Gestão de redes sociais: a sua agência deve oferecer ?

A busca por novos clientes é sempre um tema que interessa as agências de comunicação, independentemente do tamanho do negócio. Atualmente, são diversas as possibilidades de novas ofertas, de assessoria de imprensa até inbound marketing. Por isso, é comum aparecerem dúvidas sobre quais serviços devem ser agregados ao portfólio, seja para aquisição ou retenção de clientes. Entre as demandas que surgiram com maior força, sem dúvida, uma delas é a gestão de redes sociais.

Embora existam agências especializadas na gestão de redes sociais, determinados clientes preferem centralizar os serviços de comunicação em um único fornecedor.

Nesse caso, os principais motivos são a facilidade contratual e, consequentemente, de pagamento, além do atendimento único. Dessa forma, a gestão de redes sociais deve ser vista como um complemento estratégico de toda a comunicação, não somente como um serviço avulso. Confira abaixo alguns dos aspectos favoráveis da inclusão da gestão de redes sociais no portfólio da agência.

4 razões para começar a fazer gestão de redes sociais

1. Integração estratégica

Ser responsável pela assessoria de imprensa, produção de conteúdo e gestão de redes sociais facilitará estratégias integradas e que se desdobram em diferentes canais de comunicação.

2. Mensuração do ROI

Em outra ocasião, mencionamos que indicadores de tráfego e interações em redes sociais são algumas das formas de medir o ROI da assessoria de imprensa. Com a gestão de redes sociais, a agência poderá acompanhar diretamente o impacto das ações desenvolvidas pela assessoria e produção de conteúdo, fazendo com que seja possível uma mensuração mais exata do valor entregue.

3. Compartilhamento de resultados

Quando o cliente apresenta um resultado significativo em outro meio, seja num portal ou num jornal impresso, é possível utilizar as redes sociais para compartilhar o acontecimento com o público, gerando compartilhamentos e curtidas. Sem o acesso às redes sociais, é possível que essa ação seja esquecida ou realizada fora do timing.

4. Padronização da linguagem

Quando existem muitas pessoas ou fornecedores envolvidos, caso não haja uma perfeita interação, podem haver desencontros na comunicação como no estilo ou linguagem utilizados. Com a centralização dos serviços, incluindo a gestão de redes sociais, torna-se mais simples obter um padrão.

As demandas da gestão de redes sociais precisam ser avaliadas de acordo com cada cliente. Se a agência optar por oferecer o serviço, é preciso analisar quais as redes sociais que mais condizem com o cliente, se o público das redes exige respostas muito específicas ou técnicas, qual a porcentagem de adoção do público nas redes sociais – o que impactará na necessidade de interação, a utilização de estratégias como mídia paga, entre outros. Tal análise poderá, até mesmo, definir qual é o perfil de cliente que será atendido pela agência.

Quer saber mais sobre gestão de redes sociais e novos serviços para agências de comunicação? Cadastre-se na nossa newsletter e continue acompanhando o blog da Knewin. Deixe as suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo!