Gestão da comunicação empresarial: 4 erros comuns na assessoria

Cuidar da comunicação empresarial do cliente é uma das missões da assessoria de imprensa. O problema é que muitos profissionais ainda relutam em aceitar as mudanças digitais e cometem erros que podem comprometer a reputação da marca.

Neste post, resolvemos reunir alguns erros comuns na gestão da comunicação empresarial na assessoria de imprensa. Utilize nossas dicas como lembretes para não comprometer sua rotina profissional.

4 erros de comunicação empresarial que você deve evitar na era digital

As dicas que escolhemos para este artigo têm o intuito de facilitar sua rotina e de abrir seus olhos para a nova realidade da profissão. Cuidar da comunicação empresarial do cliente de assessoria não significa apenas elaborar e disparar releases. É muito mais do que isso.

Confira nossas dicas e evite passos em falso na rotina da assessoria de imprensa. 

1. Esquecer de monitorar a marca no meio digital

Um dos erros comuns na gestão da comunicação empresarial é achar que o monitoramento da marca no meio digital não é essencial.

Muitos profissionais ainda têm o pensamento voltado para a assessoria de imprensa tradicional. O problema é que isso não cabe mais na nova realidade da profissão.

O monitoramento da marca no meio digital proporciona olhar estratégico para o assessor de imprensa. Afinal, ele vai ter informações relevantes para entender qual é o panorama da empresa em relação aos públicos de interesse.

Para fazer isso, podemos dividir o cenário em 2 momentos: clipping de notícias e monitoramento de mídias sociais.

  •  Clipping de notícias

O monitoramento de notícias é um requisito para a eficiência da gestão da comunicação empresarial do cliente. Ao ficar de olho nas menções feitas sobre a empresa do assessorado nos veículos jornalísticos, você consegue compreender como deve alinhar as estratégias de assessoria.

No entanto, o clipping de notícias pode ser um gargalo na rotina dos profissionais. Dessa forma, e se transformar em um dos erros comuns na rotina dos comunicadores sociais.

Isso porque temos muitas fontes para monitorar. Jornais, revistas, portais de notícias, televisão, rádio, blogs, vídeos, infográficos, entre outros veículos. Se isso tudo for realizado de forma manual, com certeza você vai ter a rotina comprometida e seu trabalho vai estar sujeito a furos.

Para evitar que isso se torne uma pedra em seu sapato, você pode investir em ferramentas de clipping de notícias, como o NewsStream, da Knewin. A plataforma otimiza o clipping, automatiza o processo, evita furos e garante uma assessoria de imprensa mais eficaz.

Se você está na dúvida se deve investir financeiramente em uma ferramenta desse tipo ou se utiliza o Google, que é gratuito, leia um dos posts aqui do nosso blog chamado Ferramenta para monitoramento de notícias ou site de busca: qual usar? . Garantimos que sua opinião vai mudar.

  • Monitoramento de mídias sociais

O monitoramento de mídias sociais é outro fator importante para a efetividade da rotina do assessor de imprensa. Afinal, as redes sociais são muito utilizadas pelos usuários no atual momento em que vivemos.

Além disso, empresas que não estão nesses canais digitais acabam não existindo para as pessoas. Outro problema de deixar o monitoramento de mídias sociais de lado é o fato de que você não vai ter noção do que estão falando sobre a marca naquele espaço.

Imagine se uma crise de imagem tem início com um compartilhamento no Facebook, por exemplo. Se a marca não estiver nas redes sociais e você não monitorar esses canais, como vai saber a melhor forma de agir?

Os canais digitais de comunicação fornecem diversas possibilidades para a assessoria de imprensa

  • Monitoramento de comentários.
  • Execução de análise de sentimento.
  • Possibilidade de interação com consumidores.
  • Identificação de fraquezas e oportunidades.
  • Acompanhamento da concorrência.

Portanto, se você deixa o monitoramento de mídias sociais de lado, é hora de mudar esse cenário e garantir melhores resultados para seu cliente.

2. Deixar influenciadores de lado

O segundo erro comum na gestão da comunicação empresarial do cliente na era digital é esquecer dos influenciadores digitais, pessoas que conquistaram fãs com produção de conteúdo nas mídias sociais, bem como são formadores de opinião.

Esse é um tema relativamente novo na assessoria de imprensa digital. Por causa disso, muitos profissionais acabam deixando essa estratégia de lado.

O problema de deixar a parceria com influenciadores guardada no armário da criatividade é que você deixa oportunidades de visibilidade para seu cliente passarem.

Não esqueça que, hoje, você não pode apenas depender da imprensa para disparar releases. É preciso pensar em táticas que cativam os usuários e ajudam a divulgar a imagem da marca no meio digital.

3. Divulgar discurso de comunicação empresarial inconsistente

Outro erro muito comum ao cuidar da comunicação empresarial do cliente é esquecer que o discurso (em todos os aspectos da empresa) precisa estar alinhado com objetivos da marca, com o público de interesse ou com a imagem que precisa ser reestruturada.

Além disso, compreenda que o discurso divulgado pela assessoria de imprensa, na gestão da comunicação externa, precisa estar alinhado com os outros setores. Aqui incluímos gestores, setor comercial, outras áreas da comunicação etc.

Isso porque discurso desalinhado é um gatilho para a aproximação de crises de imagem. Portanto, valorize esse aspecto tão importante para a assessoria de imprensa.

4. Não acompanhar a concorrência do cliente

O quarto erro que selecionamos para este post está relacionado à competitividade de seu cliente no mercado: as empresas concorrentes.

Não acompanhar os concorrentes de seu cliente limita a potencialidade dos resultados da assessoria de imprensa. Afinal, essa é uma forma de compreender quais são as fraquezas de do assessorado e quais são os diferenciais.

Para acompanhar a concorrência, você pode aprimorar o clipping e pesquisar por termos relacionados a essas empresas. Além disso, acompanhe as páginas nos sites de redes sociais.

Fanpage Karma e Zmonitor são plataformas que proporcionam um olhar estratégico para o assessor de imprensa conseguir acompanhar a concorrência do cliente nas mídias sociais.

Para conhecer outras estratégias importantes para o novo cenário da gestão da comunicação empresarial, sugerimos o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.

Por fim, outro erro é esquecer da mensuração de resultados. Para se aprofundar no assunto, sugerimos o download do e-book Mensuração de resultados na assessoria de imprensa – 9 dicas para estruturar um relatório completo e assertivo.