Assessoria de imprensa digital: quais serviços oferecer ao cliente

Quando um profissional da comunicação trabalha com assessoria de imprensa digital – seja como negócio próprio ou em agências do segmento -, uma das perguntas que podem ser feitas é a seguinte: que tipo de serviço oferecer ao cliente? Afinal, muito do trabalho do assessor mudou com o crescimento do online.

Nesse novo cenário, não basta ser um profissional que lide apenas com formatos tradicionais da comunicação. É preciso estar atento ao que há de novo e relevante para oferecer aos clientes.

3 serviços para oferecer em assessoria de imprensa digital

Quem trabalha com assessoria de imprensa digital sabe que esse campo de atuação não é somente relações públicas, jornalismo ou marketing. É uma mistura de todas essas áreas, que, quando trabalhadas em conjunto, podem proporcionar resultados satisfatórios ao profissional e, principalmente, ao cliente.

No entanto, uma das dúvidas é em relação ao tipo de serviço que pode ser oferecido. É preciso entender que cada empresa tem necessidades específicas ao contratar uma assessoria de imprensa digital. Para minimizar as dúvidas, selecionamos 3 estratégias que podem ser oferecidas para o ambiente digital. Confira:

1. Gerenciamento de redes sociais

A presença de empresas nas redes sociais é importante para a manutenção da imagem da marca e do relacionamento com o público – e com possíveis novos clientes. O assessor de imprensa pode oferecer o serviço de gerenciamento desses canais, incluindo o planejamento e a produção de conteúdo específico.

É importante lembrar que existem diversas redes sociais, e o cliente só precisa fazer parte das que realmente forem essenciais para o crescimento do negócio. Não adianta criar uma conta no Twitter, por exemplo, se não for útil para a obtenção de resultados.

2. Manutenção do relacionamento

Se na assessoria de imprensa tradicional o relacionamento com a mídia era importante, saiba que isso continua igual. No entanto, existem outras outras formas da marca manter diálogo no meio digital – e o profissional precisa entender isso para que resultados satisfatórios sejam obtidos.

Press releases continuam sendo importantes, mas o assessor agora também pode investir em Newsletter, email marketing, parcerias com influenciadores digitais, manutenção do relacionamento com o público, entre outras  estratégias.

3. Mensuração de resultados

A tecnologia disponível na internet proporciona algo essencial para a rotina do assessor de imprensa: capacidade de mensuração de dados. Existem diversas métricas e ferramentas para diagnóstico, que são capazes de ajudar nessa tarefa importante para que o cliente entenda a importância de investir em um profissional da comunicação.

Essas ferramentas fornecem dados mensuráveis para que o profissional crie um relatório (de acordo com o tempo combinado) e consiga mostrar, a partir de métricas, o quanto de crescimento o cliente teve com o investimento em assessoria de imprensa.

Monitoramento de notícias em assessoria de imprensa digital

O clipping é uma atividade que faz parte da rotina do assessor de imprensa – e no meio digital não é diferente. O que muda aqui é a quantidade de veículos que o profissional tem para fazer monitoramento. Se por um lado isso proporciona mais informações para consulta, por outro pode comprometer o rendimento no trabalho.

Em assessoria de imprensa digital, o profissional não tem condições de perder horas para fazer, manualmente, o clipping de apenas um cliente. Afinal, é preciso ser multitarefas e eficiente neste novo cenário. Para isso, é possível usar os recursos tecnológicos a seu favor.

Os sites de busca oferecem opções de filtragem que facilitam a rotina do assessor de imprensa. Mas nem sempre esse é o melhor recurso, já que a criação de relatórios ainda continua manual.

Uma boa alternativa é investir em ferramentas profissionais de clipagem. Elas são capazes de oferecer uma quantidade enorme de notícias para consulta, de otimizar o processo de clipping e de automatizar a criação de relatórios, além de outras vantagens, evitando que a assessoria de imprensa digital seja comprometida com uma atividade que não precisa ser trabalhosa para o profissional.

No entanto, vale lembrar que cada cliente é diferente e tem necessidades específicas para o crescimento do negócio. Isso quer dizer que o assessor deve analisar caso a caso para entender quais serviços oferecer para obter bons resultados.