7 dicas para profissionais autônomos na assessoria de imprensa

Se você trabalha com assessoria de imprensa, sabe que existem diversos profissionais autônomos atuando no mercado de trabalho. Essa foi uma alternativa que muitos comunicadores encontraram para se recolocar ao sair de agências ou pelo desejo de começar algo próprio.

O problema é que ser um freelancer na assessoria de imprensa nem sempre é fácil. Existem alguns obstáculos pelo caminho que podem dificultar o processo.

E se você está passando por isso, saiba que não está sozinho. Aqui no blog AI, recebemos diversos e-mails de profissionais autônomos que nos pedem ajuda para otimizar a rotina e para conquistar melhores resultados para os clientes, mas sem pesar no bolso.

Nosso post serve justamente para ajudar os profissionais de assessoria que trabalham como freelancer a atuar de forma assertiva em um mercado de trabalho desafiador.

7 formas de aprimorar a rotina de profissionais autônomos na assessoria de imprensa

Nossas dicas funcionam como uma base para que assessores freelancer consigam entregar resultados assertivos para os clientes.

Sabemos que trabalhar por conta própria pode ser um desafio. E ainda há o fato de que, em muitos casos, os profissionais fazem assessoria remota. Isso dificulta ainda mais a relação com o cliente.

Então, esperamos que você utilize nossas dicas como guia para otimizar sua rotina. Além disso, use este artigo para ser um assessor de imprensa de resultados e para manter a harmonia na relação com o assessorado.

1. Capacite-se

O primeiro passo para profissionais autônomos terem sucesso na assessoria de imprensa tem a ver com a palavra capacitação.

Você sabe que a assessoria de imprensa é um nicho de mercado que mudou de forma significativa com o uso do meio digital. Não feche os olhos para isso.

Com o meio digital, vieram os blogs, as redes sociais, os vídeos, as lives, os Stories, os portais de notícia e os tão conhecidos influencers.

Imagine sobreviver à era digital tendo como recurso para seu cliente apenas o release. Se você faz parte desse grupo, ligue o alerta vermelho.

Hoje, precisamos nos renovar para entregar os melhores resultados para nossos clientes. Gestão de mídias sociais, mensuração de resultados e parcerias com influenciadores digitais são alguns dos aspectos que precisamos dominar para alavancar a marca assessorada.

E sem capacitação, isso fica muito difícil. Afinal, não iremos saber quais são as melhores estratégias para uma marca de nicho bem segmentado, por exemplo.

Portanto, se você deseja atuar como um profissional autônomo, ou freelancer, lembre-se da capacitação.

Participe de eventos. Inscreva-se em cursos de atualização. Faça uma pós-graduação em áreas da comunicação digital. Leia blogs como o Assessor de Imprensa…

O mais importante é se atualizar. Se não fizermos isso, iremos ficar para trás no mercado de trabalho, o que compromete a conquista de clientes. E não é isso que você deseja, certo?

2. Aceite a ajuda da tecnologia

A segunda dica do nosso post é a seguinte: dê as mãos para a tecnologia. Os softwares, gratuitos e pagos, são aliados na conquista de resultados para seu cliente.

Muitos profissionais autônomos ainda atuam com assessoria como se estivessem na era tradicional. Clipping manual, gestão de mídias sociais que compromete a rotina, planejamento de comunicação estruturado à mão, entre outras coisas.

Isso significa comprometimento de tempo. E comprometimento de tempo significa resultados prejudicados para a marca assessorada. Tudo o que você não deseja neste momento como profissional autônomo.

Saiba que para ser um profissional de sucesso, é preciso contar com as ferramentas certas. E a tecnologia está aí para fazer este papel.

Claro que você não vai sair por aí adquirindo todas as plataformas pagas que existem no mundo digital. No entanto, selecione as que são essenciais para assessores de imprensa.

  • Exemplos de ferramentas para assessoria

Ferramentas de clipping, como o Knewin Notícias, facilitam o monitoramento de conteúdos noticiosos sobre o cliente. Isso representa uma grande ajuda na rotina de profissionais autônomos. Afinal, eles não podem se dar ao luxo de perder tempo procurando conteúdos na imprensa.

Ou então uma ferramenta para gestão e monitoramento de mídias sociais, como o Knewin Social, que facilita o manuseio das mídias sociais do cliente. Ela poupa um tempo significativo de sua rotina.

Ainda existem ferramentas para gerenciar as ações do cliente, como o Trello. Ou ainda o Canva, para elaborar designs de forma facilitada.

Talvez você esteja pensando: “certo, blog AI, mas eu não tenho como bancar uma ferramenta paga para assessoria de imprensa”. Calma. Respire fundo.

Uma ótima alternativa para profissionais autônomos, e que muitas agências de comunicação fazem, é incluir o valor da plataforma na proposta de serviço do cliente.

Essa é uma maneira de não pesar no seu bolso e de aproveitar todos os benefícios que as plataformas profissionais têm para oferecer.

O importante é lembrar do termo “educação do cliente”. Mostre para o assessorado os motivos que fazem essas plataformas serem tão importantes para a marca dele.

3. Faça networking

Networking é palavra-chave para quem deseja trabalhar como profissional autônomo na assessoria de imprensa. Afinal, é uma forma de divulgarmos nosso trabalho e de conhecermos outros comunicadores sociais.

A prática do networking facilita a rotina de profissionais autônomos porque permite que saibamos com quem entrar em contato se algum cliente estiver procurando um serviço que você não oferece.

Isso cria a possibilidade de traçar parcerias com outros profissionais que também são autônomos, por exemplo. Todos se ajudam e saem ganhando.

Se você conhece um designer freelancer, por exemplo, pode passar o contato dele para o cliente que estiver procurando o serviço. Ou então fazer uma parceria de job com o profissional.

