Perfil corporativo no Instagram: 8 dicas para potencializar a estratégia

Sites de redes sociais fazem parte de um tema recorrente na assessoria de imprensa digital. No entanto, muitos profissionais lembram apenas do Facebook, e esquecem que é possível gerenciar um perfil corporativo no Instagram.

Essa mídia social, queridinha dos apaixonados por fotografia, pode ser utilizada por empresas para divulgar a imagem da marca, para engajar pessoas e para conquistar novos consumidores.

Existem alguns segredos para gerenciar perfil corporativo no Instagram

Primeiro, entenda que por mais que você não seja um Social Media, é fundamental saber como gerenciar um perfil corporativo no Instagram e uma fanpage no Facebook, por exemplo.

Na era digital, o assessor de imprensa precisa ter conhecimento suficiente para entregar os melhores resultados para o cliente. E isso significa ter habilidade para gerenciar sites de redes sociais.

Para facilitar sua vida na mídia social da fotografia e das hashtags, selecionamos 8 dicas para potencializar a gestão do perfil empresarial no Instagram na assessoria de imprensa.

1. Estabeleça objetivos

O primeiro passo para gerenciar um perfil corporativo no Instagram é a base para qualquer estratégia na assessoria de imprensa. Estabelecer objetivos é algo essencial para a construção de conteúdos para qualquer canal de comunicação digital.

Portanto, na hora de elaborar o planejamento de assessoria de imprensa, converse com seu cliente sobre os objetivos da empresa ao estar presente no meio digital.

Além disso, vamos deixar mais um lembrete: seu cliente realmente precisa de Instagram? Dê muita atenção para esta pergunta. Afinal, nem sempre esse é um site de rede social que se encaixa com a missão das empresas.

Caso o Instagram realmente se encaixe na empresa de seu cliente, vá em frente. Esse canal digital é ótimo para conquistar engajamento dos usuários.

2. Preocupe-se com a frequência de postagens

Da mesma forma que frequência de postagens importa em blogs, disparo de Newsletters e Facebook, no Instagram ocorre a mesma coisa.

A frequência que a empresa vai aparecer na mídia social, no entanto, está relacionada aos objetivos da marca no meio digital.

Cuide para não “floodar a timeline” dos usuários, como é dito no meio digital. O que isso significa? Seja estratégico e crie um cronograma com a quantidade de postagens que a empresa vai ter por semana, por exemplo.

Isso é fundamental para evitar que as publicações de uma empresa preencham a timeline dos usuários, fazendo com que as pessoas criem antipatia pela marca. Isso não é o que você deseja, não é mesmo?

3. Mantenha o foco no público de interesse

Com frequência, abordamos o termo “público de interesse” aqui no blog. Isso para que os assessores de imprensa não esqueçam que isso é a base para muitas estratégias.

Conteúdo, linguagem, identidade visual e canais de comunicação são escolhidos a partir do público de interesse.

Afinal, você não vai produzir um conteúdo com linguagem informal se o público desejado é mais formal. Isso seria um empecilho para a conquista de bons resultados.

Além de produzir conteúdo voltado para o público de interesse, existem mais dois pontos importantes para você prestar atenção:

  • Qual o público do cliente que está no Instagram?
  • Será que vale a pena investir nessa rede social?

Só assim a gestão desse canal digital vai ser eficiente para o cliente da assessoria de imprensa.

4. Aproveite o potencial das hashtags

Se você utiliza o Instagram com conta pessoal, provavelmente conhece o uso das hashtags. Claro que você #não #vai #fazer #isso com a empresa de seu cliente. Leve esse pensamento como mantra.

As hashtags existem para facilitar o agrupamento de publicações que tenham relação com determinado assunto. Se você souber utilizar o potencial do símbolo “#”, a garantia de bons resultados para a empresa de seu cliente é grande.

