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8 ferramentas digitais para facilitar a assessoria de imprensa

As ferramentas digitais são grandes aliadas de quem trabalha com comunicação. Afinal, elas ajudam a otimizar a rotina e facilitam diversas tarefas que demandam tempo profissional. 

Então, se você ainda não aproveita o potencial das plataformas tecnológicas, é hora de mudar esse cenário.

Dessa forma, este artigo com 8 ferramentas digitais voltadas para a rotina da assessoria de imprensa vai te ajudar. 

Aliás, muitas delas são utilizadas por nossa equipe para facilitar o dia a dia. Quem sabe elas não otimizam o seu trabalho também, certo?

Conheça 8 ferramentas digitais para assessores de imprensa 

Se você pesquisar por ferramentas digitais no Google, vai encontrar diversas alternativas para otimizar a sua rotina de alguma maneira.

Existem plataformas para criação de cards no Facebook. Também há ferramentas para pesquisa de palavras-chave, para monitoramento de notícias e para análise da concorrência nas redes sociais.

Todas as alternativas, sejam pagas ou gratuitas, podem ser válidas para o seu trabalho. 

Porém, precisamos deixar 2 lembretes nesta etapa do artigo:

  1. A melhor ferramenta é aquela que se encaixa perfeitamente em sua rotina e nas demandas que você precisa concluir.
  2. Por mais tentador que seja, fique longe de ferramentas digitais que prometem milagres em relação à compra de seguidores e de curtidas. Elas apenas inflam o seu ego e mascaram o real resultado do trabalho de comunicação.

Com isso em mente, saiba que selecionamos 8 exemplos de ferramentas que podem agilizar o seu dia a dia. Dessa forma, você vai ver que bons resultados não significa rotina estressante, desgastada e manual.

Esperamos que nossas dicas sejam úteis para você.

E, não esqueça, compartilhe este artigo com seus colegas de profissão.

Pode ser que eles também estejam precisando de alguma ferramenta digital para aliviar algum gargalo na rotina.

1. Dicionário criativo

Uma das tarefas da assessoria digital é o processo de escrita. Seja na hora de elaborar um release, um planejamento ou uma publicação para blog ou redes sociais, você está produzindo algum tipo de conteúdo textual.

No entanto, encontrar a palavra certa para um conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, temos de evitar palavras técnicas e complexas em alguns contextos.

E o que fazer quando a única palavra que você tem em mente é, justamente, algo complexo?

Bem, aí entra o nosso primeiro exemplo das ferramentas digitais: Dicionário Criativo.

Essa plataforma é um dicionário online que te ajuda a obter ideias para substituir um termo complexo. Ou seja, ela é sua aliada na hora de produzir um conteúdo para seu cliente de assessoria digital.

Dessa forma, você consegue construir um conteúdo mais fácil de ser consumido. Além disso, evita a repetição de termos ou de palavras em um contexto muito técnico.

Para conhecer o Dicionário Criativo, é só clicar aqui.

2. Raw shorts

Atuar com assessoria digital significa ter de se reinventar a todos os momentos. Afinal, a dinâmica da profissão e do público mudou consideravelmente.

Assim, precisamos andar lado a lado com estratégias que impulsionam o engajamento do público no meio digital.

E uma dessas estratégias é a produção de vídeos.

No entanto, a gente sabe que produzir vídeos nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente se você tem outras demandas para concluir.

Então, é por esse motivo que a Raw Shorts é uma das ferramentas digitais deste artigo.

A plataforma te ajuda a elaborar conteúdos visuais explicativos de forma facilitada e impactante.

Com opções gratuitas e pagas, você tem a possibilidade de elaborar animações simples e explicativas.

Isso te ajuda a atingir o público certo da marca de seu cliente, proporcionando engajamento, motivação e inspiração.

Além disso, essa é uma ótima forma para inovar e para testar outras ideias de conteúdo na assessoria digital.

Se quiser conhecer a ferramenta Raw Shorts, é só clicar aqui.

3. Knewin News

O terceiro exemplo das ferramentas digitais deste artigo tem relação com uma estratégia bem conhecida na assessoria de imprensa, o monitoramento de notícias.

Com a transformação digital, muitas demandas da comunicação acabaram sendo impactadas. E isso também aconteceu com o bom e velho clipping.

Hoje, monitoramento de notícias significa uma estratégia completa para entender a imagem de uma empresa em veículos jornalísticos digitais, televisivos, radiofônicos e impressos.

Ou seja, precisamos ter um olhar 360º para monitorar todas as mídias relevantes para o cuidado com reputação de marcas.

No entanto, clipping manual significa gargalos, ruídos, furos e tarefa custosa. Então, a melhor alternativa é contar com uma ferramenta digital como o Knewin News.

O Knewin News é uma plataforma completa para monitoramento e análise de conteúdos jornalísticos.

De forma automatizada e otimizada, você pesquisa conteúdos que mencionam a marca de seu cliente, a concorrência e temáticas estratégicas de mercado.

E tudo com agilidade a partir de palavras-chave alinhadas ao seu contexto profissional.

Além disso, o Knewin News permite a criação facilitada de relatórios do monitoramento de notícias, entrega dados em tempo real e te ajuda a obter um olhar analítico qualitativo sobre a imagem da marca na imprensa.

Para conhecer o Knewin News, é só clicar aqui.

4. Semrush

Se você atua com assessoria digital, sabe que é importante entender e analisar a questão do SEO

Afinal de contas, os mecanismos de busca são uma das bases para que empresas sejam encontradas no meio digital.

