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Análise de redes sociais: 8 dicas para assessores de imprensa

A análise de redes sociais é algo que ajuda a mensurar os resultados da assessoria digital. Afinal, a partir de critérios qualitativos e quantitativos, você consegue entender o impacto das ações de comunicação externa na imagem e na reputação de marcas.

Então, se você ainda não insere a análise dos canais sociais em sua rotina profissional, é hora de mudar esse cenário.

Com alguns passos, é possível fortalecer o papel da assessoria de imprensa como área profissional valiosa para impulsionar o alcance de marcas no meio digital. E é isso que vamos te mostrar neste artigo!

8 dicas sobre análise de redes sociais para ter sucesso na assessoria digital

Em primeiro lugar, temos que lembrar que gestão e análise de redes sociais são demandas complementares

Ou seja, para que uma tenha sucesso, também é preciso colocar forças na outra.

E o que acontece é que, na assessoria digital, temos a tendência de valorizar mais a gestão das mídias sociais. 

Afinal, é nela que colocamos a mão na massa e produzimos conteúdos para as marcas que atendemos.

Porém, sem fazer uma boa análise de redes sociais, não vamos saber qual é o real impacto da gestão que executamos para os clientes.

Então, para te ajudar, selecionamos 8 dicas sobre análise de mídias sociais que vão melhorar os seus resultados profissionais.

1. Entenda melhor os objetivos da marca

A primeira dica para fazer uma boa análise de redes sociais é entender os objetivos dos clientes de assessoria digital.

Esse é o primeiro passo para que você consiga entender quais são os aspectos relevantes que precisam ser observados durante o processo de monitoramento e análise.

Aliás, a gente comenta com frequência aqui no blog sobre a importância da definição dos objetivos. 

Afinal, não existe estratégia de sucesso sem objetivos.

Então, para analisar as redes sociais de seus clientes, volte alguns passos e observe quais eram os objetivos ao investir no serviço de assessoria digital, de gestão de redes sociais e de melhora da visibilidade da marca.

Esses pontos vão te ajudar a elencar os indicadores de desempenho que precisam ser monitorados, analisados e mensurados. 

Dessa forma, criar relatórios de análise de redes sociais vai ser um processo mais ágil e fluido em sua rotina de assessoria digital.

2. Não foque apenas em métricas de vaidade

A segunda dica sobre análise de redes sociais que você deveria prestar atenção é não focar apenas em métricas de vaidade.

E esse ponto faz parte do nosso artigo porque, quando falamos sobre análise de mídias sociais, é comum observar números de curtidas e de seguidores. 

Porém, esses indicadores apenas inflam egos, e nem sempre representam o real impacto do trabalho da assessoria de imprensa.

Assim, se você focava em métricas de vaidade ao analisar as redes sociais de seus clientes de assessoria, é hora de mudar esse cenário.

Afinal, os seus resultados estão sendo mascarados por indicadores quantitativos que não medem o ROI das ações de comunicação externa.

Como mudar esse cenário? Foque em métricas mais qualitativas, como a análise de sentimento (que é tema do nosso próximo tópico).

3. Faça análise de sentimento

Quer fazer análises efetivas de redes sociais? Então, valorize o sentimento da marca no meio digital.

Afinal, o trabalho do assessor de imprensa também envolve a melhoria da imagem e da reputação da empresa, certo?

E isso está alinhado à visibilidade da organização e ao sentimento do público em relação à marca.

Na análise de redes sociais, o sentimento da empresa pode ser monitorado e mensurado a partir da categorização de menções em neutro, negativo e positivo.

Essa separação das menções te ajuda a entender o panorama do cliente no meio digital. 

E a vantagem disso é identificar os gatilhos do sentimento negativo do público, com o objetivo de elaborar ações de contingência para contornar o cenário.

Além disso, a análise de sentimento te ajuda a medir como as ações de assessoria estão impactando a visibilidade da marca em relação aos públicos estratégicos.

Inclusive, a gente tem um post sobre esse assunto. Clique aqui para se aprofundar na temática análise de sentimento.

4. Observe as redes sociais da concorrência

Outra dica para ter bons resultados na análise de redes sociais é observar os passos dos concorrentes de seu cliente no meio digital.

A análise da concorrência é uma etapa importante para melhorar os resultados da marca e para mapear forças, fraquezas, ameaças e oportunidades para os assessorados.

O grande ponto é que o acompanhamento dos competidores também pode fazer parte da análise de mídias sociais.

