Ferramentas de monitoramento de notícias: como não errar na escolha?

As ferramentas de monitoramento de notícias são alternativas eficazes para garantir precisão na análise de matérias jornalísticas. Além disso, elas também evitam furos, retrabalho e desgaste na rotina de quem cuida da reputação de marcas.

Porém, escolher a melhor ferramenta para a sua rotina profissional nem sempre é uma tarefa fácil. A gente sabe disso.

Existem diversos pontos que devem ser levados em conta na hora de investir em uma plataforma de clipping profissional. E esses critérios têm a ver com as respostas das seguintes questões:

    • Qual é o custo-benefício das ferramentas de monitoramento de notícias?
    • Será que a plataforma que eu uso é a mais adequada para o meu negócio?

Então, criamos este post para te ajudar a solucionar essas questões.

Nosso conteúdo vai te ajudar a descobrir como não errar na escolha de uma ferramenta de monitoramento de matérias jornalísticas.

5 coisas que não podem faltar nas ferramentas de monitoramento de notícias

Quando falamos sobre ferramentas de monitoramento de conteúdos noticiosos ou qualquer outro tipo de tecnologia, sempre surge a seguinte pergunta: “qual é a melhor escolha?”.

Bem, existem critérios que facilitam a tomada de decisão na hora de escolher a plataforma X em vez da Y.

Mas há algo que também deve ser levado em conta. E esse ponto é esquecido por muitas pessoas.

A melhor escolha é aquela que se encaixa em sua rotina profissional, em seu orçamento e em suas necessidades.

Com isso em mente, podemos passar para os aspectos que não podem faltar nas ferramentas de monitoramento de notícias.

  1. Abrangência de fontes

O primeiro critério de uma boa ferramenta de clipping é a abrangência de fontes jornalísticas. Isso é algo essencial se você deseja otimização para a sua rotina.

Afinal, a procura por uma ferramenta ocorre justamente em momentos em que o monitoramento de notícias se torna uma bola de neve na rotina profissional de assessores de imprensa, por exemplo.

Então, na hora de contratar uma plataforma de clipping, faça a seguinte pergunta: a ferramenta captura os veículos noticiosos que eu preciso?

Por veículos noticiosos, lembre-se que você tem de monitorar jornais impressos, digitais, televisivos e radiofônicos para seus clientes.

O Knewin News, por exemplo, permite que você monitore todos esses tipos de mídia. E o melhor: sem limites de palavras-chave e em diversos idiomas.

Além disso, não esqueça que não são apenas os jornais nacionais e de grande alcance que importam.

Na era da informação digital, um pequeno blog desconhecido pode publicar uma notícia sobre a sua marca e ser um gatilho para crises de imagem.

Dessa forma, observe se as ferramentas de monitoramento analisadas por você oferecem um leque de opções de fontes jornalísticas abrangentes e relevantes para a sua marca.

E não se esqueça: um clipping de qualidade exige a análise de diversos tipos de mídias noticiosas.

  1. Palavras-chave

O segundo critério das ferramentas de monitoramento é o uso de palavras-chave estratégicas para analisar a sua marca na imprensa.

Mas existem alguns pontos que precisamos falar sobre esse assunto.

Geralmente, o sistema de busca das ferramentas de monitoramento de notícias tem como base a segmentação de pesquisas pelo uso de palavras-chave.

Essas palavras-chave são termos estratégicos para analisar a sua marca. Além disso, servem para acompanhar os seus concorrentes e as movimentações do nicho de mercado.

Então, quanto mais palavras-chave você escolher, maior pode ser o volume de menções sobre a sua marca na imprensa.

Porém, muitas citações podem não ser relevantes para o seu trabalho. E, em alguns casos, as ferramentas cobram pela quantidade de palavras-chave.

Então, para não errar na escolha da ferramenta de monitoramento, considere os seguintes pontos:

    • A ferramenta certa é a que permite que você tenha liberdade para escolher quantas palavras-chave deseja monitorar.
    • Além disso, a plataforma precisa ter um sistema de filtros, para segmentar a sua busca, evitando resultados que não são interessantes para você.

