roi na assessoria

Descubra como calcular ROI na assessoria de imprensa com eficiência

Você sabe medir o retorno que a sua agência dá ao cliente? A razão pela qual muitas empresas investem em assessoria de imprensa é obter algo em troca: branding, posicionamento no mercado e negócios. Mas, enquanto todas essas opções são válidas, nem todas são tão fáceis de mensurar. Como avaliar o retorno sobre o investimento, o ROI na assessoria?

Já falamos sobre o sistema de valoração em assessoria e como a ascensão da internet mudou alguns processos, assim como a forma que o próprio leitor consome as informações. Foi necessário, então, elaborar novas ideias de como determinar o valor de uma pauta emplacada e rastrear melhor o ROI na assessoria.

A solução está na análise objetiva de dados, ou métricas, fornecidas por vários aplicativos online como Google Analytics. Mas quais métricas analisar?

Roi na assessoria de imprensa: leads e aumento de receita

A geração de leads, ou seja, a captação de contatos que se tornarão novas oportunidades de negócios, é uma ótima forma de verificar o ROI na assessoria. Por meio do acompanhamento do volume de leads e da repercussão da publicação em veículos relevantes para o cliente, é possível detectar pontualmente o impacto e o valor da inserção.

Além disso, o volume de leads pode variar também ao longo do tempo impulsionado pelo fortalecimento do branding. A empresa estará construindo uma imagem de referência no mercado, então os interessados procurarão diretamente por ela.

O aumento de leads é uma boa forma de acompanhar o ROI na assessoria, mas o aumento da receita a partir das ações realizadas te dará exatamente o valor desse ROI. Com esse cálculo, você acompanhará o quanto de retorno foi gerado, de onde vieram esses negócios e o impacto que esse crescimento traz para o seu cliente. Você pode ver mais sobre como acompanhar a geração de leads neste conteúdo.

Link building e rastreamento de acessos como ROI

Agregar valor aos links do seu cliente é outra boa forma de calcular o ROI na assessoria de imprensa. A prática, chamada de link buildling, funciona da seguinte maneira: partindo do pressuposto que você possui uma página com informações relevantes, você poderá oferecer conteúdo também relevante.

Ao colocar aquele link em suas páginas com conteúdo relevante para aquele tema, o seu link ganhará força. Isso acontece várias vezes, fazendo com que o link ganhe visibilidade pelas ferramentas do Google e fique melhor ranqueado.

Além disso, o link building permite que você acompanhe de onde os seus visitantes estão vindo. Por exemplo: o seu cliente teve um artigo publicado em um veículo online de referência. Esse veículo inseriu o link para algum conteúdo do seu cliente, o que gerou várias visitas para essa página. Isso é link building!

Monitoramento das redes sociais e ROI

As redes sociais são ótimas para atrair visitantes e possíveis leads, mas podem ser complicadas de mensurar. Afinal, é preciso distinguir o tráfego que vem pelas ações de assessoria daquele que faz parte do fluxo diário. Uma forma de separar esses visitantes é através da implementação do UTM Tagging, um recurso usado para marcar o visitante de acordo com a sua proveniência.

A adoção desses métodos para cálculo de ROI na assessoria é essencial para mostrar o valor do trabalho que você ou a sua agência oferece.

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