gestão na assessoria de imprensa

Gestão na assessoria de imprensa: 7 ferramentas para te ajudar

Lidar com gestão na assessoria de imprensa pode ser uma tarefa desafiadora se você não mantiver o dia a dia profissional organizado, planejado e otimizado.

Afinal, tarefas se acumulam e prazos são perdidos. Além disso, os clientes ficam insatisfeitos com o serviço de comunicação oferecido por você.

Mas esse cenário cheio de gargalos não precisa permanente.

É possível contar com a ajuda de ferramentas que auxiliam a gestão na assessoria de imprensa, organizam o trabalho em agências de comunicação e evitam estresse.

E é sobre isso que vamos falar neste post.

Queremos que você faça as pazes com a tecnologia e entenda que é possível organizar tarefas, cumprir prazos e monitorar a marca de seu cliente sem complicação.

Então, fique conosco e continue a leitura do nosso conteúdo.

7 ferramentas que impulsionam a gestão na assessoria de imprensa

Selecionamos 7 ferramentas para te ajudar a gerenciar a assessoria de imprensa com muito mais efetividade.

Essas plataformas são alguns exemplos de tecnologias desenvolvidas para otimizar processos, evitar estresse, correria e retrabalho.

Aqui na nossa rotina com o blog, usamos muitas delas para facilitar o nosso trabalho. 

Elas nos ajudam a garantir que todos os nossos prazos sejam cumpridos, sem que a nossa equipe precise correr contra o tempo.

Então, esperamos que nossas dicas sejam úteis para você.

Mas não se esqueça: otimizar a gestão na assessoria de imprensa é algo que exige um olhar individualizado. Afinal, você precisa escolher as ferramentas que melhor se encaixam no seu cenário profissional, ok?

1. Trello

O Trello é uma ferramenta que vai te ajudar a organizar a gestão na assessoria de imprensa porque funciona como quadro interativo e colaborativo de anotações.

Na ferramenta, é possível organizar tarefas, reuniões, ideias e pautas. Além disso, você consegue inserir prioridades e prazos de entrega. Isso evita a temida corrida contra o deadline.

A plataforma ainda é uma boa alternativa para ter um olhar macro sobre todas as demandas planejadas para seus clientes de assessoria de imprensa.

Com isso, você consegue identificar:

  • O que já foi entregue.
  • O que está em andamento.
  • E o que ainda precisa ser feito.

Os quadros com cards de informações podem ser compartilhados com seus clientes e com outros profissionais da agência de comunicação.

Dessa forma, todo mundo fica alinhado e consciente de todas as etapas das ações de assessoria de imprensa.

A gente usa o Trello aqui no blog AI e na Knewin. A ferramenta nos ajuda a organizar pautas, campanhas de marketing e a rotina interna da nossa equipe.

Para conhecer o Trello, é só clicar aqui.

2. Knewin Alerts

A segunda ferramenta que selecionamos para otimizar a gestão na assessoria de imprensa tem a ver com monitoramento de notícias em tempo real.

Sim, você não leu errado: em tempo real.

O Knewin Alerts é um aplicativo do Knewin Monitoring, um serviço de monitoramento que une a tecnologia ao atendimento individualizado de uma equipe profissional.

O app é uma ferramenta que garante o acompanhamento das notícias sobre os seus clientes em tempo real e na palma da sua mão.

Com o envio de alertas, você fica sabendo quais são os últimos conteúdos jornalísticos que mencionam o seu cliente.

Isso é importante para quem trabalha com assessoria de imprensa. Afinal, facilita o cuidado com a reputação de marcas e evita deslizes como crises de imagem.

Então, se você deseja agilizar a gestão na assessoria de imprensa e proteger a reputação de seu cliente, clique aqui e conheça o Knewin Alerts.

3. Conta Azul

Quem é formado em Comunicação Social já deve ter dito a seguinte frase em algum momento da vida: “não sei nada sobre finanças, pois sou de Humanas”.

Provavelmente, você já deve ter falado isso, certo?

Bem, se isso é engraçado na era dos memes, não podemos encarar dessa forma quando falamos sobre gestão na assessoria de imprensa.

Afinal, a gestão em agências de comunicação não pode ser feita sem um controle financeiro.

Mas você não precisa ser especialista em contas para fazer esse controle.

A ferramenta ContaAzul automatiza e otimiza todo esse processo. Afinal, conta com diversas funcionalidades que te ajudam a colocar as contas profissionais em dia.

Alguns exemplos de funcionalidades úteis para a gestão na assessoria de imprensa: criação do fluxo de caixa, relatórios, integração bancária, emissão ágil de nota fiscal e de boletos.

