Media training somente para porta-voz ou para toda empresa?

Aprender a se relacionar com a imprensa é um passo importante para todo empresário que quer se tornar referência em seu segmento e posicionar a sua empresa de forma estratégica em grandes veículos da mídia. Para isso, é fundamental a existência do media training.

Saber como e o que falar, se portar na frente da câmera e até o que vestir, é importantíssimo para isso. O media training é a forma como empresas de assessoria ou assessores freelancer encontraram para, essencialmente, treinar os seus clientes para conceder entrevistas a imprensa.

Mas o que será melhor: realizar esse treinamento apenas com o representante da empresa atendida ou ministrá-la para um grupo de pessoas, da mesma ou de empresas diferentes?

Treinamento de imprensa envolve o porta-voz da empresa

A pessoa que realizará o media training geralmente será o rosto da empresa na mídia. Geralmente é o CEO ou um sócio-diretor porta-voz. O ideal é que não sejam escolhidas muitas fontes para reportagens ou entrevistas importantes.

Por exemplo, se você está vendendo uma pauta de RH talvez seja mais apropriado conversar com o gestor dessa área, mas ao falar de balanço, metas ou novas soluções, é melhor concentrar as oportunidades em apenas uma pessoa.

No caso de mais de um sócio, todos eles deveriam participar de um treinamento. Isso para ser possível falar com a imprensa, para ter uma noção de como esse relacionamento ocorre e para poder substituir o representante principal no caso de algum imprevisto.

A especialista em Media Training, Aurea Regina de Sá explicou a importância do treinamento durante uma entrevista concedida ao programa do Jô Soares na Rede Globo de televisão.

Vantagens e desvantagens de realizar media training para um grupo

Enquanto o treinamento individual será personalizado, o de grupo deverá ser algo mais amplo. Dependendo dos seus clientes, você pode ter representantes de empresas de diversos setores ou que atuam em core business totalmente diferentes, e essas diferenças deverão constar no treinamento.

Realizar media training para grupos de uma mesma empresa seria o mais recomendado. Você poderá focar nas principais mídias que atendem àquele setor e moldar os conteúdos de forma mais certeira.

A vantagem do media training em grupo é a possibilidade de integração e de atividades. Você poderá fazer “momentos de entrevista”, por exemplo, e criar espaços de avaliação da entrevista dos outros participantes.

O que deve ser abordado no media training?

Essa pergunta só poderá ser respondida uma vez que você determinar seu público alvo, mas o conteúdo básico de um media training é: relacionamento com o repórter (o que responder, de que forma responder, o uso do off), principais veículos, como se portar em entrevistas em rádio e tv.

Seja qual for o tamanho da sua “turma” de media training, procure responder a todas as perguntas e ressaltar a importância do bom relacionamento com o repórter.

Você já passou pela experiência de realizar um media training? Prefere falar para um grupo ou realizá-lo de forma individual? Deixe-nos um comentário!