profissionais na era da comunicação digital. Há quem ainda torça o nariz para a ajuda da tecnologia. E há quem entenda que automatizar processos significa menos tempo perdido em tarefas repetitivas e demoradas. Independentemente de qual grupo você faz parte, queremos […]

porta-voz

Porta-voz preparado é uma ótima ajuda para o assessor de imprensa

Na assessoria de imprensa, um assunto com grande relevância é o preparo do porta-voz da empresa assessorada para lidar com a imprensa e com os públicos externo e interno. Esse passo é essencial para evitar o agravamento de crises e ruídos na comunicação com os colaboradores, por exemplo. Assessoria de imprensa digital não significa somente elaborar […]

relacionamento com a imprensa

Relacionamento com a imprensa: é hora de investir em media training

A conversa com o cliente de assessoria sobre relacionamento com a imprensa pode gerar muitas dúvidas e muito desgaste, já que o assessorado nem sempre tem noção da rotina jornalística. Muitas vezes, o cliente acredita que pode falar o que deseja para os jornalistas, que pode manter qualquer postura e que não precisa se preparar […]

pauta jornalística

Saiba como sugerir pauta jornalística relevante para o meio digital

Sugestão de pauta jornalística é uma tema recorrente e cheio de particularidades na assessoria de imprensa. Se por um lado é uma estratégia para garantir maior visibilidade ao cliente, por outro precisa ser pensada com muito cuidado para estar inserida na realidade digital. Hoje, uma pauta jornalística pensada apenas para os veículos noticiosos tradicionais não […]

gestão de crise

6 princípios para acertar na gestão de crise em assessoria de imprensa

Executar o plano de gestão de crise pode ser um processo desgastante para muitos assessores de imprensa e para muitas agências de comunicação. Afinal, é um processo delicado, que requer transparência e objetividade. Por isso, é essencial saber como lidar com essa situação. Conheça 6 princípios para não errar na gestão de crise Sabemos que […]

empresa de assessoria

5 ferramentas para potencializar a rotina da empresa de assessoria

Seja por falhas na comunicação ou por comprometimento do tempo, a rotina de uma empresa de assessoria pode ficar prejudicada. E é nesse momento que um bom profissional deve pensar em alternativas para contornar o problema, evitando que a situação piore. Se a situação da sua empresa de assessoria é essa que falamos acima, tenha […]

Saiba como é possível melhorar a presença digital do cliente

Saiba como é possível melhorar a presença digital do cliente

O tempo em que enviar releases para jornais impressos era imprescindível na tarefa do assessor de imprensa ficou para trás. Claro que isso ainda é importante, mas agora você pode aproveitar outras alternativas e trabalhar com a presença digital do cliente. Saber como usar as vantagens proporcionadas pela internet pode ser o diferencial para a geração […]

assessoria de imprensa para startups

Estratégias de assessoria de imprensa para startups

No Brasil não faltam empreendedores com ideias inovadoras e sonhos para mudar a forma como vivemos e nos relacionamos uns com os outros. Assim como cresce o número de empresas, aumenta a demanda por assessoria de imprensa para startups. Essas empresas podem fazer os olhos de assessores brilharem, e muito, já que o modelo de […]