Porém, para analisar SEO de forma efetiva, não podemos nos basear em achismos. Assim, temos de orientar a nossa rotina por dados.

Para fazer isso, é importante contar com ferramentas digitais como o Semrush. 

O Semrush é uma plataforma que te ajuda a detectar como está o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca. Além disso, te dá insights sobre comparações com os seus concorrentes.

A ferramenta é uma ótima alternativa para quem precisa construir estratégias para melhor SEO, bem como para produzir conteúdos mais efetivos para o meio digital.

Para conhecer o Semrush, é só clicar aqui.

5. Canva

Se você precisa elaborar alguma arte visual, mas não é designer, o Canva pode te ajudar.

A plataforma tem a premissa de ser uma ferramenta de design para não designers.

Ou seja, você consegue ter acesso a diversos modelos e formatos de artes para atuar com sucesso na assessoria digital.

É possível criar cards para redes sociais, diagramar e-books, elaborar apresentações profissionais, infográficos e outras opções.

Com layouts personalizáveis, você  consegue criar com facilidade o conteúdo que seu cliente precisa. Em outras palavras, otimização da rotina na medida certa.

Para conhecer o quinto exemplo das nossas ferramentas digitais, é só clicar aqui.

6. Knewin Social

As redes sociais reinam na era digital. Não adianta fecharmos os olhos para esse cenário.

Assim, atuar com assessoria de imprensa significa que temos de gerenciar e monitorar os canais sociais.

Porém, muitos profissionais focam no gerenciamento, e deixam o monitoramento e a análise de lado. O resultado disso é deslize na reputação da marca.

Para evitar deslizes e proteger a imagem do seu cliente, saiba que é possível contar com a ajuda de ferramentas digitais que facilitam a tarefa de monitoramento dos canais sociais.

O Knewin Social é uma plataforma completa e profissional desenvolvida para facilitar esse tipo de demanda.

A partir de palavras-chave estratégicas, você consegue monitorar as principais redes sociais com total facilidade.

Ou seja, você fica de olho em todas as menções relevantes para o seu cliente (e que podem impactar a imagem da empresa).

Além disso, também é possível acompanhar a concorrência, avaliar o sentimento das menções e extrair relatórios analíticos sobre o monitoramento.

Dessa forma, você consegue construir uma base sólida e analítica para entender o impacto das redes sociais na imagem de seu cliente.

Para conhecer o Knewin Social, é só clicar aqui.

7. Trello

Organização é palavra-chave em qualquer área da comunicação. Sem ela, é capaz de você perder deadlines, esquecer reuniões e deixar estratégias importantes de lado.

Então, para evitar que sua rotina seja acompanhada da desorganização, uma boa alternativa é contar com a ajuda de uma plataforma que permita a anotação das informações relevantes para o seu dia a dia.

O Trello é uma das ferramentas digitais que selecionamos para este artigo justamente por devolver a organização à rotina. 

Nós usamos essa plataforma aqui na nossa equipe. Aliás, ela nos ajuda a conquistar um olhar macro e micro sobre todas as demandas que precisamos concluir no dia a dia.

Bem, com a premissa de ser um quadro virtual colaborativo, o Trello garante que as informações sejam adicionadas aos cartões que fazem parte da ferramenta.

Dessa forma, você pode organizar as demandas por tipo, etiqueta, data de entrega e ainda consegue incluir anexos e comentários.

 Além disso, é possível adicionar usuários para colaborar no quadro.Isso quer dizer que você pode compartilhar as informações com seu cliente e facilitar a comunicação. 

Então, se você deseja manter a sua rotina organizada, clique aqui para conhecer o Trello. O ruído na comunicação vai passar longe da sua rotina.

8. Ubersuggest

A oitava ferramenta que selecionamos para este artigo tem relação com a pesquisa de palavras-chave para elaboração de conteúdos digitais.

Afinal, se queremos atingir o público certo, precisamos saber o que as pessoas mais pesquisam nos mecanismos de busca, não é?

Porém, não podemos escolher os termos de forma arbitrária. Até porque não temos bola de cristal para adivinhar o que as pessoas pesquisam e como elas buscam o termo no meio digital.

Assim, o Ubersuggest surge como uma das ferramentas digitais para agilizar a sua rotina porque permite a pesquisa e o entendimento do impacto das palavras-chave.

A ferramenta é gratuita e ainda te dá ideias para produzir conteúdos mais eficazes para o público que você deseja atingir.

Se quiser conhecer o Ubersuggest, é só clicar aqui.

Por fim, para conhecer mais 10 ferramentas digitais úteis para a assessoria de imprensa, não deixe de fazer o download do nosso e-book com 18 plataformas para agilizar a rotina da comunicação. Acesse o conteúdo aqui.

2 comentário em “8 ferramentas digitais para facilitar a assessoria de imprensa

  1. Oi.. 🙂 Obrigada pelo artigo. As ferramentas digitais hoje em dia, são necessárias para criar uma equipa forte e equilibrada no ambiente do trabalho. Na minha empresa nos começamos a utilizar o Kanban (www.kanbantool.com). Agora cada um pode controlar as tarefas próprias e o tempo que precisa para realizar tudo. Essa solução facilita muito o nosso trabalho.

    1. Com certeza, Margarida! As ferramentas são essenciais para uma assessoria de imprensa de sucesso. E plataformas como o Knewin Notícias e o Knewin Social otimizam estratégias importantes para as marcas na era digital.

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