Como vender uma pauta exclusiva ao repórter?

Vender uma pauta exclusiva ao jornalista de um veículo de comunicação não é tarefa fácil e não possui um modelo pronto que garanta a sua publicação. Depende do relacionamento do repórter com o assessor de imprensa, da abordagem do tema, mas, principalmente da pauta em si. O assessor deve identificar a editoria certa para que a pauta tenha uma chance maior de ser publicada.

Segundo pesquisa do Business Wire Media com o tema Journalism and Media Relations, os jornalistas preferem receber releases e sugestões por e-mail. Ainda de acordo com o estudo, 75,3% dos profissionais que abrem os e-mails querem novos ângulos da história e mais fatos que enriqueçam o acontecimento. Além disso, a fotografia é o recurso preferido para ilustrar a matéria para 82,2% dos entrevistados, com gráficos em segundo lugar e vídeos em terceiro.

Isso demonstra que os jornalistas utilizam cada vez mais o e-mail para trabalhar. Assim, para vender uma pauta exclusiva, vale a pena sempre mandar um e-mail com a sugestão de matéria. O follow up, principalmente para as exclusivas, é fundamental para afirmar — ou reafirmar — a importância das suas informações. O assessor de imprensa deve, sobretudo, entender como a publicação funciona e sugerir uma pauta de maneira mais focada de acordo com o veículo de comunicação e os assuntos que ele cobre.

Quando o assessor de imprensa tenta vender sua pauta a um jornal impresso, ele precisa anexar dados e links para mais informações sobre o assunto. Já para a televisão, é fundamental que considere imagens.

Também é fundamental definir os locais de filmagem, as pessoas que poderão ser entrevistadas ao vivo e que consigam se sair bem em frente às câmeras são alguns tópicos que o assessor deve fornecer ao produtor.

De forma geral, os assessores de imprensa precisam prestar atenção em alguns pontos para conseguir vender suas pautas mais facilmente.

Confira algumas maneiras de vender uma pauta exclusiva com mais facilidade

Forneça informações relevantes

Não adianta nada escrever um e-mail atraente, com um título que desperte a curiosidade do jornalista, se o release não traz nada de relevante. Números são importantes, não se esqueça!

Pense em cases e personagens

Uma reportagem não vai para a frente sem personagens que possam conduzir a matéria ou exemplos que demonstram o que você quer abordar no tema. Muitas vezes é preciso pensar além do seu cliente para conseguir vender sua pauta exclusiva. Quanto menos o jornalista precisar “caçar” pessoas que se encaixem na sua pauta, mais chances dela ser publicada.

Utilize um gancho jornalístico

O assessor de imprensa deve responder o motivo pelo qual ele está enviando o release ou a sugestão naquele determinado momento. É fundamental que o assessor conheça os critérios de noticiabilidade do jornalismo para definir a estratégia adequada e o gancho.

Inclua key messages

Acrescentar “key messages” nos resumos, abordagens, perguntas e respostas podem ajudar na hora da venda da sua pauta. A ideia é transmitir conceitos e objetivos da empresa ou do cliente. Mas as key messages devem ser curtas e de fácil assimilação.

Seja sempre claro e objetivo

Jornalista trabalha sempre contra o tempo, seja para fechar o jornal e mandar à gráfica ou para gravar uma reportagem de TV e exibir no telejornal, por exemplo. Por isso, o assessor de imprensa deve ser objetivo no e-mail e durante o follow up e não alongar-se com assuntos que possam fugir da ideia central da pauta. Use a sua capacidade de concisão, mas sem deixar de repassar as informações relevantes.

E, claro, lembre de frisar que você quer vender uma pauta exclusiva àquele repórter e veículo. Jornalistas ainda querem ser os primeiros a reportar uma notícia. Utilize essa exclusividade ao seu favor.

Você já parou para analisar qual o seu método para vender uma pauta exclusiva a um repórter? Tem mais dicas para a atividade que é primordial nas assessorias de imprensa? Deixe o seu comentário aqui!