Como personalizar o relatório de assessoria de imprensa?

Se você se preocupa em personalizar o relatório de assessoria digital, saiba que está no caminho certo.

 Afinal, o relatório é um documento analítico que nos ajuda a apresentar resultados de comunicação aos nossos clientes.

 Além disso, é nesse documento que vamos reunir informações sobre o clipping, sobre o monitoramento de redes sociais, as ações de comunicação, entre outros pontos.

 Porém, cada cliente necessita de informações diferentes. Assim, a melhor forma de ser um profissional efetivo é saber como personalizar o relatório de assessoria digital. E vamos te ajudar com isso.

 

Aprenda a personalizar o relatório de assessoria digital

A preocupação em personalizar o relatório de assessoria digital te ajuda a construir documentos individualizados e direcionados para cada cliente que você atende.

Dessa forma, é possível aproveitar, com precisão, as informações obtidas no monitoramento de notícias de cada assessorado. Além disso, fica mais fácil alinhar os dados de comunicação aos objetivos empresariais.

Assim, se você deseja ser um assessor efetivo e certeiro para seus clientes de comunicação, é importante conhecer diferentes angulações para personalizar o relatório de assessoria de imprensa.

E, neste artigo, trazemos 5 formas de construir relatórios na assessoria digital. Esperamos que as dicas sejam úteis para você.

 

1. Relatório Semanal

Se você tem a intenção de personalizar o relatório de assessoria de seus clientes, é importante saber que é possível construir o documento semanalmente.

Este tipo de modelo de relatório é mais curto. Ele serve para manter a comunicação alinhada entre você e seu cliente. E isso evita ruídos que podem afetar o desempenho mensal da assessoria de imprensa.

No relatório semanal, você pode incluir informações sobre o que foi planejado, o que realmente foi executado e os gargalos dos últimos 7 dias.

Ele é um ótimo recurso para você manter a organização em sua rotina profissional e para alinhar expectativas com os seus clientes.

Além disso, é uma maneira de manter o assessorado informado sobre as notícias que saíram na imprensa e que mencionam a marca, além das menções em redes sociais (positivas e negativas) dos últimos 7 dias.

 

2. Relatório mensal

Se você deseja personalizar o relatório de assessoria digital de seus clientes mensalmente, saiba que este tipo de modelo é mais extenso do que o semanal.

Relatórios mensais trazem destaques sobre o clipping de notícias, sobre o monitoramento de redes sociais e sobre a presença digital da concorrência.

Além disso, é possível incluir:

  • Um balanço do que funcionou nos últimos 30 dias.
  • Assuntos que precisam fazer parte do radar de comunicação.
  • Recomendações para o próximo mês.

O modelo mensal de relatório é uma ótima ferramenta para traçar comparativos e para entender a evolução da marca mês a mês.

Dessa forma, fica mais fácil visualizar gargalos na rotina de assessoria e identificar oportunidades de ações de comunicação.

Inclusive, temos 2 templates de relatório mensal para te ajudar. 

Clique aqui para fazer o download do nosso modelo de relatório mensal de monitoramento de redes sociais.

Clique aqui para baixar o nosso modelo mensal de relatório de assessoria de imprensa.

 

3. Relatório trimestral

Personalizar o relatório de assessoria de forma trimestral te ajuda a trazer métricas de desempenho para a comunicação com os seus clientes.

Afinal, este tipo de documento pode ir além do que já foi abordado nos relatórios mensais.

Aqui, em vez de trazer informações pontuais, insira:

  • Métricas de desempenho.
  • Análises de inserções da marca na imprensa.
  • Sentimento das menções em redes sociais.
  • Segmentação de veículos.
  • Ações para canais sociais.
  • ROI.

O importante é mostrar ao cliente de assessoria como o trabalho de comunicação ajudou a trazer mais visibilidade e mais impacto para a marca nos últimos 3 meses.

Além disso, é possível incluir recomendações para os próximos meses, com passos que podem ajudar a aprimorar ainda mais a presença digital da empresa.

 

4. Relatório semestral

Além dos relatórios semanais, mensais e trimestrais, você também pode investir na construção de documentos analíticos semestrais.

Os relatórios semestrais te ajudam a obter um olhar mais macro sobre a atuação da assessoria de imprensa nos últimos 6 meses. Afinal, é possível:

  • Trazer destaques.
  • Avaliar o desempenho da marca.
  • Identificar pontos que ainda podem ser aprimorados.
  • Mostrar como a comunicação foi essencial para contornar crises de imagem.

Para personalizar o relatório de assessoria com focos nos últimos 6 meses, é importante trazer informações como:

  • Comparativo mês a mês
  • Desempenho mês a mês
  • Sentimento da marca nos últimos 6 meses.
  • Matérias jornalísticas espontâneas.
  • Menções em redes sociais.
  • Engajamento semestral nas redes sociais.
  • Ações de conteúdo digital que trouxeram mais engajamento e retorno para a marca.
  • Assuntos abordados.
  • Comparativo entre assessorado e concorrência.
  • Pontos que ainda são gargalos.
  • Próximos passos para impulsionar forças da marca e para contornar fraquezas.

Aliás, se você tiver dificuldade em criar esse tipo de relatório, saiba que temos um template para documentos semestrais de clipping de notícias. É só clicar aqui.

 

5. Relatório de evento

A quinta maneira de personalizar o relatório de assessoria de imprensa é quando entramos no cenário de eventos.

Neste caso, algumas coisas mudam na hora de criar relatórios para os clientes.

A primeira coisa que você deve lembrar é que esse é um modelo pontual e único. Ou seja, é importante incluir todas as informações sobre o evento.

Assim, se você precisa criar este tipo de relatório, inclua tudo o que foi realizado, todas as interações, os orçamentos, os influenciadores digitais convidados, a repercussão na imprensa e nas mídias sociais.

Em outras palavras, deixe claro para o seu cliente o que foi realizado no pré, durante e pós evento. 

Afinal, todas as informações (do planejamento à mensuração) são essenciais para manter a comunicação fluida com o assessorado e para obter um olhar macro sobre o evento realizado pela equipe de comunicação.

O que você não pode esquecer na hora de personalizar o relatório de assessoria digital

Cada tipo de relatório contém níveis de informação diferentes. Afinal, a profundidade dos dados e os objetivos são específicos para cada momento e para cada cliente.

Porém, o ponto de convergência entre todos os tipos de modelos de relatório é que esse é um documento que ajuda a demonstrar, de forma detalhada, as atividades da assessoria de imprensa.

Então, independentemente da forma que você vai personalizar o relatório de assessoria, o importante é destacar o esforço, o desempenho e o mérito do trabalho de comunicação na imagem de uma empresa.

Afinal, a gente sabe que o serviço de comunicação ainda é um nicho pouco valorizado por empresas e clientes.

Dessa forma, hierarquize informações, traga destaques e mostre o real valor do trabalho da assessoria de imprensa. Não deixe dados importantes sobre as ações de comunicação de fora dos relatórios.

Além disso, tenha objetivos ao construir relatórios e insira um plano de ação. Esses dois pontos vão nortear a seleção das informações analíticas e vão ajudar a traçar os próximos passos para impulsionar a imagem do cliente.

Outro ponto importante é que, na hora de personalizar o relatório de assessoria dos clientes, não esqueça de utilizar a identidade visual das empresas. Ou seja, insira logos e cores próprias, trazendo um ar individualizado ao documento.

Por fim, se você deseja construir relatórios de assessoria com eficiência, acesse a seção da nossa biblioteca com materiais estratégicos sobre o assunto. É só clicar no banner.