Considere isso quando for escolher uma plataforma profissional para clipping como Knewin News, ok?

  1. Relatórios

Terceira dica para não errar na hora de escolher ferramentas de monitoramento de notícias: relatórios ricos e precisos sobre a sua pesquisa.

Os relatórios são documentos que facilitam 3 coisas:

    1. A comprovação dos resultados do trabalho de comunicação.
    2. A análise da visibilidade da marca na imprensa.
    3. A tomada de decisão empresarial em um mercado tão competitivo.

Então, se você deseja mais otimização em sua rotina e mais recursos analíticos, verifique se a plataforma de clipping que você está interessado oferece funcionalidades de relatórios.

A automação dos relatórios também facilita a sua rotina e evita que você perca tempo para obter informações importantes para a sua marca.

Afinal, no fim das contas, a otimização da rotina é uma coisa que pesa na hora de medir o custo-benefício de uma ferramenta de clipping, não é mesmo?

O Knewin News, por exemplo, tem 2 recursos alinhados com a ideia de relatórios: a Smart-Newsletter e o Smart-Report.

A Smart-Newsletter é uma news com envio diário. Ela contém as últimas notícias sobre a sua marca, com algumas informações analíticas. Isso facilita o planejamento diário de um profissional de comunicação, por exemplo.

O Smart-Report, por sua vez, é um documento rico e analítico sobre as notícias da sua marca. A diferença entre os dois recursos é que o relatório inteligente contém outras métricas e pode ser construído com períodos retroativos.

Ou seja, o relatório inteligente do Knewin News te ajuda a analisar como foi a visibilidade da sua marca em períodos de crise ou em um lançamento de produto, por exemplo.

O melhor de tudo: nossos relatórios têm configuração rápida e fácil, além de serem automatizados.

Afinal, o maior objetivo de uma ferramenta de monitoramento é otimizar a sua rotina, garantindo um olhar mais estratégico para o seu dia a dia.

  1. Atendimento

Quarto critério para acertar na escolha de uma ferramenta de monitoramento de notícias: atendimento ao cliente e suporte.

Esses dois pontos são imprescindíveis em uma plataforma profissional.

E vamos explicar o porquê disso.

Quando você decide trocar o monitoramento de mídias manual pelo automatizado, deseja mais agilidade e mais precisão para a sua rotina, certo?

E isso não tem a ver somente com pesquisa abrangente e relatórios, mas também com agilidade na resolução de problemas, por exemplo.

Na hora de contratar ferramentas de monitoramento, você precisa estar seguro de que, quando tiver algum problema com a plataforma, a situação vai ser resolvida da melhor forma e o mais rápido possível.

Então, quando estiver em busca de uma plataforma profissional para monitoramento de notícias, coloque em seu checklist se a empresa conta com uma equipe de atendimento e de suporte.

A Knewin, por exemplo, tem uma equipe capacitada para te ajudar em qualquer momento.

Nossos profissionais te ajudam a extrair todo o potencial do monitoramento de mídias automatizado. Além disso, estão sempre prontos para solucionar quaisquer eventualidades que ocorram em nossa plataforma.

  1. Autonomia profissional

Quinto e último requisito das ferramentas de monitoramento de notícias: autonomia profissional.

E esse ponto tem uma ótima justificativa. Profissionais de comunicação têm uma rotina dinâmica.

Além disso, em situações de crise, precisam ser ágeis, multitarefa e estratégicos.

Então, necessitam de uma alternativa para monitorar notícias que esteja alinhada a essa realidade.

E a melhor forma de alinhar a tecnologia à vida profissional é encontrar uma ferramenta que conte com dados salvos na nuvem, compartilhamento ágil de links, fácil acesso aos conteúdos na íntegra e possibilidade de construir novas buscas noticiosas.

Lembre-se disso, ok?

Por fim, se você ainda está em dúvida na escolha das ferramentas de monitoramento de notícias, temos um convite para você.

Solicite um teste gratuito no Knewin News, a nossa plataforma completa para você monitorar notícias com abrangência, facilidade, autonomia e agilidade. É só clicar aqui. Nossa equipe está esperando o seu contato.