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Relatório de comunicação automatizado: qual é a importância?

Quando falamos sobre relatório de comunicação digital, é comum ouvir que essa ferramenta é desgastante e que acaba impactando o desempenho de outras estratégias. 

Afinal, muitos profissionais ainda tentam elaborar relatórios de forma manual. O que acontece nesse cenário é que as informações acabam se perdendo, e os furos aparecem. 

Assim, fica complicado cruzar dados relevantes para a gestão de marcas, reportar resultados e justificar o investimento em um serviço de comunicação.

Então, se essa é a realidade da sua rotina de assessoria digital, saiba que é possível contornar esse gargalo, destravar relatórios e reportar resultados de forma prática e rápida.

A resposta para isso? Relatório de comunicação automatizado.

Qual é a importância do relatório de comunicação automatizado?

As mudanças trazidas pelo meio digital impactaram a realidade da assessoria de imprensa. Hoje, a profissão vai muito além dos pilares release, follow-up e clipping.

Com as redes sociais e com as mídias jornalísticas digitais, o leque de possibilidades para divulgar a imagem de marcas aumentou. 

Junto com isso, surgiram novas maneiras de reportar resultados de comunicação de forma palpável.

Por consequência, isso facilitou a criação do relatório de comunicação, o diálogo com os clientes e a justificativa para a valorização do trabalho de assessoria.

Porém, não podemos esquecer que esse cenário não é apenas flores. Afinal, o fluxo de informações no meio digital é alto. Além disso, a quantidade de dados que temos à nossa disposição é significativa.

Dessa forma, se você mede e reporta resultados manualmente, já deve ter percebido que o relatório de comunicação pode ser uma tarefa um tanto quanto complexa.

E o que acontece quando temos demandas complexas em nossa rotina profissional? Bem, ou acabamos desistindo da estratégia ou criamos uma grande bola de neve em nosso dia a dia.

De qualquer maneira, o cenário não é muito promissor, certo?

Porém, é nessa situação de tarefas travadas que reconhecemos a importância das ferramentas que automatizam processos desgastantes, como é o caso do relatório de comunicação.

Relatórios automatizados = análises mais precisas

Os relatórios automatizados garantem informações precisas que nos ajudam a tomar decisões com mais facilidade. 

Além disso, permitem que possamos orientar nossas ações de comunicação por dados, garantindo resultados mais efetivos e visibilidade de marca mais certeira.

E não para aí: o relatório de comunicação automatizado te ajuda a manter o diálogo com o cliente em dia, facilitando a justificativa do envio de um release para um determinado veículo jornalístico, por exemplo.

Ficou interessado na automação dos relatórios de assessoria? Bem, a gente vai te mostrar como inserir essa estratégia em sua rotina.

Como obter relatórios automatizados para reportar resultados

Antes de qualquer coisa, entenda que a automação do relatório de comunicação está alinhada ao uso de tecnologias que otimizam estratégias de assessoria, como ferramentas de monitoramento ou de análise de dados.

Elas são as grandes responsáveis pela otimização e pela precisão da nossa rotina profissional.

Afinal, evitam que você perca tempo com tarefas repetitivas e operacionais, o que te ajuda a ser mais analítico e mais certeiro na hora de medir e de reportar resultados.

Com isso em mente, saiba que, para obter relatórios automatizados, você precisa encontrar uma ferramenta que esteja alinhada ao seu contexto profissional e que atenda às suas necessidades de comunicação.

Para te ajudar, vamos trazer 2 exemplos de relatórios automatizados que fazem parte de ferramentas aliadas dos profissionais de comunicação.

Relatórios de clipping automatizados

O primeiro tipo de relatório de comunicação automatizado que vai te ajudar a ser mais preciso na hora de reportar resultados tem a ver com o monitoramento de notícias.

O clipping, como também é conhecido, é um dos pilares da assessoria de imprensa. Afinal, funciona como um termômetro para entendermos a visibilidade de uma marca em veículos jornalísticos.

Além de permitir a identificação de releases e de pautas que emplacaram sobre uma marca, o monitoramento de notícias ainda é fonte de dados como:

  • Que tipo de assunto tem sido pautado pela imprensa.
  • Quais são os veículos mais relevantes para uma determinada marca.
  • Qual é o alcance geográfico e o ROI das matérias emplacadas.
  • Qual é o sentimento das notícias.
  • Quais são as movimentações de mercado pautadas pelos jornalistas e que podem ser uma ameaça para a marca do cliente.
  • Quais são as matérias que a concorrência é fonte de informação.

Assim, o clipping se torna uma estratégia rica para que você consiga reportar resultados de comunicação com efetividade.

Porém, a análise manual do clipping pode complicar esse processo, já que existem cenários em que precisamos ser muito ágeis e precisos para construir um panorama completo sobre a imagem de uma marca na imprensa.

E é aqui que entra o relatório de clipping automatizado do Knewin News.

Relatórios de clipping do Knewin News

O Knewin News é uma ferramenta profissional para automatizar o monitoramento de notícias. Além disso, ele também entrega dados analíticos sobre as matérias jornalísticas monitoradas.

Com a configuração de relatórios diários ou inteligentes, você tem acesso, de forma 100% automatizada, a dados relevantes sobre o clipping de seus clientes de comunicação.

Aliás, os relatórios inteligentes garantem análises semestrais, o que facilita o momento de medir e de reportar o retorno das ações de comunicação externa.

Se você ainda não conhece todo o potencial do Knewin News para o trabalho da assessoria digital, clique aqui e solicite uma demonstração gratuita da ferramenta.

Relatórios de redes sociais automatizados

O segundo tipo de relatório de comunicação automatizado que vai te ajudar a ser um assessor de imprensa mais efetivo tem a ver com o monitoramento de redes sociais.

A gestão e o monitoramento de redes sociais já são uma realidade na assessoria digital. Então, não temos como fugir dessas estratégias.

Afinal, as plataformas sociais funcionam como um canal de comunicação direto entre marcas, consumidores e demais stakeholders.

Além disso, a partir da produção de conteúdo, da criação de anúncios e da interação com os seguidores, é possível maximizar o alcance e a visibilidade de uma empresa ou de uma figura pública.

Porém, de nada adianta fazermos a gestão dos canais sociais se não nos preocupamos em analisar e medir o resultado das ações de comunicação.

E é nesse cenário que o relatório 100% automatizado do Knewin Social é o protagonista.

O que é o relatório automatizado do Knewin Social?

O relatório do Knewin Social é documento que traz informações relevantes sobre o monitoramento de redes sociais de forma prática, ágil, interativa e de fácil visualização.

Sem a necessidade de inserir filtros, você consegue visualizar, com apenas 1 clique, os seguintes dados:

  • Resumo sobre menções nas redes sociais (quantidade de posts, comentários e curtidas).
  • Gráfico com a análise de sentimento das temáticas monitoradas.
  • Os maiores influenciadores da marca do cliente de assessoria.
  • Gráfico com buzz e tema por mídia monitorada.
  • Tuítes mais compartilhados.

E tudo isso pode ser visualizado de 3 formas: dados do dia, dos últimos 3 dias ou da última semana.

Além do relatório 100% automatizado, o Knewin Social também centraliza a gestão dos canais sociais e o monitoramento completo e estratégico dessas plataformas.

Então, se você ainda não conhece todo o potencial do Knewin Social para o trabalho da assessoria digital, clique aqui e solicite uma demonstração gratuita da ferramenta.

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