Comunicação digital: os desafios para o assessor de imprensa

Com as mudanças ocorridas pelo aumento do uso da internet, a assessoria de imprensa precisou reestruturar algumas ideias e estratégias. Isso para que toda a potencialidade da comunicação digital fosse aproveitada para o cliente.

Conhecer essas estratégias e saber como usá-las é fundamental para garantir melhores resultados para o cliente. Além disso, é importante para conquistar bom desempenho profissional na assessoria de imprensa.

3 principais desafios da comunicação digital para o assessor de imprensa

Hoje, a assessoria de imprensa vai muito além do release e do follow-up. São diversas estratégias possíveis para o profissional garantir crescimento para a empresa do cliente. O problema é que por ser algo relativamente novo, a comunicação no meio digital pode ser desafiadora para muitas pessoas.

Assim, selecionamos os 3 principais desafios que o assessor de imprensa enfrenta na nova rotina da profissão. Conhecê-los permite que você se mantenha preparado para driblar possíveis obstáculos. Isso possibilita estar passos à frente das outras pessoas

1. Clipping digital

O clipping no meio online é um dos principais desafios da comunicação digital para a assessoria de imprensa. Afinal, pense em quantos sites e mídias sociais você tem para monitorar para o cliente. São  incontáveis fontes.

Essa diversidade, por mais que seja excelente para melhorar a entrega de resultados para o cliente, acaba comprometendo a rotina da assessoria. Isso porque se torna um gargalo, já que o profissional precisa comprometer o dia a dia para monitorar todos os conteúdos noticiosos relacionados ao assessorado.

Então, como driblar esse desafio e garantir ótimos resultados sem comprometer a rotina? A resposta é simples: ferramenta de clipping digital.

Esse tipo de plataforma facilita a rotina do assessor de imprensa, já que automatiza o processo de monitoramento de notícias, evitando que o tempo seja comprometido com a pesquisa de conteúdos noticiosos.

Isso tudo possibilita dizer que uma plataforma de clipping como o Knewin Monitoring pode ser considerada mais do que uma plataforma para coleta de notícias. Ela funciona como um aparato estratégico de comunicação digital para uma empresa de assessoria, já que permite um olhar perspicaz sobre tudo que envolve o assessorado.

2. Mídias sociais

A presença nas mídias sociais é fator relevante para o crescimento das empresas no mundo digital. São diversos canais de comunicação digital que abrem portas para as marcas.

Afinal, as pessoas estão consumindo e produzindo conteúdo nos canais digitais. Claro que estratégias offline ainda são essenciais. Mas entender que isso não basta é fundamental.

Não adianta apenas criar conteúdo para veículos tradicionais. O mundo mudou, os indivíduos mudaram, e a assessoria de imprensa precisar se adaptar à nova realidade..

Na teoria, profissionais de Social Media criam e gerenciam os perfis das empresas nas mídias sociais. Mas a realidade é bem diferente.

Muitos assessores de imprensa se veem em situações em que o cliente deseja uma fanpage no Facebook, por exemplo. Se você disser que não sabe fazer isso, vai ficar profissionalmente atrás de seus concorrentes.

Por isso, colocamos neste artigo as mídias sociais como um desafio da assessoria de imprensa digital.

O primeiro passo para saber como lidar com esse desafio da comunicação no meio digital é entender em qual mídia social os potenciais consumidores de seu cliente estão. A partir daí, você vai conseguir elaborar um bom planejamento de assessoria.

Depois de investir tempo em planejamento e execução, é preciso lembrar de outra palavra importante: monitoramento. Ela vai nortear seu trabalho com as mídias sociais.

A todo instante, as pessoas expressam o que pensam através de comentários nas mídias sociais. Seja com um tuíte ou uma publicação no Facebook, é preciso ficar de olhos abertos ao que os consumidores estão falando.

Isso é essencial para evitar crises e gerenciar os momentos delicados para a empresa. Hoje, não basta apenas ter um olhar aguçado para os veículos de imprensa tradicionais. As mídias sociais são usadas para reclamações e elogios – e comentários negativos repercutem mais do que os positivos.

3. Conteúdo relevante

Você já entendeu que o clipping digital pode ser um gargalo na assessoria de imprensa digital e que é fundamental ter noção de gerenciamento das mídias sociais. Mas esses aspectos não são os únicos complicadores da comunicação digital.

Vivemos em uma era de produção e consumo intensos de conteúdo. O problema é que a maior parte do que encontramos na internet não é relevante nem útil para o dia a dia. E para se destacar na infinidade de textos, fotos, vídeos e memes do meio digital, é fundamental entender a importância da palavra relevância.

Conteúdo de qualidade é algo escasso na comunicação do meio digital. Se o assessor de imprensa souber aproveitar isso e produzir informação relevante para os canais do cliente, as chances de conquistar bons resultados aumentam consideravelmente.

O que seria considerado conteúdo relevante na assessoria de imprensa digital? Algo que possa ser útil e que não seja publicado apenas para “vender o peixe” de seu cliente. Isso não funciona mais. Os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Portanto, lembre-se disso quando for estruturar o planejamento de mídias sociais e elaborar releases ou sugestões de pauta para a imprensa. Se essas preocupações estiverem presentes em sua rotina com assessoria de imprensa, a entrega de resultados para o cliente vai ser potencializada.