Ficou com vontade de conhecer essa ferramenta de gestão de contas? É só clicar aqui para acessar o site da ContaAzul.

4. Knewin News

Outra ferramenta para maximizar a gestão na assessoria de imprensa é o Knewin News.

Essa plataforma tem relação com uma estratégia bem conhecida no trabalho da comunicação externa: o monitoramento de notícias.

O Knewin News surge como uma mão amiga para profissionais de assessoria que precisam monitorar notícias com agilidade e precisão.

Afinal, não podemos nos esquecer que o clipping não é mais apenas uma demanda para identificar matérias que mencionam o seu cliente na imprensa.

Hoje, precisamos encarar o monitoramento de notícias como uma ferramenta estratégica para:

  1. Acompanhar a reputação da marca.
  2. Analisar as ações da concorrência.
  3. Entender as movimentações de mercado.

E a plataforma Knewin News te ajuda nesse processo.

Com um sistema ágil e automatizado, você consegue monitorar notícias impressas, digitais, televisivas e radiofônicas em um só local. Isso evita furos e retrabalho.

Além disso, a ferramenta automatiza o envio de relatórios inteligentes, garante métricas relevantes para a gestão na assessoria de imprensa e permite o compartilhamento de dados com os seus clientes.

Para conhecer o Knewin News, é só clicar aqui e solicitar um teste gratuito.

5. Google Analytics

Quinta ferramenta para otimizar a gestão na assessoria de imprensa e garantir bons resultados: Google Analytics.

Para contextualizar, entenda que um dos serviços desempenhados pelos assessores digitais é o acompanhamento dos sites dos clientes e do próprio site da agência.

Esse acompanhamento tem o objetivo de analisar 3 aspectos:

  1. Será que meu site está obtendo um bom tráfego?
  2. Quais são as páginas que mais têm acesso?
  3. Há algum tipo de rejeição? (e o que fazer para melhorar isso)

Dessa forma, O Google Analytics é uma boa ferramenta para acompanhar e mensurar o resultado obtido pelas marcas no meio digital.

E isso facilita a sua gestão de comunicação, pois, com a ferramenta, você consegue ter uma visão geral das pessoas que visitaram os sites.

Além disso, é possível analisar dados como o número de acesso por páginas, os veículos e redes que mais geraram visitas.

O Google Analytics é uma plataforma gratuita, simples e efetiva para a gestão na assessoria de imprensa.

Para aproveitar todas as vantagens da ferramenta do Google, é só clicar aqui.

6. MindMeister

Quer mais uma ferramenta para agilizar a gestão na assessoria de imprensa? Então, vamos lá: Mindmeister.

Essa plataforma é uma alternativa online para facilitar a criação de mapas mentais.

Os mapas mentais nos ajudam a enxergar, de forma esquematizada e visual, ideias para pautas, planejamentos, fluxos de e-mails e tantas outras coisas.

Por que isso é importante na gestão da assessoria digital? Resposta objetiva: porque você precisa construir um planejamento de comunicação completo e efetivo para seus clientes.

E, em muitos casos, isso só é possível quando conseguimos visualizar todas as ideias de forma conectada.

Ou seja: precisamos transformar ideias abstratas em algo concreto. O mapa mental tem essa função.

Para conhecer o MindMeister, é só clicar aqui.

7. Knewin Social

A sétima ferramenta para gestão na assessoria de imprensa que selecionamos tem relação com o monitoramento de redes sociais.

O monitoramento é uma estratégia imprescindível para o cuidado com reputação de marcas. Além disso, ajuda a melhorar a presença digital das empresas.

O grande ponto é que muitos profissionais buscam ferramentas para otimizar a gestão das redes sociais, e esquecem do monitoramento.

Por isso, decidimos trazer o Knewin Social para fechar este post com chave de ouro.

O Knewin Social é uma ferramenta profissional para otimizar o monitoramento de redes sociais, garantindo um olhar analítico e completo para a gestão na assessoria de imprensa.

A plataforma facilita a análise da presença da marca de seu cliente nos canais sociais. Além disso, permite a pesquisa de palavras-chave estratégicas para o seu planejamento de comunicação.

E não acabou: é possível extrair relatórios analíticos sobre diversos aspectos da marca de seu cliente. Tudo de forma otimizada para evitar gargalos em sua rotina.

Para conhecer o Knewin Social, é só clicar aqui.

Por fim, para conhecer outras ferramentas que impulsionam a gestão na assessoria de imprensa, não deixe de fazer o download do nosso e-book com 14 plataformas para otimizar a sua rotina. É só clicar aqui.

2 comentário em “Gestão na assessoria de imprensa: 7 ferramentas para te ajudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *