Como criar uma persona de marca na assessoria de imprensa: 6 passos

Na era da assessoria de imprensa digital, saber como criar uma persona para a empresa do cliente é atitude essencial para sobreviver em um mercado de trabalho competitivo.

O desenvolvimento do perfil ideal do público de interesse é uma forma de garantir o sucesso nas estratégias do serviço de comunicação.

Além disso, facilita a escolha de outros atributos para o meio digital. Identidade visual, linguagem, temáticas abordadas, entre outras coisas dependem da persona de interesse do cliente.

Portanto, saber como criar uma persona, por mais que não pareça interessante neste momento, é uma das missões do assessor de imprensa na era digital. Ignorar isso significa ficar atrás dos outros profissionais da comunicação no mercado de trabalho.

Saber como criar uma persona garante o sucesso da empresa do cliente

A criação de um perfil fictício e ideal, mas verossimilhante, é algo essencial para o crescimento de uma empresa nos meios offline e online.

Afinal, a elaboração dessa personalidade ideal permite que o assessor de imprensa consiga entender com profundidade o público de uma empresa.

Atributos pessoais, objetivos, motivações, dúvidas e gostos são aspectos que refletem essa persona ideal de uma marca.

Ao saber como criar uma persona para a empresa do cliente, o assessor de imprensa permite que a elaboração do planejamento de comunicação e a produção de conteúdo digital sejam processos mais tranquilos.

Afinal, você vai saber para quem está executando determinada estratégia. Isso garante a elaboração de táticas poderosas e de sucesso, bem como a satisfação do cliente assessorado.

6 passos para criar uma persona para a empresa do cliente

Se o seu problema é ter noção de quais passos fazem parte da elaboração de uma persona de marca, mantenha a calma. Neste artigo, vamos te ajudar nesta missão.

Separamos a elaboração da persona em 6 passos. Esperamos que isso facilite sua rotina na assessoria de imprensa.

No entanto, vamos deixar um alerta: entenda que a criação de uma ou mais personas para a empresa do cliente é um processo que pode ser demorado. Afinal, exige obtenção de dados e um olhar crítico e estratégico.

Portanto, explique para seu cliente que é necessário ter paciência. E tenha calma com você mesmo também. Permita que essa estratégia proporcione um novo olhar sobre a empresa assessorada.

1. Obtenha dados

Para entender como criar uma persona para a marca do cliente, saiba que é preciso analisar dados com olhar estratégico.

A obtenção de dados pode ser feita de duas formas: pesquisas física e digital. Tudo vai depender do que o assessor de imprensa acredita que é melhor para o cliente, quais fontes ele tem para obter a informação, entre outros detalhes.

A pesquisa física nada mais é do que um estudo de campo com os consumidores de seu cliente. Quem são eles? O que fazem? Como se sentem em relação à marca e ao nicho de mercado?

Por sua vez, a análise digital vai depender do histórico da empresa assessorada. Já existe uma fanpage da marca, por exemplo? Afinal, você vai obter os dados a partir de monitoramento de mídias sociais ou de qualquer outro canal de comunicação online.

2. Analise mais detalhes sobre os consumidores

Além de dados mais precisos sobre os consumidores do cliente, há outros detalhes para criar a persona de uma marca.

Portanto, fica aqui a dica: analise com profundidade os consumidores. Estabeleça critérios para criar uma personalidade para a persona da marca. Humanize a empresa.

Vamos deixar um exemplo de critério para facilitar sua rotina. Gostos pessoais são essenciais para a criação de uma persona. Afinal, ajudam a delimitar um tipo de personalidade. Pense no que os consumidores gostam de fazer no tempo livre, por exemplo.

Além disso, analise o comportamento digital de uma amostra de seguidores da marca nas mídias sociais. Isso é fundamental para criar laços de reconhecimento com a execução de estratégias na assessoria de imprensa.

3. Observe a concorrência

Da mesma forma que em outras estratégias da assessoria de imprensa, a criação de uma persona de marca exige observação da concorrência.

Afinal, é preciso entender como os concorrentes se comportam no meio digital (e no físico também). Dessa forma, vai ficar mais fácil estabelecer padrões de personalidade e de linguagem para a empresa assessorada.

Acompanhe as mídias sociais da concorrência de seu cliente. Analise se o público de interesse se assemelha ao do assessorado e perceba como a marca se comporta no meio digital.

4. Categorize por padronização

Depois de obter os dados, analisá-los e entender os atributos desses consumidores, é hora de ser um profissional organizado para garantir bons resultados para seu cliente.

Categorização por padrões é essencial em muitas áreas da comunicação. Talvez a última vez que você tenha feito isso foi há um bom tempo, mas não se preocupe, não é algo impossível e estressante de executar.

Selecione as informações obtidas no processo de análise de dados, como nome da pessoa, profissão e outras coisas. Organize os dados em uma planilha. Use as planilhas do Google para essa tarefa, pois você poderá compartilhar o arquivo com o cliente depois.

Tente perceber se existem padrões de semelhança nos consumidores da marca. A partir disso, você vai conseguir entender como criar uma persona verossimilhante para o cliente.

5. Revise as informações

Se você achou que a categorização por padrões era a última etapa da criação de uma persona, saiba que está enganado. Depois de estabelecer quem é o consumidor ideal (ou consumidores, dependendo do caso), é hora de revisar as informações.

A revisão é importante para analisar se aquela persona faz sentido para a empresa de seu cliente, se as informações estão completas, se você conseguiu entender que tipo de linguagem utilizar nas ações da assessoria, entre outras coisas.

6. Reavalie as personas

Sempre que possível, depois de um tempo, reavalie as personas. Isso pode ser na metade da execução do planejamento de assessoria de imprensa, por exemplo.

Analisar novamente as personas construídas para o cliente é uma forma de manter a eficiência do serviço de comunicação. Afinal, muitas vezes os objetivos da empresa mudam e o público de interesse pode não ser mais o mesmo.

Dessa forma, mantenha o rendimento e o sucesso das estratégias de comunicação realizando uma análise da persona com um olhar crítico. Pense se a escolha ainda condiz com a realidade da empresa.

Além disso, não tenha medo de modificar a persona caso você sinta que é necessário. Assessoria de imprensa é um trabalho que engloba mudanças de estratégias e de caminhos caso a execução das ações não traga os resultados esperados.

Por fim, para evitar que sua rotina profissional seja comprometida pela desorganização, fazendo você não conseguir criar a persona do cliente, sugerimos o download e a leitura do nosso e-book Planejamento de assessoria de imprensa: 8 passos para uma estratégia imbatível.

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