O que significa análise de sentimento em redes sociais

A análise de sentimento em redes sociais é um indicador de desempenho que todo assessor de imprensa deveria incluir nos relatórios de comunicação.

Esse indicador nos ajuda a mensurar, de forma qualitativa, os impactos da assessoria de imprensa na reputação das marcas. Além disso, permite que você detecte situações negativas para a empresa do cliente com antecedência.

Inclua a análise de sentimento em redes sociais na rotina de assessoria

Antes de qualquer coisa, saiba que temos um e-book para falar sobre análise de sentimento na assessoria de imprensa. É só clicar aqui para fazer o download.

Esse indicador é tão importante e tão versátil que merecia um e-book, certo?

A análise de sentimento pode ser inserida em relatórios de clipping de notícias e de canais sociais.

Quando falamos em redes sociais, essa ferramenta funciona como um indicador que nos ajuda a construir um termômetro sobre a imagem da marca de nosso cliente.

A partir da categorização de conteúdos em neutro, negativo e positivo, conseguimos obter um panorama completo e qualitativo. E isso nos ajuda a tomar decisões com mais efetividade.

 

  • Análise de sentimento em redes sociais e consumidores

A análise de sentimento em redes sociais tem o objetivo de nos ajudar a entender os consumidores da marca de nosso cliente com profundidade.

Quando estruturamos um bom planejamento de comunicação digital, temos de lembrar que a opinião do consumidor pode influenciar a reputação das marcas.

E, por isso, devemos prestar atenção em tudo o que as pessoas publicam nos canais sociais.

Ao monitorar menções e compartilhamentos, por exemplo, conseguimos detectar termos utilizados para falar sobre a marca. Também podemos detectar fotos publicadas com geolocalização, consumidores satisfeitos e pessoas detratoras, que não estão felizes com a empresa.

Isso funciona a partir do olhar cuidadoso dos profissionais de comunicação, que leem os conteúdos e identificam o que pode ser uma ameaça para o sucesso do cliente nas redes sociais.

O problema é que análise de sentimento em redes sociais é algo que tende a exigir muito tempo dos profissionais. E isso pode prejudicar o desempenho de outras estratégias importantes, como o mapeamento de veículos jornalísticos estratégicos.

Afinal, rede social é, por essência, instantânea.

E quando cuidamos da imagem de clientes de grande porte, esse cenário é potencializado. São muitos comentários em pouco tempo. E se não contarmos com alguma ajuda que otimize o processo, nosso desempenho vai diminuir.

 

Análise de sentimento em redes sociais precisa da ajuda da tecnologia

Para não prejudicar seu desempenho na assessoria de imprensa, a melhor forma de fazer análise de sentimento em redes sociais é contar com a ajuda da tecnologia.

Plataformas de monitoramento, como o Knewin Social, categorizam os comentários das páginas sociais de seu cliente de forma automática, a partir da Inteligência Artificial.

Isso facilita a sua rotina porque você não vai perder tempo monitorando de forma manual as publicações que mencionam seu cliente.

E essa categorização significa que você vai ter tempo para fazer o que interessa: analisar os conteúdos que falam sobre a marca do assessorado.

A ferramenta fica com o trabalho pesado. Mas você precisa entender que ela é um complemento em sua rotina.

Afinal, a língua portuguesa é cheia de linhas tênues. A ironia, por exemplo, é algo que só detectamos com um olhar bem aguçado.

Então, a tecnologia serve como um ombro amigo na hora de fazermos análise de sentimento em redes sociais de forma efetiva.

E se quiser conhecer o Knewin Social, é só clicar aqui.

 

O que fazer com os dados obtidos na análise de sentimento

Muitos profissionais acham que a análise de sentimento termina quando categorizamos as menções nas redes sociais.

Mas esse indicador de desempenho só funciona quando analisamos os dados obtidos com profundidade.

Assim, podemos criar um panorama sobre a imagem do cliente e construir um plano de ação para conter crises ou aproveitar oportunidades.

Clientes querem ver resultados.

E resultados só acontecem quando colocamos a mão na massa.

Não adianta você apenas monitorar as menções e categorizar em neutro, negativo e positivo.

É preciso ser analítico para entender o que esses comentários e/ou publicações representam para a reputação da marca. Isso é assessoria de imprensa digital.

Precisamos ser estratégicos para solucionar situações de consumidores insatisfeitos com a marca.

E também temos de ser ágeis para identificar influenciadores de opinião.

Esses influenciadores podem ser uma boa oportunidade para alavancar a imagem do cliente.

Isso é ser um assessor de imprensa de resultados na era digital.

Por fim, para se aprofundar no assunto, saiba que você pode fazer o download do nosso e-book sobre análise de sentimento na assessoria de imprensa.

O material aborda tanto a análise de sentimento em redes sociais como o diagnóstico em conteúdos jornalísticos. Um combo poderoso para sua rotina de mensuração de resultados.

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