ROI na assessoria de imprensa: entenda como aplicar o cálculo

O ROI na assessoria de imprensa e em áreas como o marketing se trata de um cálculo simples. Basta subtrair o investimento inicial do ganho obtido e dividir este resultado pelo investimento inicial. Assim, esse valor permite avaliar o custo-benefício da estratégia de comunicação para a empresa.

No entanto, com o passar do tempo e a ascensão de novas plataformas de comunicação – como as redes sociais -, a assessoria de imprensa precisou encontrar novas formas de calcular o ROI. Portanto, neste artigo, você irá conferir diferentes maneiras de aplicar essa métrica.

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O ROI no monitoramento de notícias

A tarefa de clipping, uma das mais conhecidas ferramentas associadas à assessoria de imprensa, surgiu em Londres, no ano de 1852.

Nessa data, foi estabelecida a primeira agência de clipagem, procurada por atores, escritores e artistas em geral que buscavam notícias sobre si mesmos.

Após algumas décadas, por volta dos anos 1950, as empresas começaram a precificar as notícias. Portanto, assim nasceu o cálculo do retorno sobre o investimento no cenário da assessoria. 

De lá para cá, além da evolução do ROI na assessoria de imprensa, aconteceu o avanço das tecnologias de comunicação e o surgimento das redes sociais. Esses últimos canais se tornaram fundamentais para a mensuração dos resultados gerados pela assessoria de imprensa.

4 formas de calcular o ROI na assessoria de imprensa

Segundo o artigo “Return on investments (ROI) em Assessoria de Imprensa: um desafio não vencido”, do jornalista Leonardo Siqueira da Rosa, a Ketchum foi uma das primeiras agências de relações públicas a medir o ROI na assessoria de imprensa no Brasil.

A agência desenvolveu uma metodologia chamada Ketchum Algoritmo, que interpreta os resultados obtidos nas ações de comunicação e elabora um diagnóstico detalhado. Com o valor do ROI na assessoria de imprensa, as agências podem organizar o trabalho, mapear cenários e, se necessário, alterar o planejamento estratégico dos clientes.

Além desse recurso, há outras formas de mensurar o ROI, confira.

1. Centimetragem e minutagem 

A centimetragem, também chamada de valoração de mídia, verifica o custo de uma notícia  gerada por mídia espontânea em comparação com o valor do mesmo espaço na publicidade no veículo em que a notícia foi publicada.

Essa métrica pode ser utilizada em jornais e revistas impressos e digitais, além de TV e rádio. NO caso desses últimos dois canais de comunicação, se usa a minutagem. 

Apesar de cada veículo valorizar a publicidade de forma diferente, a lógica da centimetragem é sempre a mesma. Ela é definida por medir os cm² ocupados pela notícia e multiplicar esse valor pelo preço dos cm² para anunciar naquele mesmo veículo.

Para calcular o ROI no caso do rádio e TV através da minutagem, a assessoria de imprensa deve converter o tempo conquistado na mídia e verificar a tabela de preços para aquele tempo em um determinado veículo. 

2. Match Social 

As redes sociais são tão importantes para a assessoria de imprensa quanto os veículos tradicionais, considerando que essas mídias já ultrapassaram a televisão no consumo de notícias no Brasil, conforme o relatório Digital News Report 2020, do Reuter Institute.

Neste contexto, surge o Match Social, ferramenta da Knewin que rastreia as notícias que são compartilhadas nas redes sociais.

A plataforma, que conta com tecnologia exclusiva, oferece análise de sentimento do público, engajamento da marca e da concorrência (com curtidas, compartilhamentos e comentários) e relatórios personalizados. Com isso, é uma ´ótima alternativa para medir o ROI na assessoria de imprensa.

3. Leads 

Para o marketing, os leads são os clientes em potencial de uma empresa, que já demonstraram algum interesse no produto ou serviço.

Falando especificamente da assessoria de imprensa, quando uma notícia chama a atenção de um leitor ou espectador a ponto de o estimular a buscar mais informações sobre a organização com o objetivo de comprar algo, então podemos dizer que aquela notícia trouxe um novo lead. 

Dessa forma, ao se certificar de que aquele conteúdo, de fato, cativou o leitor, a agência tem mais uma ferramenta para medir o ROI.

Porém, apenas atrair o lead nem sempre é o suficiente para gerar lucro. Assim, é necessário que a assessoria de imprensa desenvolva táticas com os outros setores da comunicação . Além disso, é importante nutrir o lead com conteúdos relevantes e interessantes que irão o convencer a se tornar cliente.

4. Knewin Score

Já no Knewin Score, da Knewin, as notícias são avaliadas em níveis diferentes, com pesos distintos.

O meio em que a matéria foi divulgada (TV, rádio, jornal ou internet), o destaque dado a ela, o sentimento do conteúdo, a intensidade da menção e a repercussão nas redes sociais são alguns dos pontos analisados e que devem ser levados em consideração pela assessoria de imprensa.

O Knewin Score atribui diferentes valores para cada tópico da avaliação. No total, são 14 variáveis distribuídas em 4 dimensões: fonte, conteúdo, intensidade e sentimetria.

Por fim, saiba que não há certo e errado na hora de escolher a metodologia a ser adotada pela assessoria de imprensa para calcular o retorno sobre o investimento (ROI), pois varia de acordo com o interesse da marca.

No entanto, independentemente da métrica usada, o importante é cobrir todas as plataformas em que a organização é mencionada, desde TV e rádio até as redes sociais. Só assim é possível que a agência tenha dados suficientes para precificar o desempenho das estratégias de maneira mais completa e realista. 

Para encontrar mais informações sobre estratégias de comunicação e marketing e a solução de monitoramento mais adequada ao seu negócio, entre em contato com a Knewin. Nós podemos alavancar os resultados da sua marca com as nossas soluções.