Como melhorar a comunicação com o cliente com o clipping de notícias

Profissionais de assessoria de imprensa, com frequência, se deparam com a seguinte questão: “como melhorar a comunicação com o cliente?”. Afinal, nem sempre os assessorados enxergam valor no trabalho com a imagem e com a reputação das marcas.

Por mais desafiador que pareça ser, é possível, sim, melhorar a comunicação com o cliente e fazer o assessorado enxergar valor no trabalho da assessoria de imprensa.

E a resposta para isso está mais perto do que você imagina. Sabe o clipping de notícias? Então, a resposta está aí.

Para saber como melhorar a comunicação com o cliente, invista em monitoramento de notícias

Em muitos de nossos conteúdos aqui no blog Assessor de Imprensa, abordamos a ideia de que o clipping de notícias vai muito além do monitoramento de releases ou de sugestões de pauta que emplacaram na imprensa.

E essa ideia é importante porque evita a limitação de resultados da assessoria de imprensa. Clipping serve para prevenir crises, para identificar oportunidades, para analisar fraquezas do assessorado e, o que é o foco do nosso post, para entender como melhorar a comunicação com o cliente.

O clipping é uma ferramenta completa. Ele nos entregas informações valiosas sobre a marca de nosso cliente e sobre o nosso trabalho com assessoria.

Afinal, nos ajuda a mensurar o que foi conquistado com o investimento em um serviço de comunicação,

A partir de um olhar estratégico, conseguimos visualizar os resultados do trabalho da assessoria. Esses resultados, muitas vezes, estão inseridos em um contexto qualitativo.

Ou seja, o clipping consegue mostrar ao assessorado que, através de um planejamento de ação estratégico, a reputação da marca se tornou mais sólida. Além disso, também mostra que a visibilidade da empresa nos meios offline e online aumentou, por exemplo.

Mas para que isso seja efetivo, precisamos entender como melhorar a comunicação com o cliente, como enxergar informações valiosas no clipping e como estruturar esses dados de forma visual e didática.

  • Lembretes do Blog AI

Em relação ao primeiro e ao segundo ponto, saiba que o blog Assessor de Imprensa tem dois materiais que vão te ajudar.

Para fazer o download do e-book sobre mensuração de resultados e estruturação de relatórios, é só clicar aqui.

E para baixar o material sobre 5 métricas que você deveria prestar atenção, clique aqui.

Mas blog AI, e o último ponto? A resposta para saber como melhorar a comunicação com o cliente com as informações do clipping está na continuação do nosso post.

Como melhorar a comunicação com o cliente através do clipping de forma otimizada

Por mais que clipping de notícias seja algo muito conhecido por assessores de imprensa, a resposta da pergunta “como melhorar a comunicação com o cliente através do monitoramento de notícias” está inserida em um contexto de otimização.

Clipping executado de forma manual acaba comprometendo o canal de comunicação com o cliente. Afinal, seu monitoramento de notícias vai ter furos. E também vai demorar para ser estruturado, além de não traduzir o real valor do seu trabalho como assessor de imprensa.

Aliás, a melhor forma de aprimorar o canal de comunicação com o cliente é investir na elaboração de relatórios.

Relatórios são ótimos documentos para compilar as informações mais relevantes sobre o clipping. Por consequência, são uma ótima ferramenta para educar o cliente e mostrar o valor do trabalho da comunicação externa.

A questão é que muitos assessores fogem da elaboração de relatórios. Os motivos são diversos. Falta de tempo. Falta de métricas. Medo de não conseguir fazer o cliente entender o relatório. E ainda medo de não saber estruturar o documento.

Mas esse cenário pode ser solucionado. O investimento em uma ferramenta de clipping, como o Knewin News, é capaz de otimizar o monitoramento de mídias e de resolver a questão como melhorar a comunicação com o cliente”.

Quer entender como fazer isso? Vamos te explicar com 2 funcionalidades da ferramenta. Elas fazem toda a diferença para aprimorar o canal de comunicação com o cliente. E também são importantes para garantir um clipping mais efetivo e com informações qualitativas.

1. Smart-Newsletter

O Knewin News oferece a possibilidade do assessor configurar o envio diário de uma Smart-Newsletter para o próprio e-mail e para a caixa de entrada do cliente.

Por que essa funcionalidade é importante? Pelo fato de que a Newsletter inteligente contém uma listagem de notícias sobre o cliente que saíram nas últimas 24 horas. Além disso, contém uma nuvem com as palavras mais usadas, gráficos com métricas qualitativas e valoração.

Além de tudo isso, a Smart-Newsletter do Knewin News te ajuda a melhorar a comunicação com o cliente porque permite que o assessorado abra o link da notícia e consiga ler o conteúdo na íntegra. 

Isso facilita a interação entre assessor e cliente. Afinal, mostra que o trabalho de comunicação traz resultados positivos para a marca assessorada.

2. Smart-report

O Smart-report, assim como a Newsletter inteligente, é outra funcionalidade do Knewin News que ajuda os assessores de imprensa a manterem um relacionamento mais harmônico com os clientes.

Essa funcionalidade nada mais é do que um relatório inteligente, estruturado de forma automatizada. Isso facilita a entrega de resultados e evita a presença de furos e ruídos na estruturação de relatórios, por exemplo.

Os relatórios inteligentes contêm informações qualitativas sobre as notícias monitoradas sobre seu cliente. O documento fornece a listagem de notícias, uma nuvem com as palavras mais usadas nas matérias, gráficos relacionados aos conteúdos, entre outras informações.

Além de tudo isso, o relatório inteligente do Knewin News também permite que seu cliente acesse o conteúdo das matérias na íntegra. Isso melhora (e muito) a dinamicidade da rotina da assessoria de imprensa.

  • Smart-report x Smart-Newsletter

E se você está pensando que Smart-report e Smart-Newsletter são a mesma coisa, vamos mudar sua opinião.

São duas funcionalidades-chave do Knewin News, mas que entregam valores diferenciados.

A Smart-Newsletter funciona como um alerta diário e completo das notícias sobre seu cliente.

O Smart-report é um relatório que sumariza as informações qualitativas sobre o clipping. É possível fazer buscas retroativas e analisar informações dos últimos 6 meses.

  • Outras funcionalidades do Knewin News

Além dessas funcionalidades, O Knewin News automatiza o clipping, permite a configuração de alertas em relação aos conteúdos procurados, facilita a busca por notícias com aplicação de filtros estratégicos e ainda conta com uma equipe de suporte sempre disponível para te ajudar.

Não esqueça que um clipping de notícias assertivo é uma das bases para o sucesso da assessoria de imprensa.

Afinal, o monitoramento de mídias é uma forma efetiva de mostrar ao cliente que um trabalho de comunicação externa bem estruturado traz bons resultados para a empresa assessorada.

E os resultados vão além de aspectos financeiras. O cuidado com a imagem e com a reputação de uma marca é algo que deve ser levado a sério. Além disso, exige tempo, cuidado e dedicação.

E o clipping tem papel importante nesse cenário. Tanto para garantir novas oportunidades para o assessorado, como para aprimorar a comunicação com o cliente.

E se você quiser conhecer a nossa ferramenta, é só solicitar um teste no Knewin News. O trial é gratuito e você vai aproveitar todo o potencial de um software desenvolvido para clipping e que está inserido no contexto da assessoria digital. É só clicar aqui!