Cliente assessorado: 7 coisas que muitos assessores de imprensa ouvem

Relacionamento entre profissional da comunicação e assessorado não é algo fácil. Sabemos disso. Afinal, são opiniões e desejos que acabam entrando em conflito em alguns momentos. É preciso ter muito jogo de cintura para evitar o comprometimento dos resultados do serviço de comunicação.

Pensando na habilidade essencial do jogo de cintura, resolvemos unir, neste post, os principais questionamentos que os profissionais costumam ouvir do assessorado.

Esses questionamentos, muitas vezes, vêm de pessoas leigas na rotina da Comunicação Social. Por causa disso, os profissionais precisam ter muita paciência para explicar que nem sempre aparecer no Instagram da influenciadora digital mais conhecida é a melhor escolha para a empresa.

Assessorado X profissional da comunicação: 7 coisas que você já deve ter ouvido

As 7 coisas que selecionamos para este post já podem ter sido ouvidas por você em sua rotina como assessor de imprensa. Afinal, o serviço de comunicação ainda não é muito valorizado por empresas, que acreditam que qualquer pessoa pode cuidar da imagem externa da marca.

No entanto, como você sabe que o relacionamento entre você e o assessorado é algo que precisa ser harmônico, confira nosso compilado de questionamentos e entenda como contornar as situações desgastantes em seu dia a dia.

 

  • “Quero aparecer em jornal de grande circulação”

 

Com frequência, assessores de imprensa ouvem do assessorado que a marca precisa aparecer em canais televisivos ou jornais impressos de abrangência nacional. Isso acaba sendo uma pressão no dia a dia e pode comprometer os resultados de seu trabalho.

Afinal, nem sempre aparecer no canal televisivo de abrangência nacional vai ser eficaz para o crescimento do negócio. Empresas com nicho segmentado e especializado, por exemplo, têm melhores resultados quando investem em veículos jornalísticos com público mais restrito.

Pensar que a imprensa de grande abrangência é mais efetiva é uma ideia que vem da assessoria de imprensa tradicional. No entanto, isso não se encaixa mais na realidade em que vivemos.

Em alguns casos, jornais de abrangência nacional podem atingir muitos públicos, mas ter pouca efetividade. Isso se explica pelo simples fato de que as pessoas que você desejava engajar não estão ali.

Pode ser que revistas segmentadas ou jornais regionais sejam escolhas mais estratégicas. Portanto, explique isso para seu cliente.

 

  • “Não preciso de mídias sociais”

 

A segunda fala que selecionamos para este artigo tem relação com a gestão de mídias sociais. Muitos gestores de empresas ainda navegam na contramão do mar da era digital e acreditam que Facebook e Twitter, por exemplo, não são úteis.

Então, quando o assessor de imprensa identifica a necessidade de criar uma fanpage para a marca, o assessorado torce o nariz e diz que não vê necessidade. Esse pensamento, que não se encaixa na era digital, pode prejudicar seu rendimento profissional e limitar a conquista de resultados para a empresa.

Hoje, a presença das marcas nos sites de redes sociais é fator essencial para a manutenção da saúde do negócio.

No entanto, aqui vale um lembrete: seu cliente não precisa estar presente em todos os canais de comunicação digital. Não crie uma página no Instagram, por exemplo, se não for necessário para o crescimento da marca.

 

  • “Não vejo necessidade em investir em ferramentas digitais”

 

Outra fala muito comum que assessores ouvem de clientes ou de empresas é “não vejo necessidade em investir em ferramentas de clipping ou de monitoramento de mídias sociais”.

Afinal, gestores nem sempre conseguem ver os benefícios dessas plataformas, pois só enxergam o gasto financeiro. Dessa forma, preferem que assessores de imprensa continuem executando estratégias de forma manual.

O problema dessa atitude é que o barato acaba saindo caro. Monitoramento de notícias e de mídias sociais, por exemplo, estão sujeitos à ocorrência de furos se realizados de forma manual.

Além disso, são atividades que demandam esforço do assessor de imprensa. Isso quer dizer que os profissionais acabam perdendo tempo em uma tarefa que poderia ser otimizada, prejudicando o rendimento de outras estratégias.

