por que automatizar

Por que automatizar o monitoramento de notícias?

Por que automatizar o clipping de notícias? Esse é um questionamento feito por muitos profissionais na era da comunicação digital.

Há quem ainda torça o nariz para a ajuda da tecnologia.

E há quem entenda que automatizar processos significa menos tempo perdido em tarefas repetitivas e demoradas.

Independentemente de qual grupo você faz parte, queremos te mostrar por que automatizar o monitoramento de notícias vale muito a pena em agências de comunicação e em setores de assessoria de imprensa dentro de pequenas, médias ou grandes organizações.

Por que automatizar o clipping vale a pena

Já se foi o tempo em que o monitoramento de notícias era apenas uma ferramenta para para detectar releases que emplacaram na imprensa.

Hoje, o clipping funciona como uma ferramenta estratégica para acompanhar a concorrência, para gerenciar crises de imagem e, até mesmo, para detectar fake news (um tema preocupante na atualidade e que é assunto de um e-book aqui do blog AI).

O grande ponto é que temos muitas fontes de informação à nossa disposição. São blogs, jornais impressos (sim, eles ainda são essenciais), matérias de rádio e de TV, revistas, sites de nicho, entre outras plataformas.

E tudo isso tem a instantaneidade como base central.

Quando uma agência de comunicação decide executar um clipping de forma manual, acaba criando uma grande bola de neve na rotina dos profissionais.

Afinal, um bom monitoramento de mídias exige olhar aguçado e analítico.

E se mantivermos esse olhar aguçado no clipping manual, como ficam as outras estratégias de comunicação? Comprometidas, é claro.

Ao perceber que o monitoramento de notícias manual é um gargalo no dia a dia (esse é o nome usado para estratégias que comprometem o desempenho dos profissionais), as agências começam a entender por que automatizar o clipping vale a pena.

Dessa forma, começam a pesquisar por plataformas que facilitam a execução de um monitoramento de notícias em tempo real, como o Knewin Notícias.

Mas será que o clipping automatizado só vale a pena porque ajuda na entrega de conteúdos noticiosos em tempo real?

 

O que o clipping automatizado é capaz de fazer por você

Facilitar a entrega de conteúdos noticiosos em tempo real é uma boa resposta para a pergunta “Por que automatizar o clipping de notícias?”. No entanto, podemos ir além.

Um clipping automatizado facilita (e muito) a rotina de quem trabalha com comunicação digital. São diversas estratégias que ficam menos complexas ao utilizar uma ferramenta de clipping como o Knewin Notícias.

  1. O clipping automatizado ajuda a gerenciar crises com muito mais efetividade.
  2. Automatizar o clipping significa um olhar mais estratégico para fazer análise competitiva.
  3. Monitoramento de notícias automatizado também permite que você elabore releases mais assertivos. Afinal, você consegue acompanhar com facilidade o que os jornais estão pautando.
  4. Dica número quatro: Por que automatizar o clipping? Pelo simples fato de conseguir analisar as notícias de forma qualitativa. E isso facilita o processo de mensuração de resultados.
  5. Um monitoramento de mídias otimizado também ajuda no processo de combate à disseminação de notícias falsas no meio digital.
  6. E ainda ajuda a detectar ameaças e oportunidades que podem afetar o desempenho de seu cliente.

Aliás, temos um e-book sobre esse assunto, sabia? Nosso material tem 9 motivos para você entender por que automatizar o clipping vale a pena. Clique aqui para fazer o download gratuito.

 

Como automatizar o monitoramento de mídias com efetividade

O clipping de notícias automatizado depende da contratação de um serviço de clipping efetivo. O Knewin Notícias é um exemplo de plataforma que você pode utilizar no dia a dia da agência de comunicação.

A ferramenta da Knewin, empresa incentivadora do blog Assessor de Imprensa, proporciona um monitoramento de notícias completo, sem furos e com a agilidade que você necessita na era da informação digital.

A plataforma entrega mais de 1 milhão de fontes noticiosas em questão de segundos. Você apenas precisa estruturar uma busca, a partir de palavras-chave estratégicas, e o Knewin Notícias automatiza o processo para você.

Dentre essas fontes noticiosas, você consegue monitorar jornais impressos, televisivos e radiofônicos, além dos conteúdos digitais, é claro.

Além disso, o Knewin Notícias também automatiza a elaboração e o disparo de alertas, Newsletters e relatórios inteligentes diários. Os documentos chegam em seu e-mail e podem ser compartilhados com o seu cliente.

Toda essa estrutura de funcionalidades efetivas para um clipping automatizado significa que a tarefa repetitiva de clipar notícias vai ficar sob responsabilidade de um robô.

Mas se você está pensando “por automatizar o monitoramento de notícias se meu trabalho vai ser substituído?”, calma.

 

  • A ferramenta de clipping é uma mão amiga em sua rotina

Ferramentas tecnológicas são grandes mãos amigas na rotina de quem precisa se desdobrar para cumprir prazos e demandas com qualidade.

Mas, apesar de automatizar o processo, o olhar humano do assessor de imprensa ainda é essencial no processo.

A plataforma de clipping não substitui o trabalho dos profissionais de assessoria.

Aliás, o olhar do assessor, na era das fake news, é imprescindível para uma curadoria de conteúdos assertiva.

A ferramenta funciona como uma forma de evitar que os profissionais percam tempo com atividades repetitivas e que podem ser otimizadas.

Ao otimizar processos como o monitoramento de notícias, você consegue utilizar seu tempo para concluir outras demandas importantes na gestão de comunicação externa. Isso sem deixar de clipar notícias e ficar atualizado sobre o que falam de seu cliente nos conteúdos jornalísticos.

Por fim, se você quiser se aprofundar no assunto, saiba que você pode fazer o download do nosso e-book com 9 motivos para automatizar o clipping de notícias e garantir resultados mais efetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *