5 formas de calcular o ROI na assessoria de imprensa

Medir os resultados de comunicação nem sempre é uma tarefa fácil, pois envolve questões individualizadas, como posicionamento no mercado e reputação de marca. Pensando em todas essas possibilidades, fica a pergunta: como calcular ROI na assessoria com eficiência? Confira algumas dicas neste artigo.

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5 formas de calcular o ROI na assessoria de imprensa

Aqui no blog, já falamos sobre o sistema de valoração em assessoria e como a ascensão da internet mudou alguns processos, assim como a forma que o próprio leitor consome as informações – com destaque para a ascensão das redes sociais para leitura de notícias.

Foi necessário, então, elaborar novas ideias para determinar o valor de uma pauta emplacada e rastrear melhor o ROI na assessoria de imprensa.

Mas quais métricas analisar? Confira.

1. Novos leads

A geração de leads, que é a captação de contatos com grandes chances de se tornarem novas oportunidades de negócios, é uma ótima forma de verificar o ROI na assessoria de imprensa. 

Para calcular o retorno sobre investimento, essa métrica pode ser comparada, por exemplo, com:

  • Aumento da receita: o que permite avaliar se os novos leads realmente geram novos negócios. Com esse cálculo, você acompanhará o quanto foi gerado, de onde vieram esses negócios e resultados que esse crescimento traz para o cliente. 
  • Repercussão da publicação em veículos relevantes para o cliente: permitindo detectar pontualmente o impacto e o valor da inserção em meios de comunicação.
  • Interação com a marca após a conversão: ou seja, medir se a empresa está construindo uma imagem de referência no mercado, com primeiros contatos sendo transformados em relações duradouras.

2. Visibilidade dos canais digitais 

Acessos ao site e interações com a marca em canais sociais são uma importante fonte de informação para medir o retorno de ações de comunicação. Hoje, a publicação de uma notícia citando a empresa, por exemplo, tende a gerar interesse quase instantâneo sobre os pontos de contato digitais da empresa.

Mas, para que os canais da marca sejam facilmente encontrados, é importante que a equipe de comunicação esteja atenta a questões como as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português).

Com elas, é possível melhorar a classificação de um site nas páginas de pesquisa de forma orgânica.

Isso pode ser feito a partir da produção de conteúdo relevante, investimento em usabilidade – entre outras táticas -, de modo a estabelecer autoridade no mercado. 

Na tese “Comunicação organizacional, Search Engine Optimization (SEO) e visibilidade no Google“,  a doutora em Comunicação Viviane Dutra Breyer traça uma relação direta entre SEO e a assessoria de imprensa ao explicar que, devido à disputa entre a grande quantidade de conteúdos que circulam na internet.

Conforme Viviane, “um caminho a percorrer é a utilização das técnicas de SEO nos materiais a serem distribuídos para a imprensa pelas organizações, assim como usar o relacionamento com a imprensa como uma das estratégias de SEO”.

Ao aplicar essas técnicas no release, a assessoria de imprensa é capaz de auxiliar a empresa a alcançar um melhor posicionamento no ranking de buscadores. Isso traz maior visibilidade e melhores chances de captar leads e clientes.

Desta forma, o ROI na assessoria de imprensa relacionado à estratégia de notícia pode ser calculado através do controle de conteúdos divulgados com apoio do SEO.  

3. Origem de acessos nos canais digitais

Acompanhar de onde os visitantes de seus canais digitais estão vindo também permite valorar o ROI na assessoria de imprensa. Por exemplo: um artigo publicado em um veículo online de referência com link para seu site gera várias visitas para determinada página. 

Isso é link building! A prática – associada ao SEO – consiste em agregar valor a determinado domínio, partindo de uma rede de links internos e externos de e para páginas relevantes e reconhecidas.

Assim, você consegue acompanhar pontos como:

  • de onde os seus visitantes estão vindo.
  • quais as origens que mais geram oportunidades de negócio.
  • interações com marca.
  • ou outra métrica importante para sua estratégia. 

4. Espaço em veículos jornalísticos

O acompanhamento de exposição da marca via assessoria de imprensa em veículos de comunicação já é uma métrica tradicional. Comparar o espaço conquistado com o valor do centímetro ou segundo publicitário equivalente faz parte da medição de ROI de uma boa ação de comunicação.

A dificuldade, hoje, é acompanhar resultados em milhares de veículos on e off com a velocidade que os novos tempos exigem. Para contornar esse obstáculo, é preciso contar com ferramentas de análise noticiosa em veículos jornalísticos digitais, televisivos, radiofônicos e impressos. 

A Knewin oferece uma plataforma de monitoramento de notícias sem limitação de palavras-chave e em 80 idiomas, fornecendo uma visão 360º para a assessoria de imprensa.

A ferramenta ainda conta com relatórios personalizados, contendo informações quantitativas e qualitativas, demonstra o rendimento das campanhas e também o ROI.

Outras funcionalidades do Knewin News são pesquisas de conteúdos automatizadas e otimizadas, que podem ser direcionados à marca, concorrência e temas específicos, conforme a necessidade da organização. Além disso, também oferece relatórios desenvolvidos por meio de dados coletados em tempo real.   

5. Share of voice (SOV) Vs Roi na assessoria de imprensa

Apesar de ter se popularizado no contexto de Marketing, o Share of Voice (SOV, ou fatia da voz, traduzindo para o português) é uma métrica que indica a participação da comunicação de uma marca em comparação com a concorrência.

Nisso, inclui-se publicidade paga, busca orgânica do Google, redes sociais, blogs, links patrocinados, notícias, entre outros.

Portanto, o SOV mede a posição da empresa em relação ao seu setor, nas mídias digitais.

Considerando que a assessoria de imprensa tem papel fundamental na inserção de uma organização em diferentes canais de comunicação, o Share of Voice pode ser empregado como uma métrica para mensurar o ROI.

Assim, a presença positiva de uma marca nas mais diferentes conversas (desde as mídias convencionais até às redes sociais) impacta a geração de lucro, além da própria reputação da organização. 

Como sabemos, há diversas maneiras de mensurar o valor do trabalho desempenhado por uma assessoria de imprensa, por meio da adoção de métodos para cálculo do ROI e que variam conforme a necessidade e o objetivo de uma empresa.

Ainda que algumas métricas mais antigas continuem úteis, é essencial estar sempre atento às técnicas e plataformas mais recentes. Assim, a agência não vai ficar parada no tempo e será capaz de mensurar o impacto em todos os canais de comunicação em que a organização for divulgada. 

Para encontrar mais informações sobre estratégias ROI na assessoria de imprensa e a solução de monitoramento mais adequada ao seu negócio, entre em contato com a Knewin. Nós podemos alavancar os resultados da sua marca com as nossas soluções.