Afinal, as outras empresas também contam com profissionais fazendo gestão e monitoramento de canais sociais, certo? E não esqueça da produção de conteúdo e do engajamento com o público.

Assim, se você quer fazer uma boa análise de redes sociais, é hora de começar a acompanhar as páginas das outras empresas e de entender que tipo de conteúdo produzem, qual é o sentimento do público e o engajamento conquistado no meio digital.

5. Meça o resultado da gestão de mídias sociais

Outra ponto para melhorar o resultado da análise de mídias sociais tem a ver com a mensuração dos resultados da estratégia de gestão.

Na assessoria digital, o gerenciamento das redes sociais é um serviço que precisa ser oferecido aos clientes. Afinal, as plataformas digitais são canais de interação direta entre marcas e públicos.

Assim, você tem todo um processo de planejamento para pensar em ações relevantes para os clientes, em conteúdos para melhorar a visibilidade da marca e em técnicas para anúncios patrocinados, por exemplo.

Porém, cliente quer ver resultado. E isso só acontece quando paramos para medir o retorno da gestão de mídias sociais.

Nessa mensuração, inclua:

  • A estratégia de monitoramento.
  • A definição de indicadores de desempenho alinhados aos objetivos do cliente.
  • A construção de uma análise sobre o seu trabalho de assessoria digital.

Medir os resultados de comunicação é uma forma de colocar a melhoria contínua em prática em sua rotina profissional. Não esqueça disso.

6. Analise o impacto das notícias nas redes sociais

Na análise de canais sociais inserida na assessoria digital, você também pode observar o impacto das notícias nas plataformas digitais.

E isso é relevante para mostrar o valor do trabalho da assessoria de imprensa. Afinal, não é novidade que o disparo de releases e o envio de sugestões de pauta fazem parte da rotina de muitos comunicadores sociais.

No entanto, as redes sociais são canais em que as notícias circulam. E muitas pessoas consomem informação dentro do Facebook e do Twitter, por exemplo.

Assim, uma forma de enriquecer a sua análise de redes sociais é incluir a observação do impacto das notícias dentro das plataformas digitais.

Com isso, você vai conseguir medir compartilhamentos, sentimentos do público em relação à matéria e alcance de determinadas pautas que emplacaram na imprensa.

Inclusive, analisar o impacto das notícias também protege o assessorado da disseminação de informações falsas nas redes sociais.

7. Crie relatórios com periodicidade

Além dos pontos que já abordamos aqui no artigo, você também pode levar o seu monitoramento e análise de canais sociais a um patamar estratégico com a criação de relatórios.

Os relatórios são documentos que melhoram a comunicação com os clientes de assessoria e que ajudam na comprovação do real impacto do trabalho que você fez.

Porém, quando falamos sobre análise de mídias sociais, precisamos lembrar da palavra periodicidade.

Aliás, periodicidade é algo essencial para qualquer tipo de relatório na assessoria digital.

E com redes sociais, isso é ainda mais valioso. Afinal, esse é um cenário instantâneo.

Assim, quer fazer análise de canais sociais? Então, estabeleça uma constância para a demanda.

Se a análise vai ser mensal, comprometa-se a entregar relatórios referentes aos últimos 30 dias. E não esqueça de fazer comparativos com períodos anteriores.

Inclusive, temos um modelo editável de relatório mensal. É só clicar aqui para fazer o download.

O importante é manter a frequência e não deixar a estratégia de lado.

8. Automatize o monitoramento e ganhe tempo

Por fim, entenda que uma análise de redes sociais efetiva não pode ser manual. 

Afinal, o mundo digital é conhecido pela instantaneidade. E uma menção negativa pode causar um estrago desnecessário na reputação da marca do assessorado.

Assim, se você quer oferecer um serviço de assessoria realmente efetivo, comece a considerar a necessidade de automatizar o monitoramento e a análise dos canais sociais.

Isso pode ser feito com a ajuda da tecnologia.

Ferramentas como o Knewin Social, por exemplo, são responsáveis pela automação da captura de menções sobre o assessorado, evitando que você perca tempo com atividades repetitivas.

Assim, você ganha tempo para ser um assessor analítico e orientado a dados.

Além de automatizar o monitoramento, o Knewin Social ainda traz relatórios ágeis sobre o seu cliente e entrega dados qualitativos para te ajudar a obter resultados mais precisos.

Ficou com vontade de conhecer a plataforma? Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita.

E se quiser uma assessoria mais precisa, clique aqui e faça o download do nosso e-book gratuito Como a análise de redes sociais impulsiona a comunicação digital.

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