pauta jornalística

Saiba como sugerir pauta jornalística relevante para o meio digital

Sugestão de pauta jornalística é uma tema recorrente e cheio de particularidades na assessoria de imprensa. Se por um lado é uma estratégia para garantir maior visibilidade ao cliente, por outro precisa ser pensada com muito cuidado para estar inserida na realidade digital.

Hoje, uma pauta jornalística pensada apenas para os veículos noticiosos tradicionais não proporciona os resultados esperados. Afinal, essa não é mais a realidade do público de interesse, que migrou para os diversos canais digitais de comunicação, locais em que consome e compartilha informação.

Compartilhamento é fator essencial na sugestão de pauta jornalística

Na era da assessoria de imprensa tradicional, pautas sugeridas para jornalistas tinham o intuito de fazer o cliente aparecer em diversos jornais, principalmente os de grande circulação. Era apenas uma matéria para mencionar a marca, divulgar a imagem e obter resultados provenientes daquela ação.

Se os assessores de imprensa agirem dessa forma na era da comunicação digital, saiba que as chances de bons resultados diminuem de forma drástica. Afinal, as pessoas consomem informação por vários canais, além de não se interessarem mais por coisas unilaterais.

Os públicos agora consomem informações nas mídias sociais. Esses canais são guiados pelo termo “compartilhamento”. A didática do conhecimento mudou. Hoje, dinamicidade, instantaneidade, atualidade e possibilidade de interação são fatores essenciais para qualquer sugestão de pauta jornalística.

Então, se você ainda pensa em pautas que envolvem o seu cliente da maneira tradicional, é hora de mudar esse cenário. Isso não basta mais. Seja estratégico e perceba que as mídias sociais são canais imprescindíveis para a divulgação de uma matéria jornalística.

Hoje, o que importa para a assessoria de imprensa não é mais aparecer em jornais de grande circulação, por mais que os clientes ainda achem isso.  O que interessa agora é a possibilidade da história ser compartilhada por diversas pessoas e alcançar diversos usuários que não entrariam em contato com a marca da forma tradicional.

  • Possibilidade de engajamento é importante para jornalistas

Isso não se aplica apenas para a assessoria de imprensa. Não esqueça que jornalistas também desejam que a matéria seja compartilhada nas mídias sociais. Afinal, veículos noticiosos desejam engajamento no meio digital.

Interação é benéfica para todas as partes envolvidas. Assessor, jornalista, cliente e público felizes com a informação que vai ser consumida e com os resultados obtidos com a ação.

A grande questão que deve guiar sua rotina como assessor de imprensa é “como sugerir pauta jornalística que envolva meu cliente e que aguce a vontade do público de compartilhar a matéria?”.

Essa missão não é difícil, mas precisa ser executada de forma estratégica e deve contar com a ajuda da tecnologia, que garante a otimização do processo de pesquisa de temas para sugestão de pauta jornalística.

4 formas de encontrar temas para sugestão de pauta jornalística

Para facilitar sua rotina, selecionamos 4 ferramentas capazes de ajudar no processo de elaboração de pautas na assessoria de imprensa.

No entanto, não esqueça que mais importante do que ter uma boa história para contar é manter um bom relacionamento com jornalistas. Esse fator é essencial para a conquista de ótimos resultados para o seu cliente na assessoria de imprensa digital.

1. Google Trends

Manter um olhar estratégico e ficar de olho nas tendências para sugerir pauta jornalística relevante são requisitos para elaborar bons releases que envolvam seu cliente.

No entanto, como fazer isso de forma otimizada? A resposta é simples: invista no uso do Google Trends. Essa ferramenta garante que os profissionais fiquem de olhos abertos aos assuntos que são tendências no momento (ou em algum período específico).

Não esqueça que Newsjacking, notícias de oportunidade em português, é uma ótima forma de divulgar seu cliente, mostrando que ele é autoridade em um assunto. Nós já publicamos um post sobre esse tema aqui no blog. Se ainda não conferiu o material, clique aqui para se aprofundar no conteúdo.

Além disso, saiba que ficar de olho no que é tendência permite que você elabore pautas que as pessoas vão ter vontade de compartilhar. Afinal, quando as notícias aparecem em nosso feed porque muitos amigos estão abordando o assunto, ficamos curiosos sobre o conteúdo.

2. NewsStream

Outra forma de ser estratégico para ter um bom insight para pautas sugeridas para jornalistas é investir no uso de uma ferramenta de monitoramento de notícias.

A plataforma de clipping permite que você faça buscas com termos específicos e seja notificado quando um conteúdo novo é indexado no software.

Isso quer dizer que a ferramenta de clipping pode ser usada como um grande aliado da elaboração de pautas na assessoria de imprensa, além de ajudar no monitoramento das matérias que são publicadas nos veículos noticiosos e que mencionam seu cliente.

NewsStream é um exemplo de ferramenta para clipping. A plataforma otimiza a rotina do assessor de imprensa e garante melhores resultados para a empresa de seu cliente.

3. Twitter

Sabemos que o boom do Twitter já passou há um tempo. No entanto, essa rede social continua relevante, principalmente para profissionais da comunicação e para assuntos atuais no meio mundial.

Essa plataforma pode ser uma ótima alternativa para o assessor de imprensa ficar de olhos abertos aos assuntos mais relevantes no momento e ao que as pessoas mais compartilham nas redes sociais.

Além disso, é uma alternativa para acompanhar perfis de jornalistas, fazer networking e ficar atento aos assuntos que acabam virando matérias elaboradas por esses profissionais.

Sugestão de pauta também envolve questões de identificação com o assunto e tipo de angulação veiculado pelo portal de notícias.

4. Grupos no Facebook

Provavelmente você faz parte de grupos no Facebook voltados à área da comunicação, não é mesmo? Esses espaços de compartilhamento de informação são ótimos para descobrir quais são os assuntos que mais interessam os jornalistas no momento.

Já pensou em utilizá-los para garimpar assuntos para a próxima sugestão de pauta jornalística? Talvez seja o que estava faltando para aquele release do cliente emplacar nos portais de notícia e fazer sucesso nas mídias sociais.

Além disso, saiba que, nos grupos, é possível pedir indicação de profissionais para abordar determinado assunto. Não esqueça que a sugestão de pauta não deve ser um anúncio vazio sobre o seu cliente, e sim uma matéria que seja útil para o dia a dia dos leitores.

A sugestão de pauta é apenas uma das formas de elaborar materiais e divulgar a imagem de seu cliente no meio digital. Para conhecer outras opções, sugerimos o download do nosso ebook Produção de conteúdo: 7 formas de produzir conteúdo de qualidade na assessoria de imprensa digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *