Descubra como mostrar a importância de uma assessoria de imprensa

Acontece mais do que deveria: clientes atrasam a aprovação de releases, cancelam ou esquecem reuniões com o time de comunicação e parecem não entender, de modo geral, a importância de uma assessoria de imprensa. Para não ficar sem resultado, o assessor precisa correr atrás de uma solução para este problema.

Como manter o cliente jogando junto com o assessor e permitir que ele entenda a relevância do trabalho? A solução é educar o cliente e mostrar a importância de uma assessoria.

Assessoria ajuda no posicionamento da empresa no mercado 

Um dos principais argumentos no momento de reforçar a importância de uma assessoria de imprensa é falar sobre o posicionamento da empresa no mercado. Afinal, ao ter um bom relacionamento com a mídia, você poderá se comunicar também com o seu público-alvo.

Mas em meio a tanta competitividade, é preciso contar com um time que pense em estratégias de divulgação, na melhor forma de abordar uma pauta, que tenha uma boa rede de relacionamento e que possa entregar o resultado esperado. Precisa-se, então, de um assessor de imprensa.

É preciso, no entanto, deixar claro para o cliente que todo o processo depende dele, de sua disponibilidade para repasse de informações, para o agendamento de entrevistas, reuniões de pauta e de acompanhamento.

Pouco adiantará o melhor profissional se não houver contato entre ele e a gestão ou comunicação da empresa. Além disso, trabalhar a posição da empresa no mercado é uma atividade contínua, ao contrário da divulgação de um evento pontual. Essa colaboração, portanto, deverá ser constante.

Importância de uma assessoria para atração de clientes

Muitas empresas e indústrias procuram a assessoria de imprensa com o objetivo de vender mais. Vimos em um post anterior que uma das formas de medir o ROI na assessoria é através do número de leads conquistados e do valor dos negócios gerados. Mas para que isso ocorra, é preciso focar primeiro nas ações de assessoria.

  • Ferramentas de clipagem e métricas

Se você não consegue ressaltar a importância de uma assessoria para o seu cliente em uma conversa, tente utilizar dados para isso. Já demos algumas dicas em outro post sobre ferramentas de SEO.

Essas mesmas ferramentas podem servir para analisar volume de acesso em determinado período, origem de tráfego (especialmente quando estratégias de link building são aliadas à assessoria de imprensa), aumento da relevância de páginas na classificação do Google, SemRush, Moz, entre outras plataforma. Os dados podem ser aliados do assessor de imprensa, desde que saiba como utilizá-los.

Aliado às métricas, você pode utilizar o relatório de uma ferramenta de clipagem para mostrar como esses dados foram influenciados pela boa execução de uma estratégia de divulgação. Avalie como as inserções em veículos da grande mídia ou em veículos especializados trouxeram visitantes, contatos e até despertou interesse de possíveis candidatos a vagas abertas.

Esperamos que essas medidas consigam deixar o seu cliente motivado e mais engajado com as demandas cotidianas. E você tem alguma outra dica para mostrar a importância de uma assessoria? Conte para nós nos comentários!