O que é assessoria de imprensa na era da informação digital?

Você já parou para pensar sobre o que é assessoria de imprensa na era da informação digital? 

Bem, essa pergunta é um passo essencial se quisermos ser bons profissionais de comunicação.

Afinal, não adianta mais tentarmos encarar a assessoria de imprensa apenas como um nicho profissional que faz a ponte de diálogo entre empresas e veículos de comunicação. 

Essa não é mais a realidade da profissão.

O meio digital modificou a forma como fazemos assessoria. E precisamos compreender isso para potencializarmos os resultados do plano de comunicação.

5 dicas para entender o que é assessoria de imprensa digital

Releases, clipping, textos institucionais e follow-up. Esses são termos conhecidos por assessores de imprensa que atuavam na era da comunicação tradicional.

Porém, hoje o cenário não é mais assim, certo?

Claro que esses termos ainda fazem parte da rotina de muitos assessores. No entanto, não podemos resumir esse nicho profissional a essas estratégias.

Então, se isso não representa mais a gestão de comunicação externa, o que é assessoria de imprensa digital?

Para responder a essa questão, mapeamos 5 pontos que vão te ajudar a compreender a assessoria digital de uma vez por todas. Confira nossas dicas.

1. Gestão e monitoramento de redes sociais

O que é assessoria de imprensa digital senão um nicho profissional que se preocupa com visibilidade e reputação de marcas, certo? E isso tem tudo a ver com redes sociais.

Afinal, as redes sociais são canais indispensáveis para o ganho de visibilidade das marcas na era digital. 

Então, se antes era vital que uma marca aparecesse no jornal de circulação nacional, o cenário hoje não é mais o mesmo.

Um bom assessor de imprensa sabe que a gestão e o monitoramento de redes sociais são uma dupla poderosa para qualquer empresa na era digital.

E empresas pequenas, médias e grandes podem se beneficiar da atuação e da visibilidade nos canais sociais.

Então, criar um planejamento para Facebook ou Instagram é algo que está inserido na assessoria digital. 

Além disso, é importante lembrar que, nesse planejamento, é preciso pensar em:

  • Conteúdos. 
  • Crises de imagem
  • Análise da concorrência. 
  • Relacionamento com públicos. 
  • Participação em grupos para identificar pautas interessantes.

Porém, não podemos esquecer do monitoramento de redes sociais.

Afinal, sem um bom monitoramento, fica complicado entender como a marca deve se posicionar nos canais digitais. 

Em outras palavras, o monitoramento complementa a gestão de redes sociais. E vice-versa.

Monitoramento de redes sociais na assessoria digital

Antes de qualquer coisa, entenda que monitoramento de canais sociais é, sim, tarefa de assessor de imprensa.

Afinal, ficar de olho no que as pessoas e a imprensa falam sobre as marcas é essencial para a construção de ações de comunicação muito mais efetivas.

E dentro do monitoramento de redes sociais, temos a análise da concorrência, a detecção de crises, a preocupação com boatos, a identificação de consumidores promotores e detratores da marca, entre outras coisas.

Para resumir, o monitoramento é uma estratégia completa para cuidar da reputação da marca e para tomar decisões orientadas por dados na comunicação digital.

Inclusive, temos um e-book voltado somente para o monitoramento de redes sociais na assessoria de imprensa digital. Então, se você ainda não leu o material, está esperando o quê? É só clicar aqui para fazer o download do nosso conteúdo.

2. Produção de conteúdo próprio para as marcas

Conteúdo. Essa palavra representa bem o que é assessoria de imprensa na era digital.

Afinal, se não pensarmos em conteúdo para a marca de nossos clientes, vamos prejudicar o alcance de visibilidade que as redes sociais e os blogs proporcionam para as empresas.

Além disso, entenda que, por conteúdo, não estamos falando apenas de releases.

É claro que releases ainda são importantes. Inclusive, temos um e-book sobre o papel do release na assessoria digital. 

Mas, neste post, queremos que você entenda conteúdo como algo pensado e produzido exclusivamente para redes sociais.

Quer coisa melhor do que conteúdo para Facebook para divulgar uma marca? Ou então posts que ajudam a construir autoridade no mercado digital? E há, ainda, os Stories no Instagram, que ajudam a humanizar as marcas e gerar engajamento.