E saiba que isso também vai acontecer se for o contrário. Ao manter relações harmônicas com outros profissionais e/ou agências de comunicação, saiba que seu nome vai aparecer se surgir um cliente procurando por serviço de assessoria de imprensa.

4. Seja organizado

Organização é outra palavra que todo assessor de imprensa autônomo deveria lembrar. Por organização, queremos incluir o planejamento de comunicação, o modelo de proposta de assessoria, o plano de gestão de crise, o cronograma de publicações nas mídias sociais, entre outras coisas.

Ser organizado otimiza a rotina de quem trabalha por conta própria, pois dá uma visão macro sobre o negócio do cliente.

Não esqueça que você está sozinho lidando com um cliente. Então,  precisa ter noção geral de todas as ações que foram elaboradas para a marca, inclusive aquela publicação simples no Twitter.

A elaboração de planejamentos (de comunicação e de crise, por exemplo) permite que o assessor de imprensa consiga cuidar da imagem do cliente com serenidade, habilidade e olhar estratégico.

Saber em que patamar a marca está e aonde deseja chegar fazem parte dos requisitos para ser um assessor de imprensa de sucesso.

Você vai perceber que organização é essencial para profissionais autônomos, até mesmo para ter noção, previamente, se você vai dar conta de tudo o que foi traçado para o assessorado.

5. Lembre que cada cliente é único

Nosso quinto ponto parece bobo, mas não é. Precisamos manter relações harmônicas e assertivas com nossos clientes. E, para isso, precisamos lembrar que cada caso é um caso.

Não adianta copiarmos e colarmos o mesmo planejamento para todos os nossos clientes. Isso significa autossabotagem profissional. Lembre-se disso.

Um cliente de nicho tem necessidades diferentes de um cliente que atua de forma abrangente.

E mesmo os que atuam de forma abrangente precisam ser analisados de forma diferente.

Cada marca tem uma necessidade específica e um objetivo distinto. Se o assessor de imprensa lidar com todas as marcas da mesma forma, saiba que isso é o mesmo que pisar em um grande buraco.

Para manter a assertividade das ações de assessoria, é essencial elaborar planejamentos diferentes e que atendam às necessidades específicas de cada cliente.

Isso vale para mídias sociais, para releases, para vídeos institucionais e para blogs corporativos, por exemplo.

Você vai ver que lidar com os clientes de forma única vai potencializar os resultados obtidos com o planejamento de comunicação.

6. Lembre que o release precisa ser digital

A elaboração de releases continua fazendo parte dos pilares da assessoria de imprensa. A questão é que não podemos encarar a estratégia como se estivéssemos na era tradicional.

Hoje, profissionais autônomos têm de lembrar quais são os critérios para que um release se torne imbatível no meio digital.

E se você não sabe como fazer isso, o blog AI vai te ajudar. Temos um post com dicas para elaborar releases de sucesso na assessoria de imprensa digital. É só clicar aqui.

Além de saber estruturar um bom release para alavancar o negócio de seu cliente no meio digital, é importante entender SEO.

Search Engine Optimization, ou otimização de textos para mecanismos de busca, é uma estratégia que ajuda a ranquear conteúdos no meio digital. E os releases precisam estar inseridos nesse contexto.

Mas aqui fica um alerta. Se você é um profissional autônomo que deseja colocar seu cliente passos à frente da concorrência, é importante saber como aproveitar o SEO de forma correta e efetiva nos releases.

E para isso, temos um post que fala sobre esse assunto. Para acessar o artigo 7 formas muito práticas de aplicar técnicas de SEO em releases, é só clicar aqui.

7. Mensure resultados

Nossa sétima dica para profissionais autônomosque atuam com assessoria de imprensa tem a ver com uma estratégia que deixa muitos comunicadores de “cabelos em pé”: mensuração de resultados.

Não adianta você elaborar um bom planejamento de assessoria para seu cliente, executar as estratégias com assertividade, mas não mensurar os resultados no final de um período especificado.

Mensuração de resultados significa obter um panorama palpável sobre tudo o que foi elaborado para seu cliente. Releases que emplacaram na imprensa, estratégias de mídias sociais, parcerias com influenciadores digitais, anúncios pagos, entre outras coisas.

Medir os resultados é uma forma de educar seu cliente sobre o valor da assessoria de imprensa. O assessorado deseja ver retorno do investimento financeiro feito no serviço de comunicação. E você precisa mostrar a ele que valeu a pena.

No blog AI, essa temática já foi abordada em posts e materiais mais aprofundados. Inclusive, um dos nossos e-book mais baixados é sobre mensuração de resultados.

E como sabemos que você é um assessor freelancer que não quer ficar para trás no mercado de trabalho, vamos deixar o link do material aqui no post.

Para fazer o download do nosso e-book Mensuração de resultados na assessoria de imprensa – 9 dicas para estruturar um relatório completo e assertivo, é só clicar aqui.

  • Clipping como ferramenta para medir resultados

Além disso, algo que profissionais autônomos e assessores de agência precisam entender é que o clipping pode funcionar como recurso estratégico para a mensuração de resultados.

A partir do monitoramento de notícias, podemos obter informações preciosas sobre nosso cliente, que ajudam a evitar crises de imagem, por exemplo.

Para se aprofundar nesse assunto, saiba que temos um material gratuito que aborda essa temática.

O e-book Mensuração de resultados na assessoria de imprensa – 5 métricas que você deveria prestar atenção é gratuito e pode ser baixado aqui.

Por fim, quais outras dicas você acha que são importantes para profissionais autônomos que atuam com assessoria de imprensa? Conta pra gente nos comentários ou nos envie um e-mail com sugestão para outro artigo aqui do blog!