Estratégias de assessoria de imprensa para startups

No Brasil não faltam empreendedores com ideias inovadoras e sonhos para mudar a forma como vivemos e nos relacionamos uns com os outros. Assim como cresce o número de empresas, aumenta a demanda por assessoria de imprensa para startups. Essas empresas podem fazer os olhos de assessores brilharem, e muito, já que o modelo de negócio é diferente do estilo convencional e várias criam produtos inéditos no mercado. Ou seja: um prato cheio para divulgação.

Porém, os assessores de imprensa precisam tomar alguns cuidados iniciais quando o assunto é startup. Antes de qualquer coisa, saiba que o assessorado precisa desses resultados na mídia para ganhar autoridade perante o público o quanto antes. O que, muitas vezes, pode entrar em conflito com o próprio princípio e trabalho do assessor, que planeja as ações de comunicação a médio e longo prazo. Portanto, se você faz ou pretende fazer assessoria de imprensa para startups, preste atenção em algumas estratégias:

Assessoria de imprensa para startups: a primeira conversa

O primeiro passo é ter uma franca conversa com o assessorado. Pergunte o que ele espera com a assessoria de imprensa e, principalmente, em que fase do negócio ele está. Ao contrário do que possa parecer, não é fácil manter as startups funcionando. Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral mostrou que 25% delas encerram suas atividades antes de completarem o primeiro ano de vida e 50% em menos de um ano. O estudo analisou 221 startups, 130 que ainda estavam operando e 91 que não prestavam mais o serviço.

Normalmente, startups querem investir nessa área de comunicação sem, ao menos, terem o produto em circulação. Isso é um grande risco tanto para a empresa quanto para o assessor. As startups podem, simplesmente, mudar de nome ou até pivotar (abandonar a hipótese primária do negócio e procurar outra ideia). Junto com o pivot, todas as ações desenvolvidas nesse primeiro momento irão por água abaixo e também podem atrapalhar o novo planejamento da startup.

Ah, mas a empresa passou por investimentos, programas de aceleração e tem um MVP (Produto Mínimo Viável, em português) validado! Tenho todas as credenciais para começar a assessoria de imprensa para startups, certo? Calma. Analise também a maturidade e a capacidade dos empreendedores em atender uma demanda massiva de imprensa. Não adianta nada divulgar o negócio se os seus colaboradores e porta-voz não estiverem disponíveis para participar das entrevistas ou dar apoio ao assessor.

Se a startup estiver pronta para contratar os serviços de assessoria de imprensa, o segundo passo a ser tomado é o de alinhamento interno entre empresa e assessor.

A primeira reunião e o planejamento

O primeiro encontro para dar o start nas ações de comunicação é imprescindível. Essa é a hora do assessor ter as informações básicas do cliente: números relevantes da empresa em relação ao setor em que atua, seus concorrentes (muito importante!), possíveis cases de usuários e pautas a serem abordadas no início. O ideal é que esse primeiro contato entre o assessor e o responsável por fazer a ponte dentro da empresa seja presencial.

A partir dessa reunião, é hora de planejar e validar as ações. Uma dica interessante é criar pautas e releases institucionais diferentes para cada segmento. Se a empresa é de tecnologia, por exemplo, vale apostar em sugestões para veículos especializados nesse ramo, além de portais e revistas de empreendedorismo, economia e negócios. A estratégia de oferecer uma exclusiva para algum veículo relevante de cada segmento, principalmente nesse começo, ainda dá bons resultados.

Outra dica importantíssima de assessoria de imprensa para startups é criar uma FAQ (em inglês: Frequently Asked Questions) com as principais perguntas sobre a empresa, que leve em consideração temas relacionados ao produto ou serviço que ela presta, a história dos empreendedores, o mercado em que atua e etc. Isso será a base para o todo trabalho do assessor e pode ajudar a “vender” a pauta ao jornalista.

A primeira divulgação

Com o planejamento e FAQ prontos, os releases e sugestões exclusivas aprovadas, é hora de botar o seu relacionamento com o jornalista à prova. Claro que a palavra “exclusividade” pesa e pode ajudar nessa primeira divulgação, mas a pauta em si precisa mostrar o quanto aquele produto e/ou serviço é atrativo.

Abuse dos números que demonstram o potencial da empresa e procure indicar valores de faturamento atual e estimativas para o próximo ano. Para veículos especializados em negócios, não dá para fugir desses números. Não esqueça de falar um pouco da história empreendedora dos sócios. Isso chama muita atenção para portais de empreendedorismo e é uma forma de melhorar o posicionamento institucional da empresa. Depois, uma divulgação geral dos releases e notas para mailing segmentado e regional podem ajudar na disseminação dessa informação.

A entrega dos resultados

Um fator essencial para a entrega de resultados é uma análise qualitativa das divulgações. Muitas startups preferem sair na mídia especializada do que em um canal nacional. Por isso, entenda o que é importante para o seu cliente e faça o esforço para atender a essa expectativa. Outra dica interessante é enviar os primeiros resultados o mais rápido possível ao cliente para que ele possa difundir essas emplacadas nas redes sociais e no site institucional, por meio de uma vitrine de assessoria de imprensa, e engajar o público.

De forma geral, a assessoria de imprensa para startups não foge muito do que já é conhecido na área. O assessorado quer formar a sua reputação e credibilidade e conseguir novos clientes e, para atendê-lo, é preciso entender o ecossistema em que ele está inserido, a sua história e os seus objetivos. Lembre-se que o universo de desafios de uma startup é imenso e que pode render emplacadas excelentes.

Claro que a imprevisibilidade ainda faz parte da essência da mídia e não há como garantir resultados imediatos e nem a longo prazo. Porém, a assessoria de imprensa para startups pode ajudar e muito esses empreendedores novatos.

E você faz parte desse time de assessores? Tem alguma outra estratégia para indicar? Compartilha com a gente!