Como posso aprimorar o olhar digital na assessoria de imprensa?

No atual cenário da assessoria de imprensa, é fundamental manter um olhar digital e estratégico para conquistar resultados e se destacar no mercado. Estar com a mente aberta para aprender coisas novas é imprescindível para fazer parte do desafiador mundo da comunicação online.

Considerando isso, resolvemos reunir, neste artigo, as 4 coisas que podem ser consideradas pilares da assessoria de imprensa na atualidade. Elas vão proporcionar um olhar digital para sua rotina profissional.

Conheça 4 coisas imprescindíveis para o olhar digital na assessoria

Antes de continuar a leitura deste artigo, queremos que você entenda que o olhar digital está em constante mudança na área da comunicação. Afinal, a cada dia novas estratégias são inseridas na rotina profissional, com o intuito de potencializar a entrega de resultados para os clientes.

As 4 estratégias que selecionamos para este artigo fazem parte do momento atual da assessoria de imprensa. Sem elas, você limita a potencialidade que a profissão tem no meio digital.

1. Releases estratégicos

A primeira estratégia para potencializar o olhar digital na assessoria de imprensa vem da comunicação tradicional. A elaboração de releases não é algo novo para muitos profissionais. A questão é que essa ferramenta agora precisa acompanhar as mudanças do mundo online.

O que isso quer dizer? O release precisa ser dinâmico, estratégico e criativo. Sim, é preciso ter criatividade para chamar a atenção do jornalismo em meio a uma rotina atarefada e cheia de conteúdos informativos chegando a todo momento.

Além disso, é preciso pensar em SEO, ou otimização de texto para mecanismos de busca. Estrutura do conteúdo, palavras-chave e outras características são essenciais para ter sucesso com o disparo de releases.

Também há outro aspecto importante para essa estratégia no meio online. É preciso ter um bom olhar digital para perceber que o release não pode ser enviado para diversos jornalistas. Afinal, é necessário pensar em personalização de conteúdo na assessoria de imprensa da era da informação.

2. Influenciadores digitais

Nossa segunda dica para aprimorar o olhar digital na assessoria de imprensa é entender que, hoje, todos têm chance de produzir conteúdo e alimentar canais de comunicação.

Muitas vezes, as pessoas ganham visibilidade e acabam se tornando influenciadores de opinião, com seguidores que acreditam no discurso que está sendo divulgado.

É importante que assessores de imprensa entendam que os influenciadores digitais têm um espaço de relevância muito grande no mercado digital. Se os profissionais da comunicação extraírem todo o potencial disso, vão entregar resultados mais eficazes para o cliente.

Aqui no blog, nós já fizemos um post sobre esse assunto, explicando até mesmo as categorias de influenciadores que existem. Clique aqui para conferir o conteúdo.

3. Monitoramento de mídias sociais e notícias

O terceiro requisito para um bom olhar digital na assessoria de imprensa é entender que a internet proporciona facilidade no monitoramento e no manuseio das informações.

Hoje, temos sites, portais de notícias, mídias sociais, blogs e os veículos noticiosos tradicionais para monitorar.

A questão é entender que isso é uma faca de dois gumes. Imagine monitorar todas essas fontes de informação de forma manual. Tarefa complicada, não é mesmo?

Por isso, vale a pena aceitar a ajuda da tecnologia para otimizar o processo de monitoramento de informações.

Para o clipping, por exemplo, temos a ferramenta NewsStream, que otimiza o monitoramento de notícias, facilita a extração de relatórios e permite um olhar digital estratégico ao assessor de imprensa.

Em relação ao monitoramento de mídias sociais, há ferramentas como Zmonitor, Fanpage Karma e Hootsuite, por exemplo. Elas vão facilitar a análise de informações relacionadas aos canais digitais de seu cliente.

4. Dados para melhorar performance

A nossa última dica para ter sucesso na assessoria de imprensa digital é entender que os dados disponíveis no mundo online podem ser utilizados a favor do crescimento de uma empresa.

Uma estratégia para aproveitar toda a potencialidade dos dados é a inteligência de mercado. Essa tática permite que o assessor de imprensa tenha um olhar estratégico sobre o cenário de atuação da empresa.

A inteligência de mercado permite a obtenção de insights e a visualização de novas oportunidades para a empresa. Já publicamos um artigo sobre esse assunto. Se ainda não conferiu, é só clicar aqui para se aprofundar no tema.

Para conhecer outras estratégias essenciais na comunicação digital, sugerimos o download do nosso ebook Muito além do release: desafios do assessor de imprensa digital.

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