Retrospectiva 2018: 5 e-books do blog AI que você precisa ler

Faltam poucos dias para o ano acabar. Então, nada mais justo do que uma retrospectiva 2018 com materiais aqui do blog, certo?

Neste ano, publicamos muitos e-books. Foram quase 50 materiais digitais publicados ao longo de 12 meses. Ou seja, muito trabalho por aqui, não é mesmo?

E com esse clima de Ano-Novo, decidimos fazer uma retrospectiva 2018 com 5 e-books que fizeram a diferença para os nossos leitores nos últimos 12 meses.

Esperamos que o nosso top 5 te ajude a ser um profissional mais assertivo e estratégico em 2019. Afinal, o nosso maior objetivo por aqui é compartilhar conhecimento e promover um debate rico sobre a assessoria de imprensa na era digital.

 

5 e-books do blog Assessor de Imprensa para ficar de olho na retrospectiva 2018

Como já falamos aqui no post, publicamos muitos materiais em 2018. Foi um ano de trabalho intenso, para elaborar conteúdos ricos e que fizessem a diferença ao seu trabalho como assessor digital.

E para te ajudar ainda mais, mapeamos 5 e-books do nosso acervo de 2018 que vão fazer a diferença em sua rotina em 2019. Esperamos que este post seja útil para você.

 

  1. Mensuração de resultados na assessoria de imprensa

O primeiro e-book da nossa retrospectiva 2018 é um material que aborda a mensuração de resultados na rotina das assessorias de imprensa.

Essa ainda é uma estratégia deixada de lado por muitos profissionais. E os motivos para isso são diversos: falta de tempo, medo de relatórios e foco apenas na execução das estratégias.

Ao perceber esse cenário, nossa equipe decidiu construir um e-book que falasse sobre mensuração de resultados e que fizesse os profissionais perderem o medo dos relatórios.

Afinal, a melhor forma de fazer nossos clientes enxergarem valor no trabalho da assessoria de imprensa é entregar resultados que comprovem que o serviço de comunicação fez diferença no crescimento da empresa assessorada.

E nosso e-book conta ainda com 9 dicas para a criação de relatórios de assessoria que realmente ajudem a comprovar os resultados do trabalho de comunicação externa.

Se o assunto te interessar, não deixe de baixar nosso e-book sobre mensuração de resultados, certo? É só clicar aqui para fazer o download.

 

  1. Fake news e assessoria de imprensa

O segundo e-book da nossa retrospectiva 2018 tem a ver com um tema alarmante e que foi personagem principal de muitos debates ao longo deste ano: as fake news.

Ao longo do ano, principalmente no período eleitoral, vimos muitos artigos sobre notícias falsas.

Afinal, a corrida eleitoral foi inundada por fake news nas redes sociais, principalmente no Whastapp.

E como somos um blog feito por comunicadores sociais para comunicadores sociais, não podíamos deixar de falar sobre esse assunto.

Então, criamos um e-book para mostrar que um bom trabalho de assessoria de imprensa é essencial no combate ao compartilhamento de fake news.

E isso se justifica pelo fato de o trabalho de um assessor digital ter relação com a construção de relacionamentos sólidos e de confiança com os públicos estratégicos das marcas.

A partir da relação de confiança, conseguimos fortalecer a reputação das empresas e evitar abalos por causa das fake news.

Se esse e-book da nossa retrospectiva 2018 te interessar, clica aqui para fazer o download!

 

  1. Gestão de crise em redes sociais

A frase que resume o terceiro e-book da nossa retrospectiva 2018 é a seguinte: não subestime crises de imagem nas redes sociais.

Afinal, se crise de imagem já era um assunto relevante na comunicação tradicional, imagine quando falamos das redes sociais, certo?

Redes sociais são instantâneas e potencializam o alcance das marcas. E isso vale tanto para situações positivas para as empresas, como para as negativas.

Crise de imagem nas redes sociais é um assunto que não podemos varrer para debaixo do tapete. Afinal, não adianta deixarmos o assunto de lado; ele está ao nosso lado o tempo todo.

