Como plano de comunicação interna tem a ver com clipping?

Aqui no blog Assessor de Imprensa, abordamos as estratégias de comunicação externa com frequência. No entanto, o plano de comunicação interna também é imprescindível para o sucesso das empresas. E o clipping de notícias tem tudo a ver com isso.

Pode até parecer estranho falar sobre monitoramento de notícias no cenário da comunicação interna. Mas a inclusão dessa estratégia vai deixar o relacionamento entre gestores da empresa e colaboradores mais transparente, humanizado e assertivo.

4 motivos para incluir o clipping de notícias no plano de comunicação interna

Para te mostrar que monitoramento de notícias é uma estratégia assertiva para incluir na elaboração do plano de comunicação interna, resolvemos selecionar 4 ótimos motivos que vão te ajudar a mudar sua opinião sobre o assunto.

Esperamos que nosso post te mostre que comunicação interna é importante. Afinal, ela garante que as estratégias de comunicação externa tragam bons resultados para seu cliente.

 

1. O clipping informa sobre as ações da empresa

O clipping de notícias no cenário do plano de comunicação interna traz diversos benefícios para as empresas assessoradas. Um deles é o canal de informação aberto para os colaboradores.

Com o clipping e a estruturação de um relatório de monitoramento de notícias, é possível manter os colaboradores da empresa assessorada informados sobre as ações desenvolvidas pela empresa.

Isso é importante para que os colaboradores consigam enxergar, de forma palpável, como a empresa se posiciona no mercado.

Além disso, a inclusão do relatório de clipping no plano de comunicação interna faz com que os colaboradores se sintam parte da empresa.

Afinal, o dia a dia da empresa é feito por pessoas. Só é possível concretizar ações e cumprir demandas se tivermos a ajuda e o esforço de todos os colaboradores.

 

2. Ajuda a informar sobre crises de imagem

O clipping, inserido no contexto do plano de comunicação interna, é uma ótima ferramenta para situações de crises de imagem.

Sim, notícias negativas devem ser informadas aos colaboradores. Em muitos casos, elas até são mais importantes do que os conteúdos positivos.

As notícias negativas são essenciais para informar os colaboradores sobre os fatos que geraram uma crise de imagem para a empresa, bem como para mostrar aos funcionários que os gestores têm noção do ocorrido.

Informar os colaboradores é uma forma de educá-los sobre momentos turbulentos. Isso é uma ótima maneira de evitar o compartilhamento de boatos e de deixar os funcionários cientes do ocorrido.

Afinal, é melhor que os colaboradores saibam de uma crise de imagem pela empresa. O plano de comunicação interna deve prezar pela comunicação transparente com os profissionais que dão vida à empresa de seu cliente.

 

3. Abre o canal de comunicação e interação com colaboradores

Outro motivo para incluir o clipping no plano de comunicação interna é a possibilidade de criar um canal de interação entre gestores e colaboradores. Isso é essencial para manter a produtividade da empresa em dia.

Mas por que isso acontece? Quando mantemos uma comunicação unilateral, em que somente os gestores da empresa se posicionam, os colaboradores tendem a não se sentir parte da organização.

Além disso, quando disponibilizamos o clipping ao público interno da marca assessorada, permitimos que os colaboradores consigam enxergar que o trabalho que fazem no dia a dia está sendo refletido na imprensa.

E isso gera maior engajamento, que pode ser aproveitado nas redes sociais.

Notícias que mencionam a empresa ou as ações da organização podem ser compartilhadas pelos colaboradores nas redes sociais.

Ao compartilharem uma notícia que menciona a empresa de seu cliente, os colaboradores ajudam a melhorar a visibilidade da marca e fazem parte da conquista de melhores resultados da empresa.

 

4. Facilita a estruturação de um diálogo alinhado

O último motivo para incluir o clipping no plano de comunicação interna é a estruturação de um discurso sólido e alinhado com as diversas áreas da empresa.

Não adianta a equipe de assessoria manter um discurso para a marca se os colaboradores não estiverem alinhados com isso.

Falta de alinhamento é o grande causador de crises de imagem desnecessárias para as marcas, principalmente nas redes sociais.

Então inclua um compilado periódico de notícias nos canais de interação com os colaboradores. Isso vai te ajudar a executar uma assessoria de imprensa de sucesso, 

Você vai ver que, dessa forma, vai ser mais fácil manter um discurso sólido para a marca assessorada. Isso vai evitar os problemas desnecessários de ruídos de comunicação.

Não esqueça que um bom plano de comunicação interna deve valorizar o alinhamento do discurso e dos valores da marca com os colaboradores.

Se todos trabalharem na mesma frequência e entenderem o posicionamento da empresa, os resultados conquistados pela marca serão mais efetivos. E isso reflete positivamente em seu trabalho como assessor de imprensa.

Por fim, saiba que o monitoramento de notícias é uma estratégia-chave na assessoria de imprensa.

Para se aprofundar no assunto, faça o download do nosso guia de clipping para profissionais atarefados.