Comunicação digital: aspecto essencial nas agências de assessoria

Em diversos posts aqui do blog, falamos sobre a importância da comunicação digital para o crescimento dos clientes da assessoria de imprensa. Você sabe disso, certo?

No entanto, em muitos casos, ficamos tão imersos em gerar resultados que esquecemos da divulgação da empresa em que trabalhamos. Ou seja, a visibilidade da agência de assessoria fica esquecida, prejudicando a prospecção de novos clientes e de novas parcerias.

Por que não deixar a comunicação digital de lado em agências de assessoria

Você até pode pensar que estamos falando sobre uma ideia simples, mas entenda que isso pode acontecer. Muitas agências ou profissionais ficam tão envolvidos no planejamento de clientes que acabam esquecendo de algo muito básico: a comunicação digital da própria empresa.

Seja por falta de tempo ou por falta de planejamento para conciliar todas as produções de conteúdo, a comunicação de muitas agências é deixada de lado. E isso causa impactos negativos para gestores e profissionais de comunicação. Afinal, eles investem tempo no dia a dia para dar o melhor de si na assessoria de imprensa.

Pare por um momento e considere em uma questão importante. Sua agência ou empresa que você trabalha pensa em comunicação digital para divulgar os serviços oferecidos?

Pode ser gerenciamento de redes sociais, criação de blog com conteúdos de qualidade, anúncios no Google, estruturação do site da empresa e outras estratégias.

Tudo isso é pensado com muito cuidado para cada cliente. No entanto, quando esquecemos de nutrir o nosso negócio, deixamos que muitas oportunidades escapem de nossas mãos.

3 oportunidades que escapam quando esquecemos da comunicação digital

Deixar a comunicação online da empresa de lado gera consequências negativas. E pode ser que o público interno da agência de assessoria nem perceba. Mas não se preocupar com Facebook, site e outros canais digitais pode comprometer (e muito) a rotina.

Selecionamos 3 coisas que podem ser afetadas se a comunicação digital da empresa de assessoria de imprensa for deixada de lado. Preste atenção para ver se isso não está acontecendo em seu ambiente de trabalho.

1. Credibilidade

Sua agência, por motivos diversos, acaba deixando o gerenciamento de mídias sociais de lado. Quer ver como isso pode comprometer os resultados da empresa de assessoria?

Uma das estratégias para clientes de assessoria é a presença nas redes sociais. Nós já abordamos essa ideia diversas vezes aqui no blog. Se a agência contratada não faz isso, por que o assessorado aceitaria a ideia? Não é contraditório?

Pensar em comunicação digital e valorizá-la dentro das agências de assessoria é uma ótima forma de conquistar credibilidade em relação aos clientes e à concorrência no mercado de assessoria.

A cultura das estratégias de comunicação deve começar dentro de casa, que no caso é a agência de assessoria. Não esqueça disso.

Isso vale para gerenciamento em redes sociais, estruturação de site, anúncios, storytelling e diversas outras estratégias que o meio digital proporciona à assessoria de imprensa.

2. Exposição do trabalho

Outro ponto que pode ser comprometido se a agência de assessoria esquecer da comunicação no meio digital é a exposição do trabalho realizado para os clientes.

Quando pensamos em contratar um serviço de comunicação, pesquisamos outros clientes da empresa, certo? Isso serve até mesmo para analisarmos se é esse tipo de trabalho que precisamos.

O que acontece quando o cliente encontra um site e uma rede social desatualizados? Ou até mesmo um site mal estruturado? A resposta é bem simples e objetiva. É provável que a chance dele ser um possível novo consumidor diminua (e muito).

3. Inovação

A hora de inovar e testar novas estratégias é em ações internas. Ou seja, a rede social da agência pode ser usada para descobrir se determinada tática funciona (antes de sugeri-la para clientes).

Se você não pensa em comunicação digital para sua empresa de assessoria, não vai ter como testar e verificar a eficácia e o alcance das táticas sugeridas no plano de ação do cliente.

Isso quer dizer que o rendimento do trabalho pode ficar comprometido. Além disso, a entrega de resultados vai ser menor e a chance de satisfação do cliente vai ficar abaixo do esperado.

Portanto, se você não valorizava a comunicação para o meio digital para divulgar o trabalho da agência e para testar estratégias, está na hora de mudar isso e potencializar a conquista de resultados.

Para se aprofundar no assunto sobre rotina nas agências de comunicação e realidade digital, sugerimos o download do nosso template para planejamento de assessoria de imprensa. O material é gratuito.