Por mais que a gente esqueça, todas as marcas estão vulneráveis a passar por crises de imagem na era digital. E a melhor forma de reverter a situação é contar com um bom planejamento.

E é sobre isso que nosso e-book fala. Criamos um passo a passo para a criação de um bom planejamento para crises de imagem em redes sociais.

Nosso material tem o objetivo de te ajudar a ser um profissional mais completo e mais ágil para seus clientes.

Afinal, não esqueça que um bom gerenciamento de crise exige agilidade, assertividade e muita calma.

Para fazer o download do nosso e-book sobre planejamento para crises de imagem em redes sociais, é só clicar aqui.

 

  1. Análise de sentimento na assessoria digital

O quarto e-book da nossa retrospectiva 2018 é sobre um indicador de desempenho que você deve prestar atenção.

A análise de sentimento é um indicador qualitativo que nos ajuda a comprovar o impacto da assessoria de imprensa na imagem e na reputação das empresas.

Esse indicador ainda é deixado de lado por muitas assessorias, pois muitos clientes ainda insistem na valoração (ou centimetragem) nos relatórios de clipping, por exemplo.

No entanto, como sabemos a importância de relatórios que avaliam aspectos qualitativos, em 2018 elaboramos um material para falar sobre análise de sentimento.

Nosso e-book explica a importância desse indicador na rotina das assessorias digitais e ensina como essa análise é feita.

Mas é importante que você entenda 2 coisas:

  1. Indicador de desempenho não é receita de bolo. Cada caso é um caso. Por isso, é importante ter um olhar estratégico sobre a mensuração de resultados.
  2. Análise de sentimento faz parte do processo de educação do cliente. E isso exige paciência, jogo de cintura e muita respiração.

Se o assunto te interessa, é só clicar aqui para fazer o download do e-book.

 

  1. Monitoramento de redes sociais

O quinto e-book da nossa retrospectiva 2018 fala sobre monitoramento de redes sociais. E essa estratégia ainda é muito confundida com a gestão dos canais sociais.

A ideia da elaboração desse e-book surgiu por causa dessa confusão entre a gestão e o monitoramento das mídias sociais.

Afinal, são duas ferramentas essenciais para uma boa assessoria digital, mas que são prejudicadas por essa confusão.

Nosso e-book tem o objetivo de te mostrar que gestão e monitoramento de redes sociais são complementares, mas diferem em seus propósitos.

Uma boa gestão necessita de um bom monitoramento. E vice-versa.

No entanto, sem uma boa estratégia de monitoramento, deixamos nossos clientes de assessoria vulneráveis às crises de imagem e ao compartilhamento de boatos, por exemplo.

Então, da mesma forma que valorizamos o clipping de notícias, precisamos aprender a valorizar o monitoramento de redes sociais.

E o nosso e-book vai te ajudar nesse processo.

Se o assunto te interessa, é só clicar aqui para baixar o material.

 

1 template na retrospectiva 2018 do blog Assessor de Imprensa

Neste ano, também produzimos templates para ajudar de forma prática nossos leitores. Então, isso não podia faltar em nossa retrospectiva 2018, certo?

Um dos templates que produzimos e que vai te ajudar em 2019 é um material sobre proposta de assessoria de imprensa.

Esse é um assunto que muitos profissionais sentem dificuldade. Afinal, o que colocar na proposta de assessoria do cliente?

Então, decidimos facilitar a sua rotina e otimizar esse processo tão importante para que você consiga fechar um job, por exemplo. Daí surgiu a ideia de criarmos um template com aspectos essenciais em uma boa proposta de assessoria de imprensa.

O nosso template é um modelo editável do que você pode incluir na proposta de serviço de comunicação. Ou seja, é um material flexível e que pode ser modificado de acordo com a sua realidade.

Se esse assunto for do seu interesse, é só clicar aqui para fazer o download.

Por fim, saiba que os 6 materiais que selecionamos para a nossa retrospectiva 2018 são apenas alguns dos conteúdos que elaboramos neste ano.

Para acessar outros conteúdos, não deixe de conferir a nossa página com o acervo dos nossos materiais gratuitos. É só clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *