Home office na assessoria de imprensa: uma tarefa desafiadora

Quando se fala em home office na assessoria de imprensa, os olhos de muitos profissionais se enchem de brilho. Trabalhar de pijama ou com roupa confortável, não enfrentar trânsito e estar no conforto do lar são alguns dos atrativos dessa prática.

O problema é que, como na vida, nem tudo é colorido na prática do home office. Aliás, o trabalho remoto é uma tarefa muito desafiadora. Se por um lado estar em casa parece um sonho, por outro lado pode ser um pesadelo se você não souber se organizar.

3 desafios do home office no dia a dia do assessor de imprensa.

Pensando nos assessores de imprensa que desejam trabalhar através de home office ou que já fazem isso, decidimos elaborar este artigo com o intuito de mostrar alguns desafios da prática remota e como contornar o problema.

Sabemos que nossas dicas podem não se encaixar em sua rotina. Portanto, não as leve como uma “receita de bolo”. Cada pessoa enfrenta o dia a dia de forma diferente.

Use nossas dicas para ampliar seu pensamento sobre trabalho remoto. Elas podem gerar bons insights para a jornada diária em casa.

1. Produtividade no dia a dia

Quando falamos de produtividade na assessoria home office, encontramos dois grupos: os profissionais que adoram a prática e os que ficam receosos com a diminuição do rendimento no trabalho. De qual grupo você faz parte?

Existem pessoas que acreditam que, sozinhas e em um ambiente mais confortável, conseguem produzir mais do que em um escritório.

Do outro lado da moeda, estão os assessores de imprensa que acreditam que o home office representa uma queda na produtividade, pois não estão interagindo face a face com outros profissionais.

Independente do grupo do qual você faz parte, saiba é possível aproveitar o trabalho remoto para potencializar a produtividade no dia a dia.

Aliás, pelo simples fato de você não estar dentro de um escritório, existem diversas possibilidades para aprimorar a produtividade. Já pensou em meditar antes de começar a rotina de trabalho? É uma ótima forma de manter a mente leve e potencializar a criatividade.

Além disso, selecionamos outras coisas que você pode fazer no trabalho remoto e que ajudam na produtividade:

  • Praticar yoga;
  • Ler algumas páginas daquele livro esquecido na estante;
  • Ouvir música sem fones de ouvido;
  • Brincar com seu animal de estimação,
  • Tomar um café passado por você.

Conhece outras atividades? Conta pra gente como você resolve o problema da produtividade na rotina fora do escritório.

Agora, se você acha que trabalho remoto acaba com sua produtividade porque não existem pessoas ao redor, não se preocupe. Uma dica que vamos deixar aqui é a ida aos lugares externos. Hoje em dia, existem cafeterias que funcionam como escritório para muitas pessoas.

Faça uma pesquisa na cidade em que você mora. Provavelmente irá encontrar um lugar para aprimorar sua produtividade na assessoria de imprensa. Se incluir essa prática na sua rotina, não esqueça de contar pra gente.

2. Perda de foco

Independente se estamos falando de trabalho no escritório ou home office, foco é uma tema cheio de particularidades e sutilezas.

Sofremos cada vez mais com detalhes que podem tirar a nossa concentração. Facebook, Whatsapp, Messenger, telefone, televisão, barulho na rua, cansaço e tantas outras coisas.

O grande problema do trabalho remoto é que existe mais um fator complicador: o ambiente domiciliar. Temos a cama à nossa disposição, a cozinha, o sofá, o cachorro que quer atenção, a família, a campainha que alguém toca e a tentação de sair para caminhar e tomar um sol.

O importante para não permitir que esses detalhes tirem o foco da sua rotina na assessoria de imprensa é estabelecer limites.

Tenha noção de que você está em casa, mas não está disponível para a vida de lazer. Parece confuso, não é? Calma. É fácil de compreender.

Se você não estabelecer limites entre trabalho e ambiente domiciliar, vai ser difícil manter o foco. Afinal, vão existir diversas distrações (que muitas vezes são tentadoras).

Além disso, elabore um cronograma para ter noção das tarefas que precisam ser executadas durante a semana. Crie uma planilha no Google para organizar seu dia a dia, ou utilize a ferramenta Trello para anotar as ideias e ações que precisam ser realizadas.

3. Rotina de trabalho não estabelecida

Outro detalhe que afeta muitos profissionais que apostam no trabalho remoto é a dificuldade de estabelecer uma rotina. Quando você trabalha em um escritório, por exemplo, há um horário para chegar e outro para ir embora.

No home office é diferente. O despertador toca. A tentação de desligá-lo é grande. Acordar às sete da manhã não faz mais parte do seu dia a dia. A cama depois do almoço parece que virou um filme de animação e está tentando te convencer a deitar e tirar uma soneca. E por aí vai.

Até que você perceba que há um problema de limites, o caos já se instalou e as tarefas não foram executadas. Portanto, trace uma rotina de horários para as atividades que devem ser feitas para cada cliente. Isso só vai facilitar seu dia a dia.

Além disso, há mais um lembrete: o estabelecimento de horários também vale para o atendimento ao cliente. Não é porque você é um assessor de imprensa remoto que precisa responder mensagens do assessorado no Whatsapp às dez da noite. Não esqueça de traçar limites entre horário de trabalho e momentos de lazer.

Por fim, a rotina remota é uma das coisas que o meio digital proporcionou aos profissionais de diversas áreas. Para conhecer outras dicas, faça o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.