O investimento em ferramentas como o NewsStream, por exemplo, proporciona otimização de rotina e economia de receita, já que evita gargalos no dia a dia e garante olhar estratégico para o profissional responsável pelo clipping do assessorado.

 

  • “Quero fazer parceria com influenciador digital reconhecido”

 

Com o boom dos influenciadores digitais, os serviços de comunicação precisaram se adaptar e entender que a parceria com essas pessoas pode ser positiva para o crescimento de uma empresa.

O problema ocorre quando o cliente diz “quero aparecer no Instagram da Thássia Naves”, ou “quero fazer parceria com o Whindersson Nunes”. O que dizer neste momento se você sabe que não vai ser fácil e não vai valer a pena?

A resposta é simples: eduque seu cliente. Fazer parcerias com influenciadores digitais é interessante para garantir a visibilidade da marca. No entanto, nem sempre a pessoa com milhões de seguidores vai ser eficiente para determinado negócio.

Afinal, é preciso pensar em público de interesse, visão de mundo e alinhamento de assunto. Não adianta escolher uma influenciadora digital com milhões de seguidores e que fala de moda se o seu produto não se encaixa nesse cenário.

Além disso, explique para seu cliente que microinfluenciadores, com produção de conteúdo de nicho e público segmentado, muitas vezes são escolhas com mais potencialidade para a manutenção da saúde da empresa.

Para se aprofundar nessa temática, sugerimos a leitura do nosso post “Digital influencer: por que investir no micro na assessoria de imprensa?”.

 

  • “A entrevista que eu concedi não foi publicada”

 

Pela falta de conhecimento sobre a rotina jornalística, muitos clientes não entendem quando uma entrevista foi gravada no dia anterior, mas ainda não foi veiculada no canal de TV.

É aqui que o assessor de imprensa é questionado sobre a demora da publicação da matéria.

Neste momento, você precisa ter jogo de cintura e explicar para seu cliente que é preciso ter paciência, pois o conteúdo vai ser veiculado em outro dia, ou até mesmo pode ter algum problema com a pauta, que caiu (falando em termos jornalísticos).

Essas coisas vão além do poder da assessoria de imprensa e do cliente. A rotina jornalística é corrida e pode sofrer mudanças em questão de minutos, quando um fato mais relevante ocorre, por exemplo.

 

  • “O jornalista quer me entrevistar hoje, mas estou muito ocupado. Posso adiar?”

 

Seja por falta de conhecimento da rotina jornalística ou pelo motivo de não se sentir preparado, muitos clientes perguntam para os assessores de imprensa se podem adiar a entrevista com o jornalista.

Antes de se desgastar e desestabilizar o relacionamento com o assessorado, respire fundo e explique que é muito complicado desmarcar a entrevista com o jornalista, pois a pauta pode cair, o profissional pode ter o deadline curto ou o assunto pode ser momentâneo.

Então, caso seu cliente cancele a entrevista, o jornalista provavelmente vai procurar outra pessoa para entrevistar, que pode até ser o concorrente do assessorado. Mostre para ele que essa não é uma atitude sábia e estratégica.

 

  • “Não preciso de media training”

 

A sétima fala muito ouvida por assessores é sobre a prática de media training. Diversos clientes acreditam que não precisam desse treinamento, que envolve imersão na rotina jornalística e no posicionamento que um porta-voz deve ter com jornalistas.

O problema dos gestores não entenderem a importância do media training é que a empresa fica vulnerável ao aparecimento de crises de imagem. Afinal, o gestor não vai ter noção do que não deve falar em entrevistas.

A prática de media training é imprescindível na rotina da assessoria de imprensa, principalmente se o cliente estiver envolvido com aspectos políticos ou com negócios de grande porte comercial.

Portanto, mostre para seu cliente a importância dessa estratégia para a manutenção da saúde do negócio dele.

O relacionamento com o cliente de assessoria de imprensa é apenas um dos aspectos que o profissional da comunicação precisa ficar atento. Para se aprofundar na temática, sugerimos o download do nosso e-book 6 públicos que você deveria valorizar na assessoria digital.