Gestor de agência de comunicação: 5 atitudes para o dia a dia

Ser um gestor de agência de comunicação nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso lidar com clientes, ser um bom líder, estar atualizado sobre todos os processos da empresa, entre outras coisas. Para obter sucesso com tudo isso, existem algumas atitudes que você pode investir em seu dia a dia.

Conheça 5 atitudes de um ótimo gestor de agência de comunicação

Sabemos que a rotina de um gestor de empresa de assessoria é corrida. Por isso, resolvemos simplificar sua vida e elaborar um artigo com 5 dicas simples e objetivas para ser um líder de sucesso. Encare essas atitudes como mantras para sua rotina profissional.

1. Capacite-se

Se você é um gestor de agência de comunicação na era digital, mas parou no mundo analógico, ligue o alerta. Hoje, somente estratégias tradicionais como o release não bastam para obter resultados com assessoria de imprensa.

É preciso se atualizar e conhecer estratégias para o mundo digital. Além disso, é importante ter noção de que existem softwares capazes de otimizar a rotina da agência de assessoria.

São softwares de monitoramento de notícias, de gerenciamento de mídias sociais, de organização para fazer planejamento de assessoria, entre outros . “Dar as mãos” para a tecnologia é fundamental para otimizar o trabalho dos profissionais da agência.

Um gestor precisa se manter capacitado profissionalmente para enfrentar os desafios da assessoria de imprensa digital. Só assim é possível conquistar funcionários e clientes satisfeitos e motivados.

2. Incentive os funcionários

Ser um gestor de agência de comunicação significa ser um líder. Liderança é muito mais do que gerenciar a empresa.

Um líder incentiva os funcionários. Essa atitude é fundamental para que os profissionais fiquem motivados a elaborar o planejamento de assessoria e estruturar estratégias para o meio digital.

Além disso, faça reuniões periódicas de brainstorming para motivar seus funcionários. Esses momentos são essenciais para compartilhamento de informações. Por consequência, isso gera aprendizado.

Outra atitude que um gestor de comunicação deve praticar é incentivar os funcionários a se capacitarem. Profissionais atualizados são benéficos para o funcionamento da agência de assessoria de imprensa.

3. Mantenha-se informado

Ter noção de tudo o que está acontecendo na agência de assessoria é algo imprescindível para uma boa gestão. Isso vai permitir que você saiba se os clientes vão ficar satisfeitos ou não.

No entanto, sabemos que nem sempre é possível estar informado o tempo todo. Por isso, sugerimos o uso da ferramenta Trello para organizar o dia a dia da agência de comunicação.

Aqui no blog nós usamos a ferramenta para organizar a produção de conteúdos. O Trello funciona como um quadro virtual compartilhável. Ele é queridinho das pessoas que prezam por organização.

Como gestor, você pode criar um quadro geral para a agência. Além disso, é possível elaborar quadros específicos para cada profissional da empresa

Há ainda mais um motivo para você investir em uma ferramenta de organização de informação. O cliente pode ser adicionado ao quadro. Assim, o canal de comunicação vai estar sempre aberto. Ponto para a agência de assessoria que você gerencia.

4. Pratique proatividade

Um dos requisitos para ser um bom gestor é praticar a proatividade no dia a dia. Essa característica é fundamental para fazer com que a agência de comunicação funcione de forma contínua, sem furos ou empecilhos.

Claro que nem sempre você vai ser o responsável pelo planejamento de comunicação de determinado cliente. No entanto, existem imprevistos. Para evitar maiores desgastes, o gestor precisa agir como uma ponte na comunicação entre cliente e agência.

5. Tenha paciência com clientes

Nosso último conselho para gestores de agências de assessoria de imprensa é simples e direto. Tenha paciência com os clientes. Isso é fundamental para manter a harmonia na empresa.

Nós já falamos várias vezes sobre o bom relacionamento com o cliente aqui na blog. Afinal, nem sempre o assessorado vai ter a noção aprofundada sobre as estratégias de comunicação.

Então, cabe a você (e ao assessor de imprensa responsável pela conta) explicar as etapas da assessoria de imprensa ao cliente. Essa atitude vai evitar falhas na comunicação e empecilhos no planejamento de comunicação.

Além disso, vamos te lembrar de outra coisa. Mantenha o canal de comunicação sempre aberto com o cliente. Aprenda a ouvir a opinião de quem está fora da área da assessoria de imprensa.

Para se aprofundar no assunto e ser um bom gestor de comunicação, faça o download do nosso e-book Melhores práticas para agência de comunicação de resultados. O material é gratuito e vai potencializar a sua rotina.

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