Como existem milhares de hashtags no Instagram (e muitas sem utilidade, você sabe disso), resolvemos te mostrar que não é preciso entrar em desespero. A tecnologia está aí para facilitar a rotina dos profissionais de comunicação.

Para otimizar o gerenciamento de um perfil corporativo no Instagram, você pode utilizar alguns apps que simplificam o uso das hashtags. Tag it e Magnify for Instagram são dois bons exemplos de ferramentas para o seu dia a dia.

5. Analise a concorrência

Analisar a concorrência do cliente é requisito para qualquer assessor de imprensa que deseja se destacar na era digital. Isso acontece no clipping e nas mídias sociais.

No Instagram não seria diferente. Se você deseja investir no site de rede social queridinho dos amantes de fotografia, é preciso analisar como as outras marcas se posicionam nesse canal de comunicação.

Isso ajuda o assessor de imprensa a ter um olhar estratégico para perceber se o cliente pode investir em algum diferencial para o perfil corporativo no Instagram. Para facilitar sua rotina, você pode contar com a ajuda da ferramenta Zmonitor, por exemplo. Ela facilita o processo de monitoramento de mídias sociais.

Outras coisas para observar na análise da concorrência são a linguagem utilizada, o engajamento com os seguidores e os conteúdos publicados, entre outras coisas essenciais para o crescimento de uma empresa.

6. Saiba que identidade visual importa

O grande problema de muitos assessores de imprensa é que eles deixam a identidade visual das peças de mídias sociais de lado.

“Ai, não sou designer para pensar em identidade visual”. Talvez seja isso que você pensou. No entanto, entenda que o Instagram é um site de rede social essencialmente visual. Existem legendas, claro. Mas o maior atrativo é a fotografia (ou o vídeo).

Se você analisar o perfil corporativo de muitas marcas e de muitos influenciadores digitais nesse canal de comunicação, vai notar que o feed tem uma lógica. Seja com o uso de um determinado filtro ou com uma temática específica, as páginas transmitem harmonia.

A identidade visual de seu cliente pode ser uma temática específica. Mas se você quiser investir em um filtro específico (que faz toda a diferença no Instagram), saiba que existem ferramentas para te ajudar nessa missão.

O app mais queridinho dos usuários é o VSCO. Talvez você já tenha utilizado essa ferramenta para a sua conta pessoal no Instagram, não é mesmo? Os filtros conseguem trazer um ar dinâmico e profissional para as fotos.

7. Lembre dos influenciadores digitais

Uma das tendências do atual momento digital é a presença dos influenciadores nos canais de comunicação. Nós já publicamos um texto sobre esse assunto aqui no blog. Para conferir, é só clicar aqui.

Muitos dos influenciadores digitais têm perfil no Instagram. Lá, postam suas rotinas e divulgam seu trabalho.

Existem até mesmo influenciadores que focam somente no site de rede social das fotografias. Esse é o caso de muitos que postam fotos e fazem avaliações de restaurantes, por exemplo.

Pesquise e analise a possibilidade de fazer parcerias com os influenciadores do nicho de mercado do seu cliente. Dessa forma, é possível potencializar os resultados do serviço de assessoria de imprensa.

8. Mensure resultados

Da mesma forma que é importante analisar os resultados no Facebook, mensurar dados no Instagram é uma atividade imprescindível. O mais interessante é que, hoje, não é algo impossível de realizar.

O Instagram for business, voltado para perfis corporativos, permite que os profissionais obtenham dados relativos às fotos publicadas na mídia social, para que métricas sejam escolhidas e os resultados sejam mensurados.

A mensuração de resultados com dados obtidos a partir de ações da assessoria de imprensa é fundamental para mostrar ao cliente que o investimento em comunicação valeu a pena. Portanto, não deixe esse passo de lado.

Como sabemos que o gerenciamento de mídias sociais faz parte do plano de comunicação elaborado pelos profissionais, sugerimos o download e a leitura do nosso e-book Planejamento de assessoria de imprensa: 8 passos para uma estratégia imbatível.

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