Como ser um bom assessor de imprensa na era da comunicação digital

Você já se perguntou como ser um bom assessor de imprensa na era digital? Talvez isso já tenha passado em sua mente em algum dia cheio de dúvidas sobre que caminho profissional seguir, ou até mesmo porque não tinha certeza sobre qual estratégia aproveitar para o cliente.

Se isso já aconteceu com você, não se preocupe. É mais normal do que imagina. Estamos vivendo um momento único nas mais diversas áreas da Comunicação Social.

O problema é que muitos profissionais ainda não conseguiram entender isso e ficam confusos ou na defensiva quando se fala que, agora, as regras do jogo mudaram.

Entenda como ser um bom assessor de imprensa digital em 6 dicas

Para ser um bom profissional de assessoria de imprensa na era digital, existem algumas coisas que você deve lembrar em todos os momentos de sua rotina.

Como nosso intuito aqui no blog é te ajudar, resolvemos reunir, neste post, as informações mais relevantes para responder a seguinte questão: “como ser um bom assessor de imprensa digital?”.

 

  • Entenda que release não é tudo

 

A primeira coisa que você deve ter em mente para enfrentar o desafiador caminho da comunicação digital e ter noção de como ser um bom assessor de imprensa é entender que release não é tudo.

Na assessoria de imprensa tradicional, o release era considerado um dos pilares desse ramo profissional.

Sugerir pautas, disparar releases e fazer follow-up eram atividades essenciais do dia a dia do assessor de imprensa. Sem isso, era complicado potencializar a visibilidade do cliente.

No entanto, estamos vivendo um momento bem diferente na assessoria de imprensa. Com a expansão do meio digital, as possibilidades de visibilidade de marca aumentaram.

É preciso ter noção disso para evitar que apenas o release seja uma ferramenta-chave em sua rotina.

As mídias sociais, por exemplo, são ótimos canais para divulgar a imagem do cliente, construir uma boa reputação e potencializar o engajamento com jornalistas e com os públicos de interesse.

 

  • Perceba que marcas precisam de humanização

 

O segundo lembrete para ser um bom assessor de imprensa é entender que as marcas precisam ser humanizadas.

Esse é um ponto que precisa ser ressaltado com frequência na rotina da assessoria de imprensa. Afinal, a manutenção da imagem de uma marca está relacionada à forma como o público e a imprensa enxergam a empresa.

O grande desafio é que muitos profissionais estavam acostumados a elaborar releases que “vendiam o peixe” do cliente. Não é mais assim que podemos nos posicionar no jogo.

O meio digital permitiu muitas coisas aos consumidores. Entre elas, estão o acesso aos mais variados tipos de conteúdo, a possibilidade de não entrar em contato com assuntos que não são úteis ou interessantes e a capacidade de compartilhar materiais e ajudar na potencialização da visibilidade das marcas.

O problema é que muitas empresas entram no meio digital achando que vão conseguir fazer o público consumir informações vazias e que só têm o intuito de vender. O que acontece é a limitação de resultados.

Uma forma de aproveitar todo o potencial que o meio digital oferece à assessoria de imprensa é aproveitar estratégias que humanizam as marcas.

Storytelling, por exemplo, é uma tática que ajuda a aprimorar o engajamento no meio digital, permite o reconhecimento de marca e potencializa a visibilidade da empresa. Vale a tentativa.

 

  • Compreenda que presença digital é importante

 

Um dos pontos para entender como ser um bom assessor de imprensa na atualidade é perceber que presença digital importa – e muito.

Ser encontrado no meio digital é imprescindível para conquistar bons resultados. Uma empresa que não aparece nos resultados de sites de busca ou de mídias sociais não existe para o público. Isso é fato.

Portanto, entenda que, na assessoria de imprensa digital, visibilidade é tudo. Seja estratégico e trace um plano de ação para seu cliente se destacar no meio online.

Sites, blogs, mídias sociais, parcerias com influenciadores digitais e sugestões de pauta para publicações virtuais são ótimas alternativas para potencializar a visibilidade do cliente.

 

  • Tenha conhecimento sobre outras áreas profissionais

 

Assessor de imprensa digital é muito mais do que um profissional que elabora releases. Ele é, acima de tudo, um estrategista.

Ressaltamos isso porque, na era digital, o assessor de imprensa precisa compreender que sair da zona de conforto é importante.

Elaborar releases, fazer follow-up, executar media training e criar plano de gestão de crises ainda são estratégias importantes para uma assessoria de imprensa de sucesso.

No entanto, há muito mais do que isso. Hoje, é preciso ter um olhar mais abrangente para traçar estratégias que ajudem na conquista de resultados do cliente.

É importante ter noção de design, de marketing digital, de jornalismo e, em alguns casos, de gestão e de empreendedorismo.

Não esqueça que o trabalho autônomo é uma grande tendência no meio da Comunicação Social. Ter noção de aspectos de empreendedorismo é imprescindível para quem deseja se aventurar nessa área profissional.

 

  • Produza conteúdo interessante

 

Se produção de conteúdo digital não faz parte do seu vocabulário no dia a dia da assessoria de imprensa, é hora de mudar esse cenário.

Quando falamos em produção de conteúdo, entenda que esse é um assunto que vai além da produção de releases. Aqui, incluímos a parceria com influenciadores digitais, produção de conteúdo para blog e posts para mídias sociais, por exemplo.

A criação de um cronograma de conteúdo uma das coisas importantes para saber como ser um bom assessor de imprensa na era digital.

A resposta da pergunta “como ser um bom assessor de imprensa na atualidade?” pode estar dentro da produção de conteúdo de qualidade.

Leia a palavra qualidade outra vez. Isso é mantra na assessoria de imprensa digital.

Não adianta você elaborar um post para blog, por exemplo, só com o intuito de divulgar a imagem de seu cliente. O material tem de ser interessante para o público que você e o assessorado desejam atingir.

 

  • Aceite a ajuda da tecnologia

 

Por fim, outro critério importante para saber como ser um bom assessor de imprensa é compreender que a tecnologia existe para automatizar e otimizar sua rotina.

Existem diversos softwares (gratuitos e pagos) que são capazes de evitar gargalos na rotina da assessoria de imprensa e que proporcionam organização e automatização do trabalho.

Plataformas como o Trello, por exemplo, permitem que a organização reine em seu dia a dia.

NewsStream, Fanpagekarma, Google alertas e Zmonitor ajudam a otimizar processos de monitoramento de notícias e de mídias sociais.

Canva, por exemplo, é uma ferramenta que te ajuda a criar layouts sem ter habilidades avançadas em design.

Essas são apenas algumas ferramentas que podem otimizar a assessoria de imprensa e permitem que você seja um ótimo profissional.

Os seis lembretes que selecionamos para este post são apenas algumas das coisas que solucionam a questão “como ser um bom assessor de imprensa?”. Para se aprofundar no assunto, sugerimos o download do e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.