Todas essas estratégias de conteúdo convergem em uma palavra importante: engajamento.

Afinal, com um bom planejamento de conteúdo, você consegue atingir o público certo e gerar engajamento. E isso significa resultados.

Então, quando falarem para você que assessor de imprensa só faz releases, lembre-se deste nosso tópico. 

Assessor digital é, sim, produtor de conteúdo. E conteúdo de qualidade, que gera engajamento e resultados.

3. Relacionamento com influenciadores

O terceiro ponto para responder à questão “o que é assessoria de imprensa digital?” é o relacionamento com influenciadores.

Influencers. Digital influencers. Influenciadores digitais. Youtubers. Bloggers. Produtores de conteúdo para Instagram. Tudo isso faz parte do radar da assessoria digital.

Afinal, a parceria com os influenciadores digitais é uma carta na manga para as marcas conquistarem mais visibilidade e gerarem mais engajamento com os públicos estratégicos.

E, aqui, vale lembrar de um ponto importante: os influencers já conquistaram laços de confiança fortes com o público. Isso faz toda a diferença para divulgar uma marca fitness ou de cosméticos, por exemplo.

Dessa forma, é essencial pensar nesse assunto na assessoria digital. No entanto, essa parceria com influenciadores precisa ser feita com muita estratégia e cautela. 

Ou seja, temos de mapear os influencers e entender se eles realmente fazem sentido para o contexto da marca dos nossos clientes.

Pense nisso da próxima vez que você for elaborar um planejamento de assessoria de imprensa.

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4. Relacionamento com o público da marca assessorada

Relacionamento é uma das bases para entender o que é assessoria de imprensa digital. Então, leve isso como um mantra em sua rotina.

Para resumir, muitas estratégias de comunicação têm como objetivo criar laços com os públicos das marcas. 

E, por públicos, entenda: consumidores, colaboradores, imprensa, influenciadores, financiadores, fornecedores, entre tantos outros.

Assim, a base de uma boa estratégia de assessoria é entender o público que você vai se relacionar. Isso faz a diferença na hora de produzir conteúdos para redes sociais, ou na hora de criar anúncios para Facebook.

Além disso, não podemos pensar apenas em criar relacionamento com os públicos. Temos de mapear estratégias para nutrir e manter laços fortes entre marca e consumidores.

Afinal, conquistar um seguidor nas mídias sociais é fácil. Os anúncios nos ajudam com isso, por exemplo.

Porém, fidelizar e engajar esse seguidor é algo que exige esforço, dedicação, estratégia e olhar humanizado.

Então, lembre-se disso quando você pensar em assessoria de imprensa digital, certo?

E se quiser entender melhor o relacionamento com públicos, não deixe de fazer o download do nosso e-book gratuito com 6 dicas sobre o assunto.

5. Dados, dados e mais dados

Quinto ponto para explicar o que é assessoria de imprensa na era da informação digital: ações orientadas por dados.

Essa é a base de qualquer atuação profissional precisa e de resultados.

Afinal, no cenário do alto fluxo de informações e dos dados disponíveis no meio digital, não podemos mais dizer que a assessoria não pode ser mensurada.

Muito pelo contrário. Hoje, é possível mensurar ações de comunicação e fortalecer o papel analítico do trabalho de assessoria de imprensa.

A partir do monitoramento de notícias executado com ferramentas que proporcionam análise de dados, como o Knewin News, é possível transformar conteúdos jornalísticos em dados valiosos.

Com o monitoramento de redes sociais, é possível entender, a partir de dados, a visibilidade e a atuação de uma marca no meio digital.

E, além disso, também é possível cruzar informações e levar a comunicação a um patamar estratégico no processo de tomada de decisão empresarial.

O importante é entender que o assessor digital tem uma quantidade enorme de dados valiosos para a visibilidade e reputação de marcas à disposição no meio digital.

E o diferencial é saber como monitorar, limpar e interpretar esses dados de acordo com o contexto da marca que você gerencia.

Por fim, para se aprofundar na questão sobre o que é assessoria de imprensa digital, faça o download do nosso e-book Do release à análise de dados. É só clicar no banner abaixo.