centimetragem

Por que centimetragem ainda faz parte dos relatórios de clipping?

A centimetragem é um indicador de desempenho que nos ajuda a mensurar os resultados das ações de assessoria de imprensa desde a época da comunicação tradicional.

No entanto, não é o único caminho para comprovarmos o valor de nosso trabalho. Então, por que esse indicador ainda é tão utilizado por assessorias e clipadoras se temos métricas mais alinhadas com a realidade digital?

Para responder a essa pergunta, decidimos criar este post para te ajudar a entender o porquê desse indicador ainda fazer parte da rotina de profissionais de comunicação.

E também elaboramos um e-book para aprofundar os conhecimentos que adquirimos sobre esse assunto. É só clicar aqui para fazer o download.

 

Centimetragem acompanha a assessoria há muitos anos

 

Quando falamos de valoração, precisamos voltar alguns passos para entender que esse indicador de desempenho acompanha o trabalho de assessorias e de clipadoras desde a época em que tínhamos apenas os veículos jornalísticos tradicionais para monitorar.

Nessa época, era mais complexo medir os resultados do nosso planejamento de comunicação.

Afinal, não tínhamos indicadores que refletissem como o nosso trabalho de assessoria impactou o crescimento da marca do cliente.

Aliás, isso tem muito a ver com o fato da assessoria de imprensa ser uma área profissional que envolve ações de manutenção da imagem da marca e melhora no relacionamento com os públicos. Mas isso é assunto para outro post. E temos e-book sobre isso.

Mas voltando ao nosso post: para mensurar as ações de assessoria, os profissionais encontraram refúgio na centimetragem. Esse indicador tem como base um cálculo que vem da publicidade.

Nesse cálculo, temos como base os valores de anúncios publicitários.

Ao levar esse indicador para a assessoria de imprensa, conseguíamos calcular o quanto a matéria que menciona o nosso cliente custaria se fosse um anúncio pago.

E como isso tem a ver com valor financeiro, os olhos de nossos cliente brilhavam.

No entanto, hoje temos outros indicadores para mensurar nosso trabalho. Então, por que ainda encontramos relatórios de clipping com centimetragem?

 

Educação do cliente x centimetragem em relatórios de assessoria

 

Muitas clipadoras e assessorias ainda calculam valoração em relatórios pelo seguinte motivo: essa ainda é uma forma de mostrar resultados palpáveis e quantitativos para os clientes.

A gente sabe que indicadores qualitativos são mais efetivos para traduzir o impacto da assessoria de imprensa. No entanto, o caminho de educação do cliente ainda é longo.

Para que a gente consiga fazer com que os clientes enxerguem valor em nosso trabalho, temos de ter paciência.

Não é de uma hora para outra que o assessorado vai dizer: “que legal! A reputação da minha marca melhorou com a gestão de comunicação externa”. Educação do cliente significa um passo de cada vez.

Muitos assessorados ainda querem ver valores financeiros no relatório. Ou melhor, quanto ele economizou. Ou quanto houve de retorno.

Então, os profissionais ainda encontram refúgio na centimetragem. Afinal, esse é um indicador que consegue mostrar (de forma palpável) o retorno do trabalho de assessoria.

Aliás, muitas clipadoras fazem o cálculo de centimetragem para veículos impressos e digitais. Além da minutagem para matérias radiofônicas e televisivas. Tudo de forma cuidadosa e personalizada para cada cliente.

Mas, além da valoração, também entregam métricas qualitativas. E isso ajuda no processo de educação do cliente.

Um passo de cada vez.

 

Existe fórmula mágica pra fazer centimetragem?

 

Embora exista um cálculo fixo para entender a centimetragem, muitos assessores e clipadoras ainda são contestados em relação ao valor das matérias.

E isso acontece porque não existe uma receita para mensurar resultados na assessoria de imprensa.

Não adianta você querer padronizar centimetragem ou qualquer outro indicador de desempenho.

Mensuração de resultados não é receita de bolo. Não existe uma lista que diz que você precisa de 2 ovos, 3 bananas, meia xícara de óleo e 2 xícaras de farinha.

Centimetragem (e qualquer outro indicador de desempenho) precisa estar alinhada com o cenário do cliente, com os objetivos da marca e, o mais importante, com os valores estabelecidos pelos jornais.

Cada jornal tem um manual com os valores de anúncios publicitários. Valores que variam de acordo com o formato do anúncio, com o dia da semana que a arte vai ser veiculada e com o caderno em que o conteúdo vai fazer parte.

Então, é preciso ter isso em mente para manter uma relação harmoniosa com clipadores e com seus clientes.

Centimetragem é um trabalho minucioso, que exige olhar perspicaz e apoio dos valores oficiais dos jornais.

Por fim, se você quiser se aprofundar no assunto, saiba que você pode contar com o apoio do nosso e-book sobre valoração na assessoria de imprensa.

Para fazer o download do e-book Valoração (ou centimetragem) na assessoria de imprensa, é só clicar aqui.

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