gestão de redes sociais

Gestão de redes sociais: 7 ações para a assessoria de imprensa

A gestão de redes sociais é uma estratégia essencial para potencializar a visibilidade de qualquer empresa no meio digital. No entanto, para que a tática traga bons resultados, existem algumas dicas importantes para o dia a dia dos profissionais de assessoria de imprensa.

Pensando nessas dicas e na potencialização da rotina corrida de assessores que trabalham com gestão de redes sociais, selecionamos 7 ações importantes para obter sucesso com essa estratégia.

7 dicas para assessores executarem uma gestão de redes sociais de sucesso

As 7 ações que selecionamos para este artigo podem servir como um guia para a sua rotina com assessoria de imprensa digital.

Leve nossas dicas como lembretes para o dia a dia. Ao fazer isso, você vai conquistar bons resultados para o cliente, evitar possíveis crises de imagem no meio digital ou ruídos na comunicação.

No entanto, sempre tenha em mente que cada caso é um caso. A comunicação digital é muito flexível e depende dos objetivos da marca.

Pode ser que, para um cliente, determinada estratégia funcione, mas para outro, não dê certo.

1. Pense em identidade visual

Identidade visual é algo que muitos comunicadores deixam de lado, pois o foco no dia a dia está na produção de conteúdo. No entanto, quando falamos de gestão de redes sociais, o aspecto visual fala muito alto.

Afinal, estamos lidando com um canal de comunicação em que as pessoas consomem uma quantidade infinita de informação. Então, como fazer para a rede social do seu cliente se destacar no feed de notícias dos usuários?

A resposta é simples: invista na dupla “conteúdo de qualidade e identidade visual bem elaborada”. Afinal, não adianta você investir em um material rico e útil para o dia a dia das pessoas se o aspecto visual não for valorizado.

Defina layout, cores, fontes, variações de cards, entre outras coisas. Isso é fundamental para uma gestão de redes sociais de sucesso. Para facilitar esse processo, você pode utilizar a ferramenta Canva, que oferece cards personalizáveis para mídias sociais.

2. Determine a persona da marca

A persona da marca é um dos segredos para o gerenciamento de redes sociais de uma empresa. Afinal, esse fato humaniza a instituição e facilita o entendimento de quem é o público de interesse.

A definição de características humanizadas para a marca, como preferências e dificuldades no dia a dia, facilita a forma como você vai planejar as temáticas do canal de comunicação digital.

Assuntos, abordagem e estilo de linguagem são fatores influenciados pela persona da marca. É aqui que você vai entender qual caminho seguir no desafiador mundo digital.

3. Escolha um estilo de linguagem

Estilo de linguagem é nossa terceira dica para uma gestão de redes sociais imbatível. Além de definir a forma como a marca será vista no meio digital, permite que todos os profissionais envolvidos no planejamento de comunicação percebam como agir na estruturação das ações.

Afinal, o estilo de linguagem das redes sociais deve estar de acordo com os objetivos da empresa, com o público de interesse, com outras estratégias de comunicação e demais aspectos relacionados ao meio digital.

Além disso, muitas vezes, nem sempre é apenas uma pessoa que gerencia a rede social de um determinado cliente. Então, definir como será o estilo de linguagem é uma forma de evitar ruídos na comunicação e publicações com abordagens diferentes. Não esqueça que unificação é essencial para os conteúdos do meio digital.

4. Escolha as temáticas do canal de comunicação

A escolha de temáticas é outra parte importante de uma boa gestão de redes sociais. É aqui que você deve definir editorias de conteúdo (junto com periodicidade de publicações) para o canal de comunicação digital do cliente.

As temáticas precisam estar alinhadas com os objetivos da empresa, com a persona da marca e com o estilo de linguagem, por exemplo.

O formato do conteúdo pode variar de acordo com cada tipo de publicação e empresa. É possível investir em cards com drops de informação, infográficos, ilustrações, vídeos, entre outras estratégias.

Além disso, vamos deixar uma dica para você: sempre que possível, aproveite os assuntos do momento (incluindo os memes) para dar um toque de leveza ao gerenciamento das redes sociais do cliente.

Não esqueça que é fundamental humanizar a marca e fazer as pessoas perceberem que, por trás de uma fanpage, existem pessoas que pensam na produção do conteúdo daquele canal.

5. Valorize estratégias de engajamento

Redes sociais são guiadas por interação e engajamento. Portanto, para um bom planejamento de comunicação, é fundamental pensar em estratégias que incentivam o relacionamento com os usuários.

Uma forma de fazer isso é aproveitar os memes do momento – ou assuntos que sejam tendência naquele período. Para isso, é importante ficar de olhos bem abertos às atualidades.

Um exemplo de como é possível usar os memes para causar interação é a visibilidade que as séries causam no meio digital. Game of Thrones, na exibição da sétima temporada, foi um dos assuntos mais explorados pelas marcas no meio social.

Outro exemplo ocorreu com a estreia da segunda temporada de Stranger Things em 2017. As redes sociais ficaram recheadas de publicações de marcas que aproveitaram o momento para criar conteúdo leve e interessante.

Outra opção para investir em engajamento é a elaboração de estratégias que sejam baseadas em storytelling. A contação de histórias, a partir de vídeos, ilustrações ou imagens, permite que a marca seja vista de forma humanizada pelos usuários.

Dessa forma, é possível criar laços de reconhecimento com fãs, consumidores e novos possíveis seguidores da marca. Ótima maneira de gerenciar a rede social do cliente.

6. Monitore os comentários

Nossa sexta dica para o gerenciamento de redes sociais é ficar de olho nos comentários dos seguidores e nas menções feitas à marca em diferentes publicações.

Por que fazer isso? Existem diversos motivos para o assessor de imprensa monitorar os comentários nas redes sociais, mas os principais são: prevenção de crises de imagem, identificação de seguidores fiéis da marca e análise das estratégias executadas.

Uma estratégia que pode ser executada no monitoramento de comentários é a análise de sentimento. A tática permite a categorização das menções digitais em negativas, neutras e positivas.

Isso permite que o profissional responsável pela imagem da empresa entenda qual a recepção do público em relação às mensagens emitidas pela marca, se é necessário mudar a estratégia de comunicação externa, entre outras coisas.

7. Mensure resultados

O último passo para uma gestão de redes sociais de sucesso envolve a mensuração de resultados, estratégia que muitas vezes é esquecida por profissionais da comunicação.

Seja por falta de tempo ou de conhecimento, deixar a mensuração de resultados de lado significa comprometer a entrega de resultados para o cliente.

É na mensuração de resultados com definição de métricas que percebemos se as estratégias para mídias sociais trouxeram o resultado esperado pelo cliente. Portanto, não deixe essa etapa de lado.

Para facilitar sua rotina, saiba que a maioria das mídias sociais tem um sistema que fornece os dados referentes às páginas empresariais. No Facebook, por exemplo, você encontra o Facebook Analytics, com todas as informações essenciais sobre o canal de comunicação digital.

Além disso, é possível contar com a ajuda da tecnologia e otimizar o processo de monitoramento de redes sociais. O zMonitor, por exemplo, é uma alternativa para facilitar a sua rotina.

A gestão de mídias sociais é apenas uma das opções que temos na era da comunicação digital. Para conhecer outras, sugerimos o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *