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Saiba como mensurar resultados das estratégias de comunicação externa

De forma frequente, falamos aqui no blog sobre estratégias de comunicação externa, a importância da assessoria de imprensa para empresas e outras coisas relacionadas à profissão. No entanto, é preciso pensar em mensuração de resultados. Se isso ainda não faz parte da sua rotina, é hora de mudar esse cenário.

Você mensura resultados das táticas de comunicação externa?

Primeiro, sabemos que mensuração em assessoria de imprensa não é uma tarefa fácil. Analisar dados em estratégias publicitárias, por exemplo, é um processo mais simples. Por causa dessa dificuldade, muitos assessores deixam essa ferramenta importante de lado.

O problema de não mensurar resultados de comunicação externa é que fica complicado comprovar para o cliente que o investimento em assessoria de imprensa valeu a pena. Você sabe que muitas pessoas ainda não conseguem compreender o valor dos serviços de comunicação.

Por causa disso, ainda existem muitos clientes relutantes ao planejamento de comunicação externa, às estratégias sugeridas, ao envio de releases e ao gerenciamento correto de mídias sociais.

Então, se você ainda não mensura resultados em assessoria de imprensa, ligue o alerta vermelho e comece a fazer isso. Por mais complicado que possa parecer, não é algo impossível de ser concretizado.

Seu cliente vai ficar satisfeito. Sua imagem como assessor de imprensa vai ficar positiva. Sua rotina vai ser otimizada. Mensuração de resultados só vai trazer coisas boas para seu dia a dia.

Conheça 3 formas de mensurar resultados de comunicação externa

Temos noção de que o maior empecilho na mensuração de resultados de comunicação externa é saber como fazer isso. Afinal, você pode escolher análises quantitativas e qualitativas.

O importante é que você saiba de uma coisa: quando o planejamento de comunicação foi elaborado, provavelmente foram decididos alguns objetivos, não é mesmo?

Reveja esses objetivos. Eles te darão suporte para decidir como mensurar os resultados do cliente da forma mais efetiva.

Se você tem dúvidas sobre planejamento de comunicação, que tal ler o nosso e-book Planejamento de assessoria de imprensa: 8 passos para uma estratégia imbatível? O material, com certeza, vai melhorar sua rotina.

Depois disso, saiba que pensamos em você e decidimos separar 3 formas de mensurar resultados de comunicação externa. Confira as dicas para melhorar sua performance no dia a dia.

1. Monitoramento de notícias

Comunicação externa tem relação com os releases emplacados na imprensa. Seja em um jornal de grande circulação, em uma revista de nicho, em um portal de notícia ou em um blog, as menções feitas ao cliente são fundamentais.

Essa estratégia é conhecida desde a assessoria de imprensa tradicional. O clipping é uma forma de monitorar a imagem do cliente e mensurar os resultados das ações executadas no planejamento de comunicação.

Existem duas questões que devem ser pensadas neste momento: como fazer o clipping e o que analisar com ele.

Primeiro, preste atenção no fato de que vivemos na era digital. Ou seja, além de veículos noticiosos tradicionais, temos portais de notícias e sites de nicho para monitorar. Se o assessor de imprensa for executar a estratégia manualmente, vai levar muito tempo para completar a tarefa.

Então, para evitar comprometimento da rotina, você pode contar com a ajuda da tecnologia. Existem ferramentas profissionais de clipping que otimizam o processo e entregam os resultados mais completos para o cliente. Em resumo: rotina sem furos.

Um exemplo dessas ferramentas é o NewsStream, software da empresa Knewin, que facilita a vida do assessor de imprensa. Com a plataforma, você consegue fazer pesquisas rápidas (e com filtros específicos) com palavras-chave estratégicas.

A partir de um banco de fontes capturadas pela ferramenta, você tem acesso a milhões de conteúdos para potencializar sua rotina.

Depois de monitorar os conteúdos noticiosos, vem o segundo questionamento. Como mensurar esse clipping?

Existem duas formas de você fazer isso. A primeira é a velha conhecida centimetragem, na qual você mede o espaço que a notícia teve no veículo e faz um cálculo com base no valor de um anúncio de mesmo tamanho nesse jornal.

No entanto, essa estratégia não cabe mais nos dias atuais. Afinal, como medir a centimetragem em um site de notícias, por exemplo?

Por isso, vale a pena investir na análise qualitativa de notícias. Ela é mais demorada, mas você vai ver que é eficaz para prevenir crises também, por exemplo.

Esse tipo de análise é voltada para a verificação das impressões da imprensa em relação ao assessorado, bem como para verificar em quais veículos seus releases emplacam mais.

Tente unir essa análise qualitativa aos objetivos do cliente. Além disso, sempre tenha em mente: “como o assessorado está aparecendo na imprensa?”. Isso já é um ótimo começo para mensurar resultados em assessoria de imprensa.

2. Monitoramento de mídias sociais

Além dos veículos noticiosos, temos as mídias sociais para trabalhar a comunicação externa do cliente. São diversas estratégias que o assessor de imprensa pode executar nesse canais de comunicação.

O mais interessante nisso tudo é que o meio digital fornece todos os dados que você precisa para mensurar resultados. Se você não sabia disso, tenha noção de que está comprometendo os resultados do cliente.

Não é difícil obter os dados mensuráveis. Por exemplo, o Facebook Analytics entrega todas as informações relacionadas à fanpage do cliente.

É claro que esses dados soltos não representam nada. No entanto, cabe ao profissional da comunicação escolher as métricas para conseguir analisar e chegar a algum resultado.

Essas métricas têm relação com os objetivos estipulados no planejamento de comunicação. Não esqueça, por exemplo, que curtidas nas mídias sociais nem sempre são um bom parâmetro para fazer mensuração de resultados.

Se você gerencia diversas mídias sociais para o seu cliente, vai ter que contar com a tecnologia para facilitar esse processo. Sem essa ajuda, a rotina tende a ficar comprometida. Ferramentas como Fanpage karma, Socialbakers e Scup podem te auxiliar nessa tarefa.

Outra forma de mensurar resultados com as mídias sociais é a análise de sentimento. Essa estratégia é considerada qualitativa e exige um olhar aguçado por parte do assessor de imprensa.

A partir de uma coleta dos comentários dos usuários nas mídias sociais, o assessor de imprensa pode categorizá-los em positivos, neutros e negativos. Isso permite que você mantenha um olhar estratégico para perceber se o planejamento está trazendo os resultados esperados.

Ao colocar essas duas formas de mensuração de resultados em prática, saiba que você vai potencializar sua rotina e garantir um cliente satisfeito. Além disso, faça o download do nosso e-book Melhores práticas para agência de comunicação de resultados para conhecer outras estratégias benéficas à assessoria de imprensa.

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