plano de assessoria de imprensa

Descubra 4 dicas essenciais para um ótimo plano de assessoria de imprensa

Com certa frequência, mencionamos aqui no blog a importância do plano de assessoria de imprensa para que você obtenha bons resultados para seu cliente. No entanto, por mais que esse seja um termo recorrente na vida do assessor, será que você sabe o que deixa essa estratégia infalível?

Talvez essa pergunta tenha feito você ficar pensativo, não é? Isso é normal. Quando trabalhamos há um tempo com certas estratégias, nosso cérebro fica tão condicionado que fazemos as coisas no chamado piloto automático.

Mas não se preocupe. Nós pensamos em você e decidimos trazer dicas (provavelmente já conhecidas em sua rotina) para renovar seu trabalho como assessor de imprensa.

Relembre 4 dicas essenciais para elaborar um plano de assessoria de imprensa

Quando elaboramos um plano de assessoria de imprensa, existem alguns pontos que são essenciais para obter bons resultados para o cliente. Talvez você já faça isso no dia a dia, mas não custa relembrar, não é?

Sempre é bom voltarmos ao que é básico, colocando o foco no reconhecimento de problemas – e na resolução deles. Por isso, confira o que separamos para você renovar seu olhar para a assessoria de imprensa.

  1. Trace objetivos

Falar em objetivos parece algo óbvio, mas não é. Às vezes, na empolgação de criar estratégias para o cliente e mostrar resultados com rapidez, esquecemos do básico.

E o básico é sentar e analisar onde se quer chegar com o plano de assessoria de imprensa. Só a partir disso você vai conseguir estruturar o resto do planejamento.

É difícil seguir por um caminho sem saber o que você quer conquistar ali. Por isso, por mais simples que pareça (e muitas vezes deixamos passar batido), pense no que você e o cliente querem obter de resultado com o investimento em assessoria de imprensa.

  1. Estabeleça o público

Outra coisa que você precisa dar a devida importância na hora de elaborar o plano de assessoria de imprensa é identificar qual é o público-alvo de seu cliente.

Isso é essencial para que as estratégias escolhidas por você deem certo. Afinal, não adianta disparar táticas para todos os lados e atingir pessoas que não têm interesse ou afinidade no ramo de atuação do seu cliente.

Não esqueça que quantidade nem sempre é qualidade. Tenha em mente que é preciso segmentar e direcionar as estratégias do plano. Assim, as chances de você conquistar bons resultados são maiores.

  1. Identifique os veículos estratégicos

Imagine escrever um release e, depois de tudo pronto, não saber para quem enviar. Situação estressante, não é? Então, para evitar fadigas desnecessárias, antes de colocar o plano em ação, identifique quais são os veículos estratégicos para seu cliente.

Organize o nome dos veículos noticiosos, o nome dos jornalistas, os telefones, os e-mails, os focos da abordagem, entre outras coisas. Ou seja, estruture seu mailing – você vai ver que organização facilitará sua vida depois.

Além disso, como você provavelmente também vai trabalhar com o meio digital, não esqueça de verificar portais de notícia e blogs que possam servir como veículos estratégicos para seu cliente.

  1. Defina estratégias

Alguma vez você já pensou naquela estratégia para o cliente antes de sentar e estruturar o planejamento de assessoria? Provavelmente a resposta é “claro!”. Nós sabemos que isso é comum. Afinal, somos seres ansiosos por ações e resultados.

No entanto, talvez aquela estratégia genial precisou ser excluída depois da estruturação do plano de assessoria de imprensa. Se identificou? Nem sempre o que pensamos está adequado às necessidades do cliente.

Por isso, deixe para definir quais são as melhores estratégias para o cliente depois de verificar, principalmente, qual é o público-alvo da marca. Além disso, pense nas ações que serão executadas com muita calma – a pressa só vai te fazer tropeçar depois.

Dê um passo de cada vez. Você verá que o tempo investido para elaborar o planejamento será melhor aproveitado agora e futuramente.

Não esqueça de mensurar os resultados do plano de assessoria de imprensa

Algo que você não pode deixar de lado é mensurar os resultados obtidos com as estratégias do plano de assessoria de imprensa. Afinal, de que adianta você ter um trabalho enorme para pensar e elaborar o planejamento se não souber qual foi o resultado?

Por isso, depois de executar o que estava no plano de assessoria de imprensa, é hora de partir para a etapa de monitoramento, que vai te dar resultados para mensurar e mostrar ao cliente que valeu a pena o investimento em um serviço de assessoria.

Uma dessas formas de monitoramento e de mensuração é o bom e velho clipping. Você deve conhecer bem esse processo, por isso também deve ter noção de quanto ele é trabalhoso, sendo capaz de comprometer sua rotina se feito manualmente.

Se é isso que está acontecendo com você, talvez seja a hora de aceitar a ajuda da tecnologia e procurar uma ferramenta profissional de clipagem. Ela é capaz de otimizar o seu dia a dia como assessor. Assim vai ser muito mais fácil para que você consiga ver os resultados de todo o seu trabalho.

Se quiser se aprofundar mais no assunto, você pode fazer o download do nosso ebook Planejamento de assessoria de imprensa: 8 passos para uma estratégia imbatível. O download é gratuito.

planejamento de assessoria de imprensa banner

4 comentário em “Descubra 4 dicas essenciais para um ótimo plano de assessoria de imprensa

    1. Oi, Wagner, tudo bem? Tivemos uma instabilidade nas nossas páginas, mas tudo voltou ao normal. O template está disponível sim. Qualquer coisa, me envia um e-mail (caroline@knewin.com), assim eu consigo te ajudar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *