Clipping de qualidade: como fazer?

A execução de um clipping de qualidade é algo que faz toda a diferença nos resultados de comunicação. Afinal, a partir do monitoramento de notícias, você consegue analisar menções sobre a marca assessorada e proteger a reputação da empresa. No entanto, o que muitos profissionais esquecem é que o clipping não pode ser feito de […]

Como manter clientes de assessoria de imprensa?

Manter clientes de assessoria de imprensa pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, por mais que o serviço de comunicação seja visto como algo importante, ele ainda não é encarado como aspecto essencial dentro de empresas. É comum que assessorados questionem o trabalho da comunicação e, inclusive, considerem o cancelamento ou a não renovação do contrato, por […]

Retrospectiva 2018: 5 e-books do blog AI que você precisa ler

Faltam poucos dias para o ano acabar. Então, nada mais justo do que uma retrospectiva 2018 com materiais aqui do blog, certo? Neste ano, publicamos muitos e-books. Foram quase 50 materiais digitais publicados ao longo de 12 meses. Ou seja, muito trabalho por aqui, não é mesmo? E com esse clima de Ano-Novo, decidimos fazer […]

8 segredos para uma assessoria de imprensa de sucesso

Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe que essa área de atuação tem sofrido transformações significativas por causa do meio digital. E se não soubermos quais são essas transformações, não vamos conseguir cuidar da imagem de nossos clientes com efetividade. Então, para te ajudar a conquistar uma assessoria de imprensa muito mais efetiva para seus […]

marketing político pessoal

Marketing Político Pessoal: importância e estratégias

Por NeritPolítica As campanhas eleitorais e a promoção de políticos está cada vez mais ligada ao universo do marketing. Foi-se o tempo em que a divulgação política dependia apenas do carisma do candidato. A aliança entre publicitários e ocupantes de cargos eletivos começou em 1952, quando o então candidato à presidência dos Estados Unidos fez […]

porta-voz

Porta-voz preparado é uma ótima ajuda para o assessor de imprensa

Na assessoria de imprensa, um assunto com grande relevância é o preparo do porta-voz da empresa assessorada para lidar com a imprensa e com os públicos externo e interno. Esse passo é essencial para evitar o agravamento de crises e ruídos na comunicação com os colaboradores, por exemplo. Assessoria de imprensa digital não significa somente elaborar […]

Proposta de serviços de assessoria: quais informações incluir

Se você sente dificuldade em elaborar uma proposta de serviços de assessoria, não se sinta sozinho. Muitos profissionais ficam em dúvida sobre quais informações incluir no documento, a fim de atrair a atenção do possível cliente. Esse processo não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. No entanto, tem de ser executado com olhar estratégico […]

8 dicas para executar uma coletiva de imprensa de sucesso

Coletiva de imprensa é um termo que faz parte da rotina de quem trabalha com gestão de comunicação externa. Essa estratégia é importante para manter o diálogo com a imprensa em situações extraordinárias, que podem envolver crises ou grandes anunciamentos. A questão é que, para executar com assertividade uma entrevista coletiva, como também é chamada […]

metodologia smart

O que a metodologia SMART tem a ver com assessoria de imprensa?

Você já ouviu falar na metodologia SMART?  Essa estratégia otimiza o estabelecimento de metas para empresas e pode ser incluída no planejamento de assessoria de imprensa. Um dos propósitos de traçar um bom planejamento de comunicação é garantir passos certeiros para a marca assessorada e evitar passos em falso desnecessários. Tudo a ver com a […]